Meteorologia

  • 07 JULHO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 23º

"Tivemos quatro jogos e 30 treinos. Agora estamos preparados"

Roberto Martínez e Bernardo Silva fizeram a antevisão ao duelo com a França, a contar para os quartos de final do Euro'2024.

"Tivemos quatro jogos e 30 treinos. Agora estamos preparados"
Notícias ao Minuto

19:54 - 04/07/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Roberto Martinez

O selecionador nacional Roberto Martínez e Bernardo Silva participaram, esta quinta-feira, na conferência de imprensa que antecede o jogo de Portugal diante de França, para os quartos de final do Euro'2024.

O treinador espanhol deixou grandes elogios ao próximo adversário da equipa das quinas e reagiu às críticas de que tem sido alvo nos últimos dias.

Bernardo Silva, por outro lado, ressaltou as dificuldades sentidas nos confrontos com equipas que apostam em blocos defensivos baixos.

Confira, abaixo o essencial das palavras de selecionador e jogador que garantiram apenas estar a pensar no jogo de amanhã.

Leia Também: Seleção portuguesa na máxima força para defrontar França nos 'quartos'

Termina a conferência de imprensa

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez e Bernardo Silva terminam a antevisão ao jogo com França.

Jogar bem não é jogar bonito, como disse Fernando Santos. Concorda?

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Gosto de avaliar os torneios no final. Gosto de jogar bem, bonito e com muitos golos. A perfeição não existe, mas lutamos para mostrar o máximo nível. Quando jogamos bonito, jogamos melhor e, quando assim é, temos mais opções para ganhar."
 

Cruzamentos sem grande eficácia

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Procuramos atacar o adversário em todos os lados, não apenas num foco. Temos jogadores que podem fazer a diferença em todas as partes. As ligações e padrões de ataque são muito fortes. Os cruzamentos não tiveram a eficácia que podem ter. Mas isso é a qualidade do cruzamento, quem está na área, o adversário, que também joga, mas o importante é chegar. Porque é a forma de criar oportunidades. Estamos a trabalhar nisso, mas não estou preocupado com isso."

Mensagem para os adeptos portugueses

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Sofrer faz parte da vida, do futebol... O importante é o fim feliz. Se podemos prometer o mesmo, podemos prometer que vamos dar tudo, jogadores estão focados em jogar este grande momento do futebol português. Mas o futebol é um desporto de equipa. Amanhã não é um jogo entre dois jogadores. São dois jogadores incríveis. Têm uma influência no desporto mundial que vai continuar. O Cristiano tem no Mbappé, o Mbappé teve noutros e assim será no futuro. Amanhã é um jogo que a equipa precisa de ter um bom nível para ganhar."

Preparação especial para parar Mbappé?

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"O importante é controlar o contra-ataque. A França não é só Mbappé. Há outros jogadores que podem atacar o espaço e precisamos de limitar isso. Respeito muito a França. Defende com muitos e consegue encontrar os espaços. Como equipa precisamos de um desempenho completo. Precisamos de evitar os ataques rápidos e defender bem a nossa área. Mas não há planos individuais para um jogador, porque a França tem muitas muitas boas individualidades."

Muitas alterações em relação à Eslovénia?

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Não posso revelar. Ainda não falei com os jogadores, mas estamos recuperados. O período de jogo durante a Eslovénia não terá importância amanhã. Tivemos 4 jogos com os 23 jogadores. A França utilizou 18 jogadores de campo. Estão todos aptos e preparados."

Jogadores de origem africana em Portugal: Semedo, Leão, Danilo e Mendes

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Todos têm valências diferentes, não importa a parte onde cresceram, se é do Norte ou Sul. Todos são diferentes. Na seleção todos têm uma qualidade humana que faz a diferença. As valências táticas e técnicas não se relacionam com isso."

Abençoado por treinar Cristiano Ronaldo?

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Para mim todos os dias são um novo dia. O Cristiano é um jogador que tem um currículo incrível, que vai batendo todos os recordes. A frescura que traz para dentro do jogo é surpreendente. É um exemplo para a seleção. Alguém que quer vencer e competir todos os dias. Quando tens um jogador tão comprometido assim, acabas por sentir-te privilegiado por isso."

Importância de João Palhinha na equipa

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"O Palhinha é um jogador muito importante no balneário, porque dá equilíbrio. Trabalha bem sem bola, para transições, recupera. É um jogador que todos os treinadores valorizam muito, mas há jogadores que não têm a mesma respeito desde fora. Mas para nós o João é muito importante pelo equilíbrio que dá."

Quem pode ser o Éder do jogo de amanhã?

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Acho que os 23 jogadores estão preparados. Olho para os jogadores e pode haver dúvidas se um ou outro está preparado... Todos os jogadores de campo tiveram minutos. Estão a trabalhar muito bem. Não é uma questão de qualidade, mas psicológica. E todos estão preparados."

Seleção que jogou final em 2016 e esta. Quem joga melhor?

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Não gosto de comparar gerações, porque é muito subjetivo. Um momento incrível como selecionador, todos falamos do que significa jogar pela seleção. Isso mostra a preparação do Éder, para estar preparado no momento exato. E a oportunidade de criar memórias inesquecíveis. Ganhar o Euro'2016 é um jogo que não gosto de comparar com outra geração. Esta geração tem outro caminho. Espero que esta geração possa motivar as do futuro."

Livres da seleção. Quem decide?

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Os jogadores praticam no treino. O Cristiano e o Bruno Fernandes são os dois jogadores que têm a responsabilidade. Algumas vezes é o perfil, a posição, o momento, mas temos a sorte de ter dois jogadores com um nível muito alto nos livres."

Jogadores disponíveis e memórias com a França

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Tivemos um treino fantástico. Estou muito contente, o sorriso é por isso. Foi um treino muito bem. Todos aptos. 23 jogadores de campo já jogaram. Três guarda-redes. O Diogo Costa deu uma memória incrível aos nossos adeptos e o Rui e o José Sá trabalham a um nível fantástico.. Como selecionador estou muito contente com o trabalho deles. A experiência ajuda. É mais fácil com do que sem. Mas amanhã são os jogadores. Vamos tentar. Vou dizer-lhe +para desfrutar, dar tudo. França é uma boa seleção, mas todos os jogos e as competições são diferentes. Mas a experiência ajuda."

Portugal a arriscar mais contra a França

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Há dois pontos. O primeiro é que os jogos são muito competitivos, os adversários trabalham muito bem e é difícil marcar o primeiro golo. Não concordo que não arriscamos. Somos a que mais arrisca, chegadas, remates... O golo é diferente, mas quem chega no último terço... Isso são as estatísticas, não a minha opinião subjetiva. Mas queremos melhorar. O jogo com a Turquia foi muito bom. É uma equipa que está nos 'quartos'. Há uma mistura. Há coisas bem feitas e que precisamos de manter, e outras que precisamos de melhorar. Mas não concordo que a equipa não arrisque, que não tenha personalidade com bola e não chegue ao último terço. Tivemos 36 cantos. Há muitos dados que mostram que a seleção chega e arrisca, que queremos utilizar o talento dos jogadores para ganhar jogos. Mas precisamos de marcar mais oportunidades."
 

Críticas às substituições e jogadores com níveis abaixo do esperado

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Acho que críticas fazem parte do meu trabalho. Tenho informação, critério, o que preparámos. Há muitos dados que precisamos para tomar decisões. Mas faz parte. Agora um ano e meio as críticas mostram uma paixão que há pela seleção. E aceito isso. Acredito que temos jogadores muito importantes, mas a competitividade no balneário, eu vejo-a. As críticas fazem parte. Tivemos um apuramento com 10 vitórias e tive críticas. O foco para mim não é ouvir os comentários, mas é fazer com que o desempenho amanhã seja o melhor possível. É isso que posso prometer aos adeptos."

Sonhou que ia eliminar a Eslovénia nos penáltis?

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Há momentos que são para o grupo, que podemos partilhar no futuro. Estava a partilhar muitos momentos da seleção com o Humberto Coelho e acho que é uma história para o futuro. Gostaria de manter o que aconteceu com os jogadores para continuarmos o caminho. Amanhã precisamos de uma nova história, mas espero que no futuro possa partilhar o que aconteceu."

Críticas ao jogo de Portugal

Rodrigo Querido | há 2 dias

Roberto Martínez:

"Para nós o importante é mostrar sincronização e conhecimento. Ser previsível, todas as grandes equipas o são, mas o importante é como se executa o talento que os nossos jogadores têm. Tivemos 4 jogos, 30 treinos. Agora estamos preparados. Estamos focados para dentro do balneário, com muita autocrítica, para melhorar, mas o estilo é claro. E não precisamos de mudar de jogo a jogo, para tentar ser imprevisível. Ser previsível faz parte do que queremos fazer no relvado."

É a vez de Roberto Martínez

Rodrigo Querido | há 2 dias

Selecionador nacional já fala aos jornalistas.

Críticas a Cristiano Ronaldo depois do último jogo

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"Não vou falar sobre quem vai marcar os livres amanhã, ainda não sei. Mas mesmo que soubesse, não vos vou contar o plano para amanhã. As críticas fazem parte do que é ser jogador de futebol. Para o bem e para o mal, é o nosso trabalho. Todos os adeptos gostam de comentar, têm um pouco de treinadores... nós entendemos isso. O Cristiano é humano e a reação dele é perfeitamente aceitável. Sentiu que podia ter feito melhor. O penálti foi bem batido e o Oblak fez uma grande defesa."

Batalha entre Cristiano Ronaldo e Kylian Mbappé?

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"Isto não é sobre Mbappé e Cristiano Ronaldo, mas sim entre Portugal e França. São dois jogadores incríveis e em diferentes fases da carreira. Cristiano é um dos melhores de sempre e o Mbappé ainda tem uma grande margem de progressão. Mas este jogo não é sobre eles, mas sim com Portugal e França. Como equipa, temos como objetivo seguir para as meias-finais."

Final antecipada contra França?

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"Espero que consiga dormir bem. Claro que ficamos nervosos. Adoro jogar futebol. É o meu trabalho e a minha paixão. Claro que fico nervoso durante o jogo. Quanto mais experiente fico, melhor consigo lidar com as minhas emoções. Tudo é decidido amanhã. São estes momentos que queremos viver enquanto jogadores e estes jogos são aqueles que queremos jogar. Sempre sonhei jogar nestas fases das grandes competições."

Progresso de Rafael Leão nos últimos anos

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"Nos últimos anos tem mostrado toda a sua qualidade. Na época anterior, para mim, foi um dos melhores jogadores do mundo. É um jogador que tem muito a melhorar, e ele sabe disso, mas que a qualquer momento pode resolver um jogo. Ter um jogador como ele na nossa equipa põe-nos mais perto de ganhar. A qualquer momento pode tirar jogadores da frente, fazer uma assistência, um golo... Fala uma vez ou duas, mas nunca perde o ânimo de ir para cima do lateral. Quando se tem jogadores assim ajuda muito. Este balanço de ter jogadores mais irreverentes e outros racionais faz um balanço muito bom."

Emoções do último jogo

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"Foi um momento que vou recordar para a minha vida. Eu e todos nós. São momentos difíceis ir a um prolongamento, penáltis. Estar a uma pequena distância de ficar fora do Europeu. Era sempre uma coisa muito dura se acontecesse. Foi um momento de grande euforia e que nos passou uma grande energia para o que aí vem."

Como era Mbappé no AS Monaco

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"O Kylian é um jogador magnífico, que começou connosco no Mónaco, tinha ele 16 anos. Depois da primeira semana connosco, eu e o Moutinho falámos: quem é este miúdo? Ele é muito diferente dos outros. A minha última época no Mónaco foi a época em que ele explodiu. Sinto-me feliz por vê-lo fazer uma carreira tão boa. Desejo-lhe o melhor na carreira, menos no jogo de amanhã contra Portugal. O Saliba é outro jogador magnífico, gosto muito da forma dele jogar. A forma como está concentrado no jogo e comanda a equipa... Não será nada fácil de ultrapassar amanhã."

É preciso um Portugal melhor diante de França?

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"É preciso Portugal a um nível altíssimo para ganhar. Não estou de acordo quando dizem que não temos estado a um bom nível. Estamos nas outo melhores seleções da Europa. Amanhã podemos ir para casa ou ficar entre as 4 melhores da Europa. Para se estar aqui é porque o trabalho foi muito bem feito. Às vezes pode não ser tão bonito para as pessoas em casa, mas temos feito um trabalho espetacular."

Dinâmica Bernardo-Bruno na qualificação e na fase final do Euro

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"A nível posicional estamos a ocupar as mesmas posições que ocupávamos na qualificação. O Bruno jogou como 8 ou 10 e eu mais à direita e em alguns momentos a vir para posições inferiores. São dois momentos diferentes. Na qualificação jogámos contra seleções inferiores e que não jogaram da mesma forma como as seleções estão a jogar no Europeu. São duas realidades diferentes. Podemos fazer melhor, claro que sim, mas é completamente diferente jogar uma qualificação e um Europeu. São 90 minutos em que o jogo pode cair para qualquer lado e a pressão existe. Estamos numa boa posição para garantir o acesso às meias-finais e ficarmos perto de chegar à final."

Quem é o favorito e possível regresso de João Félix ao Benfica

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"Quanto à questão dos favoritos, não me parece que exista. São duas seleções com jogadores fantásticos e muito organizadas. Têm aspirações a ganhar o Europeu. A segunda questão parece-me desapropriada para o momento em que estamos."

Não costuma bater grandes penalidades...

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"A verdade é que nunca fui o primeiro batedor de penáltis nos 90 minutos. Tanto no clube como na seleção, sempre quis bater. Sempre quis dar a cara e assumir essa responsabilidade. É um momento difícil para todos. Não é fácil jogar uma competição emocionalmente tão importante para todos nós e assumir a responsabilidade de poder falhar. Fico muito feliz de ajudar a seleção."

Motivado para esta partida?

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"Sem dúvida, muito motivado. Não pelo que aconteceu há 8 anos, que foi o maior título da história do nosso futebol, mas porque temos uma grande oportunidade para estarmos mais perto do nosso grande objetivo que é voltar a trazer um título para Portugal. Vou dar o meu melhor."

França é um adversário mais à medida de Portugal?

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"Talvez, não sei o que responder. Não sei como a França vai jogar, se vai jogar com um bloco mais baixo ou não. Olhando para as caraterísticas deles, não é uma equipa montada para defender com 11 jogadores atrás da bola durante 90 minutos. Pode haver mais espaço para as dias equipas."

Sensações depois do último jogo resolvido nos penáltis

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"Um grande alívio e felicidade. Não é fácil ir aos penáltis e jogar nas condições em que jogámos. O campo não estava nada bom. Já vi pessoas criticarem o que o nosso treinador disse, mas a verdade é que um relvado mau dificulta muito uma equipa que quer atacar com bola. Dificultou as nossas ações. Sentimos que merecíamos a qualificação para os quartos. Ficámos felizes. Tivemos um grande herói, que foi o Diogo, que nos ajudou. Trabalhámos de uma maneira muito forte para estarmos preparados para este jogo com a França."

Ainda não se apresentou ao melhor nível no Europeu

Rodrigo Querido | há 2 dias

Bernardo Silva:

"Sinto que estou a dar o meu melhor. Posso garantir-vos que vou continuar a fazê-lo. Posso melhorar bastante. Não estamos numa má posição. Não sei se de fora parece mais fácil do que parece lá dentro... Mas jogar uma competição como uma fase final de um Europeu. Temos equipas muito organizadas e que defendem baixo e fazem linhas de cinco e seis. Ainda para mais no último jogo, e sem querer arranjar desculpas, a relva estava um bocado seca e a bola passa o tempo todo aos saltos. Às vezes não é fácil criarmos a quantidade de ocasiões que queremos. Sabemos que temos muitas áreas para melhorar. A seleção não está num mau lugar. Eu não me queixo porque é a razão pela qual recebemos tanto dinheiro e podemos proporcionar às nossas famílias e aos nossos amigos uma grande vida. Para o bem ou para o mal, a nossa profissão tem grande consumo das pessoas e é isso que faz o futebol bonito. Portugal está num ótimo lugar para lutar por este Europeu. Pessoalmente, garanto que vou dar o meu melhor por Portugal dentro de campo. No dia em que o treinador achar que isso já não é suficiente para não ser escolha, lá estarei fora a dar o meu melhor para jogar 10, 5 ou zero minutos."

Fala Bernardo Silva

Rodrigo Querido | há 2 dias

Internacional português já responde aos jornalistas.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório