Meteorologia

  • 17 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 21º MÁX 34º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

46 segundos. Italiana desiste contra atleta reprovada em exame de género

Angela Carini alegou dor intensa no nariz, no combate perante Imane Khelif.

46 segundos. Italiana desiste contra atleta reprovada em exame de género
Notícias ao Minuto

14:23 - 01/08/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Paris'2024

Angela Carini desistiu, ao final da manhã desta quinta-feira, do combate de estreia nos Jogos Olímpicos de 2024, que decorrem na capital francesa de Paris, perante Imane Khelif, uma das atletas cuja participação mais está a dar que falar.

 

Ao cabo de apenas 46 segundos, no duelo relativo à categoria feminina de até 66 quilogramas de peso, a italiana alegou dores intensas no nariz e pediu para abandonar, dando azo a especulação de que a decisão estivesse relacionada com a polémica em que a adversária estava envolvida.

Tudo porque, no Campeonato Mundial de boxe do passado ano de 2023, a argelina foi desqualificada pela Federação Internacional de Boxe (IBA), tendo o presidente, Igor Kremlev, justificado o desfecho com o facto de possuírem "cromossomas XY".

Na altura, o responsável assegurou mesmo que "várias atletas tentaram enganar as companheiras e fingir-se mulheres". Algo que, no entanto, acabou não influenciou o Comité Olímpico Internacional, que permitiu a sua participação, em solo gaulês.

Ainda assim, após o combate, Angela Carini fez questão de dissipar a polémica, em declarações prestadas à agência noticiosa transalpina ANSA: "Entrei no ringue para lutar. Eu não desisti, mas um soco doeu-me em demasia, por isso, disse 'basta'".

"Teria sido mais fácil não comparecer, porque toda a Itália lhe tem pedido para não lutar há dias, mas a Angela estava motivada e queria fazê-lo. É claro que, quando viu a adversária, no sorteio, disse 'Não é justo'", acrescentou o treinador, Emanuele Renzini.

"Mas não houve premeditação, hoje. Ela desistiu depois de sofrer um soco, disse-me que não se sentia em condições de lutar. Tentei dizer-lhe para, pelo menos, chegar ao final da primeira ronda, para que pudéssemos lutar, mas ela não o fez", completou.

Leia Também: Cristiano Ronaldo 'chega' a Paris. Houve um 'Siiiu' nos 20 km marcha

Leia Também: Bronca em Paris com duas atletas acusadas de serem homens: "Perigoso"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório