A desilusão europeia já lá vai. O FC Porto ultrapassou o desastre na viagem até à Noruega com um triunfo esclarecedor, este domingo, na receção ao Arouca, por 4-0, em encontro a contar para a sétima jornada da I Liga.
Num espaço de dez minutos, Samu Omorodion (47'), Nico González (52') e Galeno (57') assinaram os três primeiros golos daquela que foi a sexta vitória seguida do FC Porto no campeonato e que valeu a recuperação do segundo lugar. O sueco Deniz Gul (85') assinou o tento da goleada portista.
Filme do jogo:
Em relação à partida com o Bodo/Glimt na Noruega, Vítor Bruno promoveu quatro alterações no onze inicial. Alan Varela, Vasco Sousa, Pepê e Galeno voltaram ao onze inicial do FC Porto, assumindo os lugares de Marko Grujic, Stephen Eustáquio, Iván Jaime e Gonçalo Borges. Este último e o médio sérvio estiveram, inclusive, fora da ficha de jogo.
Ainda antes do apito inicial, houve espaço para uma intensa homenagem no Estádio do Dragão. Os jogadores de FC Porto e Arouca fizeram uma guarda de honra a um conjunto de bombeiros, que recebeu uma ovação por parte dos adeptos nas bancadas.
No que diz respeito ao jogo jogado, o FC Porto não defraudou as expectativas iniciais e entrou em jogo com o pé a fundo no acelerador. No entanto, foi mesmo o Arouca a dar o primeiro sinal de perigo na partida em cima do minuto 20. Yalçin apareceu bem na área contrária, mas acabou por atirar à malha lateral da baliza defendida por Diogo Costa. Na resposta, e em cima da meia hora de jogo, Pepê falhou o mais fácil. Após um cruzamento na direita de João Mário, o brasileiro surgiu a desviar ao segundo poste, mas houve um grande corte do Popovic a evitar o golo.
A consistência defensiva do Arouca ia impedindo o FC Porto de abrir o marcador no Dragão. No entanto, uma imprudência de Yalçin acabou por se revelar fulcral para que o conjunto arouquense saísse derrotado da visita aos azuis e brancos. Quase em cima do apito para o descanso, e já com um cartão amarelo, o turco pisou Alan Varela. André Narciso mostrou o segundo amarelo e exibiu o cartão vermelho ao avançado do Arouca.
A expulsão de Yalcín desequilibrou a balança para a etapa complementar e o FC Porto resolveu o encontro num espaço de dez minutos. Samu Omorodion deu o melhor seguimento a um cruzamento na direita de Pepê e, após atirar a bola contra a trave, chegou ao seu quarto jogo consecutivo a marcar pelos portistas.
Pouco depois, e aproveitando uma oferta da defesa do Arouca, Nico González anotou o 2-0 aos 52 minutos. Mantl colocou a bola em David Simão, que estava de costas para o jogo. Pressionado pelo médio espanhol, o capitão arouquense perdeu o esférico. Na cara de Mantl, o ex-Barcelona só teve de rematar para o fundo da baliza. Logo a seguir, aos 57 minutos, Galeno desviou de cabeça um canto batido por Alan Varela e chegou ao sexto golo na presente temporada.
Com a partida mais do que controlada, Vítor Bruno aproveitou para colocar em campo Fábio Vieira, que teve direito a uma grande ovação nesta reestreia pelos azuis e brancos. E houve ainda tempo para a goleada neste regresso às vitórias. Francisco Moura serviu Deniz Gul e o sueco fechou a contagem com o seu segundo golo de forma consecutiva.
Contas feitas, o FC Porto regressa ao segundo lugar do campeonato, empurrando o Benfica para o terceiro posto, com 18 pontos, a três do líder Sporting. O Arouca é 14.º classificado com seis pontos.
Momento do jogo: A expulsão de Yalçil em cima do tempo de intervalo acabou por abrir portas ao que foi uma vitória tranquila do FC Porto diante do Arouca.
Equipas iniciais
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Nehuén Pérez, Zé Pedro, Francisco Moura, Alan Varela, Vasco Sousa, Nico González, Galeno, Pepê e Samu Omorodion.
Suplentes: Cláudio Ramos, Tiago Djaló, Eustáquio, Fábio Vieira, Iván Jaime, André Franco, Deniz Gul, Martim Fernandes e Rodrigo Mora.
Arouca: Nico Mantl, Tiago Esgaio, José Fontán, Boris Popović, Amadou Danté, David Simão, Taichi Fukui, Alfonso Trezza, Morlaye Sylla, Ivo Rodrigues e Güven Yalçin.
Suplentes: Thiago, Marazou, Jason, Puche, Gozálbez, Weverson, Chico, Alex Pinto e Pedro Santos.
Antevisão
O FC Porto procura, este domingo, na receção ao Arouca, em jogo da sétima ronda, o terceiro triunfo seguido na I Liga, depois das vitórias sobre Farense (2-1) e em Guimarães (3-0), seladas com três golos do internacional sub-21 espanhol Samu Omorodion.
No entanto, os dragões somaram um amargo de boca a meio da semana. Omorodion voltou a marcar, mas os azuis e brancos perderam de forma surpreendente na visita ao Bodo/Glimt (3-2).
Pela frente, o FC Porto, que não perdeu nenhum ponto nos jogos realizados no Estádio do Dragão esta temporada, terá um Arouca que é 14.º classificado, com cinco pontos, e que vem de uma vitória no reduto do lanterna-vermelha Farense (1-0).
Os dragões chegam a esta partida também pressionados pelo Benfica. Os dragões já sabem o resultado obtido pelo clube da Luz, que subiu provisoriamente ao segundo lugar da prova depois da vitória na receção ao Gil Vicente. É, por isso, preciso ganhar pontos nesta tarde de domingo, sob pena dos portistas perderem o estatuto de segundo classificado.
A partida entre o FC Porto e o Arouca, que se realizará no Estádio do Dragão, tem início marcado para as 18h00 deste domingo, contará com a arbitragem de André Narciso, juiz que pertence à Associação de Futebol de Setúbal, e poderá acompanhá-la, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Arouca só venceu FC Porto duas vezes e última foi este ano. Eis os onzes