A Federação Portuguesa de Futebol emitiu, ao final da manhã deste domingo, uma nota de pesar pela morte de João Rodrigues, o homem que ocupou a presidência do organismo, entre 1989 e 1991, aos 91 anos de idade.
Antes disso, o ex-dirigente assumiu o leme da Associação de Futebol de Lisboa, entre 1988 e 1990. Mais tarde, foi "membro do Departamento de Assuntos Legais da FIFA; do Jury d´Appel da FIFA, do Conselho de Disciplina da FIFA, dos Quadros Técnicos da FIFA e Presidente do Conselho de Disciplina do 1º Mundial de clubes".
"Foi com grande pesar que tomei conhecimento da morte de João Rodrigues, histórico dirigente desportivo que foi, entre muitos outros cargos de relevo que ocupou, Presidente da Associação de Futebol de Lisboa e Presidente da Federação Portuguesa de Futebol", lamentou Fernando Gomes.
"Advogado de enorme inteligência, perspicácia e capacidade negocial, era igualmente um homem extrovertido nos seus relacionamentos e na condução dos seus cargos. Recordo que foi com ele à frente dos destinos da FPF que Portugal se sagrou, por duas vezes, feito absolutamente inédito na nossa história, Campeão Mundial Sub-20, em 1989, em Riade, e em 1991, em Lisboa", prosseguiu.
"Reconhecido sócio e adepto do Benfica, construiu igualmente uma longa carreira internacional que prestigiou Portugal no seio da FIFA , instituição que serviu, em diversos cargos ligados às áreas jurídicas, ao longo de mais de 18 anos. Pai de sete filhos, dos quais sempre falava com incontido orgulho, deixa ao futebol um legado de serviço quase inigualável. A todos os seus descendentes, esposa e restante família ofereço a palavra de conforto possível e as minhas mais sentidas condolências", completou.
Leia Também: Pedro Proença desafiado pelos clubes a concorrer à presidência da FPF