Festa dá lugar a desilusão. FC Porto sofre no final e empata com United

Dragões estiveram a ganhar, mas Maguire saltou do banco para dividir os pontos.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
03/10/2024 21:55 ‧ 03/10/2024 por Filipe Carmo

Desporto

Liga dos Campeões

Um verdadeiro duelo de Liga dos Campeões na segunda jornada da Liga Europa. Foi a isso que se assistiu no Estádio do Dragão, esta quinta-feira, entre FC Porto e Manchester United, jogo que terminou com um empate a três golos.

 

Uma primeira parte com muitos golos (e muitos sustos para Vítor Bruno) deu lugar a um segundo tempo mais tranquilo e os dragões, que até então tinham corrido atrás do prejuízo, conseguiram finalmente impor-se diante dos diabos vermelhos de Old Trafford. Os descontos, no entanto, foram castigadores.

Man. United chegou a pensar que eram 'favas contadas'

Vítor Bruno fez apenas uma mexida em relação à equipa que entrou em campo diante do Arouca e retirou do onze inicial Vasco Sousa, que deu lugar a Eustáquio.

Depois da derrota na estreia na competição, o FC Porto iniciou este encontro com vontade de ‘vingar’ a derrota sofrida no último duelo com os red devils, em abril de 2009, quando Cristiano Ronaldo fez um golaço aos seis minutos que ditou o 0-1 final. Apesar dessa vontade, foi mesmo o clube inglês a entrar melhor.

Marcus Rashford deu início a um autêntico ‘pesadelo’ para a equipa da casa e aos sete minutos surgiu pelo lado esquerdo a ‘desnortear’ a defensiva azul e branca e a atirar forte para o primeiro golo. Diogo Costa ficou mal na fotografia e deixou a ideia de que podia (e devia) ter feito muito melhor.

Os anfitriões não se deixaram desmotivar e foram à procura do empate, embora tenha sido o contrário a verificar-se pouco depois. Ao minuto 20, Rashford voltou a aparecer com perigo no flanco esquerdo mas, desta vez, decidiu assistir Hojlund para o 0-2.

Antes que se pudesse começar a pensar numa goleada inglesa no Porto, eis que Pepê apareceu para tranquilizar os adeptos da casa. João Mário cruzou para a área e Mazraoui quase fez um auto-golo, obrigando Onana a uma defesa ‘de qualquer maneira’. Foi assim, com alguma sorte à mistura, que a bola aterrou na cabeça do brasileiro. Estava feito o 1-2.

Com os pulmões ainda por voltar a encher, houve novo golo para celebrar. João Mário, uma vez, cruzou de pé direito e encontrou Samu, que também de cabeça apontou o golo do empate (2-2) ao minuto 34.

Tão cedo, ten Hag não se esquecerá de Samu

E se a primeira parte começou praticamente com um golo do clube inglês, então a segunda começou por sorrir ao FC Porto. Pepê surpreendeu a defesa orientada por Erik ten Hag e encontrou Samu na área. O avançado espanhol, num potente remate de pé direito, encaixou a bola no canto superior direito, mesmo sem hipótese de defesa para Onana (3-2).

Os minutos que se seguiram foram de maior aperto para o conjunto português. O United, que conseguiu 68% de posse de bola no segundo tempo, acabou por sentir dificuldades em chegar à baliza defendida por Diogo Costa e o golo do empate só chegaria na sequência de um pontapé de canto.

Harry Maguire, que saltou do banco ao minuto 79', acabou por ter um papel decisivo aos 90+'1. Assistido por Eriksen, o central tantas vezes criticado em Inglaterra foi 'gigante' e surgiu entre a defesa azul, estabelecendo o 3-3 final.

O FC Porto, com este empate, consegue o primeiro ponto na Liga Europa, o que o leva até ao 24.º lugar, o último de acesso aos play-offs. O United, com apenas mais um ponto, encontra-se no 21.º lugar.

Momento do jogo: Já ninguém esperava que o Manchester United chegasse ao empate e, verdade seja dita, muito menos por Harry Maguire. O 'balde de água fria' só pode ser encarado como injusto, até pela insistência do FC Porto que, importa sublinhar, chegou a estar a perder por dois golos.

Onzes iniciais

Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Nehuén Pérez, Zé Pedro, Francisco Moura, Alan Varela, Eustáquio, Nico González, Pepê, Wenderson Galeno e Samu Omorodion.

Suplentes: Cláudio Ramos, Tiago Djaló, Grujić, Fábio Vieira, Vasco Sousa, Iván Jaime, Danny Namaso, André Franco, Deniz Gül, Martim Fernandes, Gonçalo Borges e Rodrigo Mora.

Onze do Manchester United: Onana, Diogo Dalot, De Ligt, Lisandro Martínez, Mazraoui, Casemiro, Bruno Fernandes, Eriksen, Diallo, Rashford e Rasmus Hojlund.

Suplentes: Altay Bayındır, Heaton, Lindelöf, Maguire, Zirkzee, Garnacho, Antony, Ugarte, J. Evans, Collyer, Gore.

Antevisão

O FC Porto quer esquecer a derrota sofrida na Noruega, diante do Bodo/Glimt, na primeira jornada da Liga Europa, e no regresso à competição não terá a vida facilitada.

Pela frente irá reencontrar o Manchester United, 15 anos depois do último jogo, que terminou com uma derrota dos dragões, por 0-1, mas é o recente momento de forma do clube de Old Trafford que leva os adeptos azuis e brancos a terem esperança num resultado positivo.

O emblema inglês chega ao Dragão numa sequência de dois empates e uma derrota, enquanto que o FC Porto, nos últimos três jogos, venceu dois e perdeu um.

O encontro entre o FC Porto e o Manchester United contará com arbitragem do alemão Tobias Stieler e tem início agendado para as 20h00 desta quinta-feira, no Estádio do Dragão. Poderá acompanhá-lo aqui, na companhia do Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Man. United: Depois da tempestade na Noruega, vem a bonança?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas