O Euro'2024 começa a caminhar a passos largos para o fim. No dia em que a seleção nacional regressou a Portugal desfalcada, uma vez que oito jogadores (com Cristiano Ronaldo incluído) optaram por não voltar a solo nacional, as meias finais do Europeu que decorre na Alemanha ficaram definidas.
A Inglaterra teve a mesma 'sorte' de França e garantiu uma vaga na fase seguinte da competição, com mais uma exibição de deixar qualquer adepto à beira de um ataque de nervos. A Suíça jogou melhor, teve mais ocasiões de perigo, mas acabou traída por... Akanji. O defesa central do Manchester City permitiu a defesa de Jordan Pickford no desempate por grandes penalidades, após a igualdade (1-1) no tempo regulamentar e no prolongamento, e acabou por atirar a sua seleção para fora de prova.
No entanto, também é justo dizer que, ao contrário de Diogo Costa, que prefere confiar mais no instinto, o guardião inglês é mais adepto de cábulas e foi com elas que adivinhou aquilo que Akanji ia fazer. Afinal de contas, como diziam na escola, estudar... compensa.
Mais tarde foi a vez dos Países Baixos garantirem o último bilhete para as 'meias', mas não sem antes passar por uma elevada dose de sofrimento ante a Turquia (2-1). A equipa orientada por Ronald Koeman, antigo treinador do Benfica, até foi para o intervalo a perder, mas deu a volta ao texto na segunda parte e teve a ponta de sorte na reta final da partida em Berlim que tanta falta faz nos momentos certos.
As lágrimas tomaram conta dos rostos dos turcos, os sorrisos foram da laranja mecânica, com a final já no horizonte. Países Baixos e Inglaterra juntam-se, assim, a Espanha e França e dentro de dois dias as emoções, dentro de campo, vão regressar.
Até lá, sobram as polémicas. Sandro Wagner, adjunto da seleção alemã, perdeu as estribeiras com o árbitro Anthony Taylor e terá invadido o balneário após a derrota com Espanha no prolongamento, ao passo que Hugo Félix saiu em defesa do irmão João Félix e disparou para todo o lado, com os críticos a serem o principal alvo.
Por falar no país vizinho, foi, também, confirmada a grave lesão de Pedri, que não poderá jogar mais neste Euro'2024, ao passo que as críticas a Cristiano Ronaldo não abrandam. O capitão português, por seu turno, deixou uma mensagem nas redes sociais, mas ficou longe de ser esclarecedor quanto ao futuro.
Também foi através das redes socias que Kroos se despediu do futebol e emitiu um pedido de desculpas dirigido a Pedri, que havia lesionado na sexta-feira, com uma entrada completamente fora de tempo logo aos oito minutos.
A fechar o dia de ontem, chegou-nos o balanço de Artur Soares Dias. O único árbitro português - além da seleção nacional, claro está - a marcar presença nos relvados deste Europeu garantiu sentir-se orgulho pela sua prestação da equipa que liderou durante os embates Polónia-Países Baxos, Dinamarca-Inglaterra e Áustria-Turquia.
Leia Também: Sem Cristiano Ronaldo, eis a chegada da seleção nacional a Lisboa