Fernando Gomes e Fernando Santos homenageados na Liga Portugal Awards

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, e o ex-selecionador nacional Fernando Santos, campeão europeu em 2016, foram hoje homenageados na gala anual da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Notícia

© Getty Images

Lusa
26/08/2024 21:35 ‧ 26/08/2024 por Lusa

Desporto

Liga Portugal Awards

justo dizer que não esquecemos o futebol profissional ao longo destes 12 anos. Se me permitem, penso que este galardão é uma forma de a própria LPFP agradecer à FPF e à sua direção por aquilo que temos vindo a fazer", expressou Fernando Gomes, reconhecido com o prémio Mérito Desportivo na Alfândega do Porto.

 

Líder da LPFP entre 2010 e 2011, o dirigente está a cumprir o terceiro e último mandato permitido por lei na presidência da FPF, à qual chegou em 17 de dezembro de 2011 para render Gilberto Madaíl, num percurso encimado pelas inéditas conquistas do Campeonato da Europa de futebol, em 2016, e da Liga das Nações, em 2019.

"Quando saí da LPFP em 14 de dezembro de 2011, deixámos 3,5 milhões de euros (ME) em caixa e uma Taça da Liga centralizada, que distribuiu mais de quatro ME pelos clubes. Não quisemos deixar de acompanhar o futebol profissional e a importância de ter clubes sustentáveis. Ajudámos no Totonegócio, no período crítico 2014-2015, quando a Liga de clubes estava em situação deficitária, e na introdução do videoárbitro (VAR), subsidiando e investindo mais de 20 ME", recordou.

Agradecendo a atletas, treinadores, dirigentes, clubes e associações distritais, Fernando Gomes, de 72 anos, partilhou a distinção com os membros da direção da FPF presentes no evento, que encerrou com a entrega do galardão Presidente por parte de Pedro Proença, líder da LPFP, ao ex-selecionador nacional Fernando Santos.

"Ninguém ganha sozinho, é impossível. Eu não ganhei nada, quem ganhou fomos nós. As vitórias que me levam a estar aqui hoje são de Portugal e dos portugueses", apontou o atual selecionador do Azerbaijão, de 69 anos, que conduziu a seleção nacional aos únicos troféus internacionais no patamar sénior, entre 2014 e 2022.

Fernando Santos e Fernando Gomes foram dois dos 16 condecorados na segunda edição da gala Liga Portugal Awards, que premiou as melhores individualidades da temporada passada, entre as quais o avançado sueco Viktor Gyökeres, designado como melhor jogador da I Liga, após ter sido campeão nacional pelo Sporting.

Mais jovem técnico português a vencer o campeonato por duas vezes e primeiro a 'bisar' no banco do clube de Alvalade desde o inglês Randolph Galloway, em 1951/52, Rúben Amorim repetiu a distinção de melhor treinador conquistada em 2020/21, quando interrompeu um interregno de 19 anos sem títulos dos 'leões'.

"O título foi brilhantemente conquistado. Tivemos de bater inúmeros recordes que ficarão para a história, mas o marco foi quando jogámos na Luz [frente ao Benfica, na 11.ª jornada]. Ao minuto 90+3, vencíamos e estávamos com seis pontos de avanço sobre o nosso rival, mas perdemos e saímos de lá no segundo lugar. Sei que esse jogo esteve sempre presente na cabeça do treinador e dos jogadores. Começámos esta temporada a deixar escapar um título por culpa nossa [perante o FC Porto na Supertaça Cândido de Oliveira] e também sei que esse jogo estará nas nossas cabeças até à última jornada deste campeonato. Diz-se que um leão ferido é mais perigoso, mas veremos", observou o presidente do Sporting, Frederico Varandas, ao receber o prémio de campeão da I Liga.

Se o Benfica foi agraciado pelo tetracampeonato feminino, numa época em que venceu os quatro troféus nacionais em disputa e chegou pela primeira vez aos quartos de final da Liga dos Campeões, a conquista da Taça da Liga pelo Sporting de Braga e o trabalho de aproximação aos adeptos do FC Porto também mereceram distinção.

A LPFP condecorou ainda o antigo futebolista e atual treinador Paulo Sousa (Hall of fame) e o ex-árbitro Artur Soares Dias (Talento que marca o mundo), numa gala que atribuiu o melhor golo da I Liga a João Mendes, médio do Vitória de Guimarães, e evocou a memória do sueco Sven-Göran Eriksson, antigo treinador do Benfica, falecido hoje, aos 76 anos.

 

Lista de vencedores dos prémios:

- Campeão da I Liga: Sporting.

- Melhor jogador da I Liga: Viktor Gyökeres (Sporting).

- Melhor treinador da I Liga: Rúben Amorim (Sporting).

- Golo do ano da I Liga: João Mendes (Vitória de Guimarães).

- Campeão de inverno: Sporting de Braga.

- Campeão da II Liga: Santa Clara.

- Futebol feminino: Benfica.

- Mérito Desportivo: Fernando Gomes.

- Presidente: Fernando Santos.

- Hall of fame: Paulo Sousa.

- Prestígio: José Pereira.

- Talento que marca o mundo: Artur Soares Dias.

- O futebol és tu: FC Porto.

- O futebol que nos une: Associações distritais e regionais.

- Reconhecimento internacional: European Leagues.

- Parceiro: Betclic.

Leia Também: Atenção, Benfica. Em França garantem que Paris SG quer levar Tomás Araújo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas