O forte nevoeiro que se fez sentir na Choupana, este domingo, provocou a interrupção e consequente adiamento do duelo entre Nacional e Benfica, já depois de terem sido jogados cerca de oito minutos, sendo que, pouco depois, os dois clubes chegaram a acordo com a Liga para o reagendamento da partida para o próximo dia 19 de dezembro. No entanto, há um pormenor no horizonte que poderá virar um problema.
A solução encontrada a três poderá 'esbarrar' no calendário das provas organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol, uma vez que, para a situação em específico, as duas equipas poderão vir a ter jogos da Taça de Portugal para os dias 17, 18 ou 19 de outubro, em caso de sucesso nas próximas duas eliminatórias.
A única exceção que poderia levar um jogo da 5.ª eliminatória (no caso, os 'oitavos' da Prova-Rainha) a ser antecipado para 3, 4 ou 5 de dezembro passaria por um duelo entre equipas a competir a nível europeu, de acordo com um comunicado emitido pela FPF no passado dia 30 de abril.
"Nos jogos da 5.ª eliminatória que se realizem entre equipa que participa na Liga Conferência e equipa que participa na Liga dos Campeões ou Liga Europa, ou entre equipas que participam nas competições europeias com exceção da Liga Conferência, poderá ser utilizada a data alternativa de 3/4/5 Dezembro, desde que os clubes que participam na Liga dos Campeões ou Liga Europa comuniquem esse desejo à FPF até 4 Novembro. Se os clubes não estiverem de acordo com o agendamento na data alternativa de Dezembro, o jogo será agendado em sede de marcação de jogos, havendo a possibilidade do jogo desta eliminatória ou das jornadas da Liga Betclic adjacentes não serem realizados com 72 horas de de interval", pode ler-se.
Esse é logo um ponto que não abrange o emblema da Madeira, uma vez que apenas Sporting, Benfica, FC Porto, Sporting de Braga e Vitória SC estão a participar nas provas da UEFA. A FPF ainda não se pronunciou sobre o tema, pelo que, para já, não foi colocado nenhum entrave à nova data.
Leia Também: Jogadores do Benfica 'gozam' com nevoeiro na Madeira: "Suámos muito"