As emoções fortes do futebol voltam ao Estádio do Dragão. O FC Porto recebe, este sábado, o Gil Vicente, na estreia das duas equipas na presente edição do campeonato português.
Os portistas chegam a esta partida motivados pela conquista época da Supertaça Cândido Oliveira ante o eterno rival Sporting, mas também pela caminhada cem por cento vitoriosa desde que arrancaram os trabalhos na época 2024/25. O novo timoneiro Vítor Bruno, que subiu de adjunto de Sérgio Conceição a técnico principal, soma apenas por vitórias todos os jogos que orientou desde o início da pré-temporada.
Do outro lado está uma equipa com um vazio no comando técnico. Depois da aposta em Tozé Marreco a meio da temporada transata, o treinador decidiu apresentar a demissão a dois dias deste encontro, e os gilistas chegam à partida no Dragão guiados pelo recém-chegado Bruno Pinheiro.
O encontro entre o FC Porto e o Gil Vicente tem início agendado para as 20h30 deste sábado no Estádio do Dragão e contará com arbitragem de Cláudio Pereira, da AF Aveiro.
Treinadores em discurso direto
Vítor Bruno:
Equipa depois da Supertaça e as mudanças no Gil Vicente: A semana foi preparada dentro daquilo que é a normalidade aqui dentro. Vai ser um jogo difícil. A semana foi totalmente canalizada para aquilo que é o Gil Vicente e a perceber aquilo que nos espera, agora com algumas incógnitas por aquilo que foi o acontecimento do dia de ontem. A nossa equipa está mergulhada naquilo que é nosso, no treino, nos valores Porto. Teremos que nos ajustar durante o jogo, perceber se vai haver rompimento com o passado ou continuidade. Olhar para nós, para dentro, olhar para o jogo com as lentes certas para trilharmos o caminho que queremos e no final estarmos felizes. Queremos começar bem, dar alegria aos adeptos que encheram os estádio e nos vão empurrar. Temos o dever de retribuir dentro de campo."
Estreia de sonho com vitória na Supertaça? "Se é estreia de sonho ou não... Isso é ganhar. No FC Porto, só podemos lidar com vitórias. A agonia é grande quando isso não acontece. O normal aqui é ganhar. É uma história impactante pelo jogo que foi, estar a perder 3-0 e virar para 4-3. Mas isso é o FC Porto. Crença total, sentimento de unidade, pertença, soldados em espírito de missão permanente. Quem serve o FC Porto tem de ser assim."
Como estiveram os internacionais esta semana? "Estão a evoluir. Têm dado passos seguros e firmes naquilo que é a aquisição da forma desportiva. Estão a entranhar-se no nosso jogar também. E têm feito bem, com total compromisso. Estão aptos para ir a jogo."
Gil Vicente não realizou a habitual conferência de imprensa
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Otávio Ataíde , Zé Pedro, Martim Fernandes, Marko Grujic, Alan Varela, Gonçalo Borges, Nico González, Wenderson Galeno, Danny Namaso.
Gil Vicente: Brian Araújo, Zé Carlos, Rúben Fernandes, Buatu, Jonathan Mutombo, Sandro Cruz, Facundo Cáseres, Santi García, Yaya Sithole, Tidjany Touré e Jorge Aguirre.
Últimos resultados
FC Porto: V-V-V-V-V
Gil Vicente: V-E-D-E-D
Ausências
FC Porto: Marcano, Francisco Conceição e Zaidu (lesionados).
Gil Vicente: (-)
Leia Também: "Sérgio Conceição? Vítor Bruno é incapaz de trair seja quem for"