"Capacidade de Hugo Viana mudou Sporting. Clube ficou mais transparente"

O presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Futebol, Futsal e Futebol de Praia (ANDIF) considerou hoje que o anúncio de Hugo Viana como diretor-geral do Manchester City a partir da época 2025/26 comprova um "dirigismo a evoluir".

Notícia

© Global Imagens

Lusa
13/10/2024 11:46 ‧ 13/10/2024 por Lusa

Desporto

Sporting

António Diamantino Gonçalves crê que o acordo oficializado no sábado pelo campeão nacional luso e pelo tetracampeão inglês é um "reconhecimento público do dirigismo nacional" e realça que outros portugueses podem seguir as 'pisadas' do dirigente de 41 anos, com um percurso como diretor desportivo dos 'leões' que começou em 2018/19 e encerra no final da temporada em curso.

 

"É sinónimo de que o dirigismo está a evoluir, de que os cursos de dirigismo que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a ANDIF estão a fazer estão a dar resultados. É um orgulho que, em conformidade com os jogadores e os treinadores que temos na 'primeira linha', os dirigentes estejam a fazer o mesmo caminho", diz, à Lusa.

À frente da associação sediada em Vila Real desde 2012, o responsável vinca ainda que a transferência de Hugo Viana para um clube que venceu oito dos últimos 13 campeonatos ingleses e ainda a Liga dos Campeões em 2023 premeia o contributo do antigo internacional português para a melhoria do clube de Alvalade desde 2018, com reflexo nos campeonatos nacionais conquistados em 2020/21 e 2023/24.

"A capacidade e a categoria do Hugo Viana mudaram completamente o Sporting. O clube ficou mais 'transparente'. As coisas aparecem feitas. Numa altura que financeiramente nem era boa para o Sporting, ele conseguiu fazer um trabalho excelente, o que nos leva a crer que, nas dificuldades, se fazem grandes clubes quando há grandes homens à frente. O Hugo Viana é um exemplo disso. É uma honra para nós tê-lo como dirigente", acrescentou.

Ciente que a maioria dos 34.500 dirigentes referenciados pela ANDIF está no futebol distrital, António Diamantino Gonçalves admite que o principal desafio do setor é o de "levar os bons exemplos do futebol profissional" para os clubes amadores, dando-lhes "ferramentas para que possam ter mais autonomia".

Após experiências como diretor desportivo no Belenenses (2017/18) e no Sporting, Hugo Viana vai ser diretor-geral dos 'citizens', clube no qual alinham os internacionais lusos Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva, substituindo o espanhol Txiki Begiristain.

O Sporting revelou que a saída de Hugo Viana vai ser colmatada com a entrada de Bernardo Pinheiro para a função de diretor-geral, após prestar assessoria executiva à administração e ao departamento de futebol dos 'leões' entre 2020 e 2023.

Leia Também: Quem é Bernardo Palmeiro, o novo 'braço direito' de Varandas no Sporting?

Leia Também: Oficial: Hugo Viana confirmado no Man. City e já se sabe quando começa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Depay conduziu sob efeito do álcool: "Deveria ter ido de táxi"

Internacional

Depay conduziu sob efeito do álcool: "Deveria ter ido de táxi"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em destaque no segundo dia de testes em Sepang

MotoGP

Miguel Oliveira em destaque no segundo dia de testes em Sepang

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas