Meteorologia

  • 04 OCTOBER 2024
Tempo
26º
MIN 20º MÁX 26º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Rúben Amorim sem 'medo' de Bruno Lage: "Não muda nada"

Treinador do Sporting sublinha que "não interessa o que os outros fazem ou deixam de fazer", na Europa.

Rúben Amorim sem 'medo' de Bruno Lage: "Não muda nada"
Notícias ao Minuto

04/10/24 12:31 ‧ Há 1 Hora por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Sporting

Rúben Amorim garantiu, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que não está preocupado com o facto de o eterno rival do Sporting, o Benfica, estar em crescendo, desde a demissão de Roger Schmidt e consequente contratação de Bruno Lage.

 

Na habitual conferência de imprensa de antevisão do encontro relativo à oitava jornada da I Liga, perante o Casa Pia, o treinador do clube de Alvalade voltou, ainda, a abordar as tão badaladas 'escorregadelas', que fizeram com que a equipa não fosse além de um empate a uma bola, na visita ao PSV.

A terminar, o ex-internacional português garantiu que os leões estão "preparados" e "confiantes", pese embora a vaga de lesões que tem vindo a afetar o plantel, sobretudo, no centro da defesa, abrindo a 'porta' a uma eventual adaptação.

Maxi Araújo

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Gostei muito da forma como entrou frente ao PSV, mas o jogo estava muito partido. Entrou bem, intenso, acompanhou o Bakayoko. Está preparado. Podem jogar os dois no mesmo corredor, vamos ver amanhã. O Maxi está cada vez mais preparado. Pode claramente jogar, e pode claramente jogar com o Harder.

Diferenças entre I Liga e Liga dos Campeões

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

O Benfica está no mesmo campeonato e vocês elogiaram muito. Temos um estilo de jogo que é sair com a bola de trás, e isso tornou tudo muito intenso de início. Houve situações em que empurrámos o PSV, mas eles pressionam a toda a hora e o jogo é mais rápido. Tentamos levar o jogo assim. Claro que temos de melhorar nesse aspeto, na construção, porque passamos o tempo todo aqui a fazer uma construção calma e com estas equipas, a pressão delas é muito alta. Vamos descobrindo coisas. O Dani foi um terceiro médio que entrou e tivemos logo muito mais bola, criou superioridade. Há coisas que acontecem na vida de um treinador que nos fazem descobrir certas coisas. Houve lances em que perdemos a bola a construir junto da baliza. Não posso abdicar da ideia da Europa para depois darmos passos atrás, temos de arriscar um bocadinho. Ganhámos um, empatámos outro. Não é perfeito, não é uma desgraça. Posse de bola é relativa, mas queremos melhorar esse aspeto porque criamos mais perigo com mais bola.

Fresneda no centro da defesa

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

É uma adaptação diferente, era um lateral. Não tendo aquela fisionomia de central, acho que se enquadra muito bem na posição. É muito rápido, forte no um para um. Acho que é perfeito em alguns jogos para aquela posição. Tem de se habituar a construir naquela posição. Está preparado para jogar amanhã. Lembro-me que o Ugarte demorou seis meses para jogar e passado um ano estava a ser vendido para o PSG. Há jogadores que levam mais tempo, mas a lesão desde e daquele podem trazer uma oportunidade.

Passado no Casa Pia

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Lembro-me de tudo. Das pessoas, do momento, das dificuldades que me ajudaram a chegar aqui. Dos jogadores, do primeiro treino, da falta de água, do processo que tive. Sou uma pessoa completamente diferente pelas vivências, sou mais experiente. Mas como me lembro de tudo, sei que de um dia para o outro podemos voltar para trás. Não quero voltar para trás. Recordo isso com muita felicidade, mas por isso é que trabalho todos os dias para não dar passos atrás.

Paragem para seleções

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Temos sempre de ganhar. Antes do jogo com o PSV, toda a gente dizia que o Sporting não ia perder o campeonato. Agora, dizemos que Benfica e FC Porto estão melhores. Têm excelentes treinadores, são grandes equipas e nós continuamos aqui também.

Maxi Araújo ou Conrad Harder?

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Vamos ver, isso muda a abordagem do jogo. Jogando na mesma posição, jogam de forma totalmente diferente, mesmo nos apoios tem muita influência

'Escorregadelas' frente ao PSV

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Quando há estes casos, sou eu que os começo. O Morita não escorregou nenhuma vez e tinha borracha. Quaresma escorregou isolado e tinha alumínio. Fui fazer a avaliação e não teve ligação. Podem dizer que não houve a adaptação ao relvado. Enquanto pensar que precisamos de um treino extra para a equipa estar confortável, vamos abdicar da adaptação ao relvado. Se isso for um problema, a culpa será minha. Não há relação. Houve jogadores que usaram borracha e não escorregaram, e outros com alumínio que escorregaram. Não vou obrigar os jogadores a jogar com o que quer que seja. O Nuno Santos nunca usa de alumínio e já teve duas roturas de ligamentos. Não vou dizer o que devem fazer, porque depois a culpa é minha. Se acho que é importante? Acho. Parte tática ou adaptação ao relvado? Escolho a parte tática, acho que é mais importante. Vamos tentar não escorregar esta semana, principalmente frente ao Sturm Graz. Acho que isso teve muita influência no jogo e saímos prejudicados por isso. Não fizemos a adaptação por escolha do treinador.

Gyokeres não marca há dois jogos

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

As coisas, hoje em dia, são vistas com muita intensidade. Estão sempre a perguntar-me se o Viktor [Gyokeres] vai embora, se vai ser vendido... Quanto mais se sobe, maior a queda. O que o Viktor tem de fazer é não ler nada, nem num bom nem num mau dia. Acho que ainda é o melhor marcador. A semana passada era o avançado com mais ações defensivas e isso alegra-me muito. Não teve um dia tão bom, tal como outros jogadores não tiveram. O que espero é que marque golos com o Casa Pia.

Benfica mais forte com Bruno Lage

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Temos de olhar para o que temos de fazer e melhorar relativamente ao que fizemos no último jogo. Já sabemos que, cada vez mais, temos de fazer um enorme número de pontos. Isso não vai mudar, e este ano ainda vai ser pior. Isso não muda nada, cada um faz o seu caminho. Estamos em primeiro, queremos manter e pensar no Casa Pia. Fazendo isso, podemos dormir descansados uma semana e, depois, voltamos ao trabalho.

Baixas para o jogo

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Certos, mesmo fora, estão [Matheus] Reis, Jer [St. Juste], Ousmane [Diomande], Marcus [Edwards] e Pote. O resto, ainda vamos gerir. Vamos levar Quaresma e Inácio para a convocatória, temos de ver em que condições estão.

Boa prestação de equipas portuguesas na Europa

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

É bom sinal, temos tido todos bons resultados. Estamos a fazer bem o nosso trabalho. O calendário pode complicar, ainda há jogos muito difíceis. O que digo à minha equipa é que estamos no bom caminho, mas ainda há muito a fazer para manter esse lugar, que é bastante difícil.

Sporting foi a equipa portuguesa menos feliz na Europa

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Não foi um abre-olhos. Os jogadores foram melhorando ao longo do jogo. Há jogos em que não estamos tão bem. Em relação aos outros, ainda bem. Estamos em primeiro lugar [no ranking da UEFA], se continuarmos, teremos uma equipa extra, e este campeonato precisa muito disso. Não interessa o que os outros fazem ou deixam de fazer. Estamos muito focados no que temos de fazer, e os jogos de Ligas dos Campeões são todos difíceis. O Lille provou isso, esta semana, ganhando ao Real Madrid. Teremos de pensar no próximo, usando tudo o que pudermos para melhorar.

Vaga de lesões na defesas

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

O Ousmane [Diomande] vai estar preparado algumas semanas, não vai à seleção, não está apto. O próprio Quaresma ainda não curou bem, o Inácio está com aquilo muito chato. Vamos ver, mas já não temos muitas soluções, e terão de fazer o sacrifício, se conseguirem. Teremos onze jogadores, jogaremos na nossa forma de jogar. O Ousmane está fora, o Jer [St. Juste] também, o Matheus [Reis] está fora. Sobra pouca gente. Temos o Fresneda, temos o Esgaio que se adapta a qualquer posição, temos jogadores da equipa B, e estaremos preparados. A equipa está com confiança.

Zeno Debast cometeu mais um erro

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Está normal. Obviamente, ninguém gosta de empatar. Eu gostei bastante, os jogadores sentiram o resultado, já estavam habituados a ganhar.

Casa Pia com o mesmo esquema do Sporting

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

A mudança de chip começa a ser mais natural consoante os anos que jogamos na Europa. Os jogadores já sabem que temos de ganhar os nossos jogos para manter a posição no campeonato. Temos vindo a fazê-lo bem. Foi uma viagem fora, após um jogo intenso, e o nosso foco foi recuperar os nossos jogadores e dar a parte tática. Vamos jogar sistema com sistema, temos muitas horas disso, temos algumas dúvidas quanto a alguns jogadores. O Casa Pia pode mudar um pouco as caraterísticas, mas, no geral, já estamos habituados. Será uma equipa um pouco mais baixa, e teremos de ter alguma imaginação para causar problemas ao Casa Pia. É uma equipa que também poderá ter bola parada com três centrais mais o Cassiano na frente. Olhámos para as caraterísticas individuais, sem muito tempo para trabalhar. O bom do sistema contra sistema é que já estamos habituados às referências. Estamos preparados para o jogo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório