Adam Yates vence etapa 'louca' na Vuelta com ataque a 58 quilómetros

Um solo de 58 quilómetros deu hoje ao britânico Adam Yates a vitória na nona etapa da Volta a Espanha, repleta de ataques, e 'vingou' o abandono de João Almeida, recolocando a UAE Emirates na discussão.

Notícia

© Lusa

Lusa
25/08/2024 19:35 ‧ 25/08/2024 por Lusa

Desporto

Ciclismo

Yates, de 32 anos, cumpriu os 178,5 quilómetros entre Motril e Granada em 4:42.28 horas, valendo-se de um ataque a 58 quilómetros da meta para triunfar, com 1.39 minutos de vantagem para o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-Easy Post), segundo, e 3.45 para o líder da geral, o australiano Ben O'Connor (Decathlon AG2R), terceiro.

 

Nas contas da geral, o australiano mantém a camisola vermelha no corpo, com 3.53 minutos de vantagem para o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), segundo, e 4.32 para Carapaz, terceiro.

O britânico partiu para esta etapa sabendo que o líder da equipa à partida, o português João Almeida, tinha abandonado devido a um teste positivo à covid-19, e não perdeu tempo em ir para a frente, a par de dois companheiros de equipa, na fuga de 26 homens que conseguiu isolar-se na primeira subida de primeira categoria, El Purche, e que integrava o português Nelson Oliveira (Movistar).

Yates aproveitou, depois, a dupla passagem no Alto de Hazallanas para atacar os companheiros de fuga e, depois, isolou-se a 58 quilómetros do fim, quando deixou para trás o francês David Gaudu (Groupama-FDJ), seguindo num solo impressionante até à vitória em Granada.

Outro dos mais afoitos do dia foi Richard Carapaz, que partia quase a sete minutos da camisola vermelha, mas, com um dos muitos ataques de longe que hoje se sucederam, conseguiu atravessar a fuga e acabar em segundo, subindo a terceiro na geral -- era 18.º, como Yates era 27.º e agora é sétimo.

Numa semana marcada por muitas mudanças nos primeiros lugares, a começar pela improvável ascensão de O'Connor à camisola vermelha, o último dia antes do descanso não desiludiu, com ataques de toda a parte, incluindo de Enric Mas (Movistar), que caiu a quarto, sem que a Red Bull-BORA-hansgrohe, do tricampeão Primoz Roglic, soubesse controlar.

'Rogla' chegou mesmo a passar mal, mas conseguiu segurar-se e chegar no grupo dos favoritos, em que O'Connor foi sprintar para a bonificação e dizer 'presente' na luta final, ante quem lhe anteveja uma quebra que o afaste dos primeiros lugares mais cedo ou mais tarde.

Yates admitiu ter sentido cãibras e "nunca ter sofrido como hoje", entre o calor e as subidas de primeira categoria, mas conseguiu voltar a vencer numa grande Volta, tendo já triunfado também no Tour.

"Não quis saber da geral, só da etapa. Fui a 'top', sem nada a perder, e sofri até à meta", declarou.

O'Connor, por seu lado, admitiu que a equipa "deixou Yates integrar a fuga", por não se preocupar com ele, mostrou-se surpreendido que Carapaz "tenha aguentado tanto" e feliz com o trabalho da equipa.

"Mostrámos que estamos aqui para lutar. Cada segundo conta, não perdi tempo, tirando para alguns dos tipos, e mostrei a minha capacidade, o que posso fazer. Estou orgulhoso", disse.

Depois dos abandonos de João Almeida e de Rui Costa (EF Education-Easy Post), Nelson Oliveira é o único português em prova, seguindo no 65.º posto da geral.

Na segunda-feira, o pelotão cumpre o primeiro dia de descanso desta edição da Vuelta.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas