"Percebo a impaciência dos adeptos. Às vezes também fico impaciente"

Vítor Bruno falou aos jornalistas após o triunfo do FC Porto diante do Sp. Braga, este domingo.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/10/2024 23:06 ‧ 06/10/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Vítor Bruno

Análise: "Foi um jogo difícil, como tínhamos perspetivado. Na primeira parte, podíamos ter sentenciado praticamente o jogo. Tivemos quatro ou cinco ocasiões claras para fazer golo. Fizemos a acabar a primeira parte, onde o resultado peca por ser escasso. Na segunda, o Sporting de Braga entra e, num bom remate, faz o empate. Reagimos de forma contundente, e, com o 2-1, pômo-nos por cima. Nos últimos 20 minutos, é de uma equipa que construiu, que conquistou, que trabalhou, que nos obrigou a ir ao limite. Defendemos o que tínhamos conquistado. Eu também não quero que a equipa se encoste atrás e coloque o bloco em cima da baliza, mas, às vezes, os momentos pedem isso. Não há equipas vencedoras que não se unam em momentos difíceis e tenham este compromisso. Os jogadores começaram bem, os que entraram também, comprometidos com a equipa, fiquei muito agradado. Sofremos um pouquinho no fim, sem ocasiões claras do Sporting de Braga, mas com algumas bolas a passar perto da nossa baliza. Conquistámos os três pontos, que era o que queríamos, vamos para a pausa descansar em cima de sete vitórias, para recarregar baterias e atacar as semanas que aí vêm."

 

Repetiu o onze inicial: "As mensagens que passo são facilmente decifráveis. Não mando mensagens por determinado tipo de comportamento. Falo caro a cara e digo o que tenho a dizer. Às vezes, pensamos que é fácil dar estabilidade a uma equipa que é nova, mas não é. É preciso construir tudo de forma segura, forte, com pilares bem assentes. Fizemos seis jogos praticamente com a mesma linha defensiva, porque é preciso passar alguns conceitos, correndo alguns riscos. Fazemos questão de fazer os jogadores vivenciar isso, porque é a única forma de adquirir rotinas e ganhar comportamentos que queremos. A equipa precisa de descansar, de fazer um interregno e olhar para o que aí vem. Temos muita coisa ganhar pela frente, há muito que queremos ainda conquistar, há um jogo de Taça de Portugal para o qual vamos olhar com os olhos certos. Era importante encerrar este ciclo com uma vitória, ao contrário do que aconteceu no último. É importante que eles percebam que não é fácil derrotar quem nunca se rende, e eles nunca se rendem."

Muitas conversas com Fábio Vieira: "Era quem estava ali mais perto, e, às vezes, é um uma ponte para fazer passar mensagens aos outros colegas."

Apanha-bolas foi importante: "Uma grande vantagem. É importante que quem está ao lado perceba e faça leituras diretas do que o jogo está a pedir. São meninos muito capazes, inteligentes. Se calhar, também estamos com mais três pontos graças a ele. Terá o tributo que merece ter."

Jogadores pediram apoio aos adeptos: "Assenta tudo numa lógica de reciprocidade. É importante que nos casemos e percebamos que há momentos no jogo em que precisamos do apoio de fora, mesmo quando as coisas não estão bem. Percebo a impaciência dos adeptos. Eu, às vezes, também fico impaciente no banco. São 50 mil pessoas que têm um peso muito grande sobre os jogadores que estão em campo. Às vezes, é preciso uma voz de incentivo para que os jogadores serenem e percebam o que o jogo está a pedir. O plantel é jovem, tem alguma imaturidade, e vai ganhando maturidade à medida que os jogos vão acontecendo. O espaço para errar é muito curto, temos de andar muito próximo da perfeição. Estou muito orgulhoso daquilo que eles fazem, enchem-me a alma. Merecem aquilo que conquistaram."

Leia Também: 'El-rei' Samu desaparece, mas FC Porto bate Sp. Braga 'ao som do samba'

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas