"Tozé Marreco teve o feeling de me pôr na frente. Foi um choro de alívio"

O central Raúl Silva, decisivo na primeira vitória do 'lanterna-vermelha' Farense na I Liga de futebol, destacou à Lusa o mérito do 'feeling' do treinador Tozé Marreco e alertou que os algarvios não podem parar por aqui.

Notícia

© SC Farense

Lusa
08/10/2024 09:22 ‧ 08/10/2024 por Lusa

Desporto

Raúl Silva

"O golo foi mérito do 'mister' [Tozé Marreco]. Durante a semana, trabalhámos muitas jogadas para fazer golo. Faltavam três minutos e ele teve o 'feeling' de me pôr na frente. Por ironia do destino, uma pitada de sorte ou competência do 'mister', conseguimos sair com o resultado positivo", afirmou o jogador, de 34 anos, em declarações à agência Lusa.

 

Aos 87 minutos da receção de domingo ao Estoril Praia, da oitava ronda do campeonato, Ricardo Velho pediu assistência médica e Tozé Marreco reuniu os jogadores de campo em volta de um quadro tático, promovendo Raúl Silva a ponta de lança improvisado, o que deu frutos com o solitário golo da vitória, aos 90+6 minutos.

Apesar de ter marcado o tento do importante triunfo, colocando fim ao jejum dos algarvios esta época -- somavam seis derrotas e um empate --, o central rejeitou vestir a pele de herói.

"Se há uma coisa que tenho de realçar é que decisivo e importante para a nossa primeira vitória foram a crença, a luta e a união, de toda a equipa e dos adeptos. Somente assim foi possível sairmos com esse resultado desse jogo", sublinhou.

Ainda o médio colombiano Velásquez não tinha feito a assistência, na sequência de contra-ataque conduzido pela direita por Pastor, já o central tinha planeado tudo na sua cabeça: "Já tinha o corpo enquadrado, em frente à baliza, e quando ela veio já sabia o que tinha de fazer, que era simplesmente tirar [do alcance] do guarda-redes. E tive felicidade".

O central comemorou de forma mais contida "em respeito" ao Estoril Praia, que já representou, mas após o apito final não conseguiu evitar as lágrimas, que considerou "um choro de desabafo".

"Estamos há três, quatro meses a lutar diariamente e as coisas não estavam a acontecer. Foi um choro de alívio, porque não era só eu, todo o grupo merecia passar por um momento assim", sustentou.

Para Raúl Silva, de resto, não foi um momento inédito, como o próprio recordou à Lusa: "No Paysandu, em 2013, no último minuto de jogo, vou para a área e faço um golo de cabeça que nos dá o título [paraense]. E no Braga, na qualificação para a Liga Europa contra uma equipa da Suécia [AIK Estocolmo, em 2017], faço outro golo ao minuto 120. Este é mais um capítulo que vou guardar na minha memória com muito carinho".

A vitória deu confiança ao Farense, 18.º e último classificado da I Liga com quatro pontos, a um de Estrela da Amadora e Nacional, mas o defesa argumentou que este é apenas o primeiro passo.

"O jogo com o AVS [0-0], por não termos perdido, por termos mantido a baliza a zero, já nos passou confiança para este jogo. Depois desta vitória, a confiança aumenta e era uma coisa de que precisávamos neste momento. Mas não pode parar por aqui: temos de trabalhar cada vez mais, a dobrar, para termos mais momentos destes num futuro próximo", referiu.

Raúl Silva justificou o início negativo de época do Farense com as muitas mudanças na pré-epoca, embora ressalvando que, com José Mota, treinador que saiu após a sexta jornada, com seis derrotas averbadas, a equipa já mostrava "atitude, perseverança e resiliência".

"O 'mister' Tozé Marreco deu continuidade a essa agressividade, a esse espírito, com algumas 'nuances' táticas, que conseguimos absorver rapidamente. E com resultados, é mais fácil trabalhar. Temos um longo caminho pela frente, de muito trabalho, e espero que juntos, 'mister', equipa técnica, jogadores, equipa e adeptos, com muita luta, possamos fazer um bom resto de campeonato, mantendo o Farense onde merece estar", concluiu o central.

Leia Também: Tozé Marreco festejou golo aos 90+5' junto da família... e acabou expulso

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas