O FC Porto prepara-se para encerrar a nona jornada da I Liga, esta segunda-feira, com uma deslocação ao reduto do AVS, na tentativa de 'fugir' do rival Benfica para se reaproximar, simultaneamente, do outro rival, o líder (e campeão) Sporting.
A equipa de Vítor Bruno regressa ao campeonato com o 'embalo' do triunfo frente ao Hoffenheim (2-0), naquele que foi o primeiro sorriso azul e branco na Liga Europa, com o intuito de 'meter a quinta', mas não terá tarefa fácil.
Já o conjunto de Vítor Campelos não sabe o que é perder em casa na presente temporada, com o registo de duas vitórias e dois empates, destacando-se o facto de não ter sofrido qualquer golo em nenhum dos últimos três duelos na Vila das Aves.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental), na Vila das Aves, com arbitragem de Miguel Nogueira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Vítor Campelos:
Qualidade do FC Porto: "O FC Porto é sempre o FC Porto e tem uma equipa de grande qualidade. Sabemos o grau de dificuldade, mas preparámo-nos a pensar no que podemos fazer. Precisamos de ter alguma atenção defensiva quanto às nuances padronizadas do adversário e trabalhámos para explorar aspetos ofensivos. O FC Porto não se resume ao Samu e vale também pelo resto da equipa. Temos de estar defensivamente concentrados e focados no seu todo e não apenas preocupados com um jogador".
Nível para defrontar um 'grande': "Um dos aspetos importantes para o nosso clube é promover jogadores que nos possam dar dividendos. Se jogarmos bem, estamos mais perto de potenciá-los. Por isso, prevejo um bom jogo. Os nossos índices de concentração estarão altos, porque todos os atletas gostam de atuar nestes encontros. Temos de ser uma equipa bastante competitiva, muito concentrada e sempre agressiva, no bom sentido, nas disputas de bola".
Invencibilidade em casa: "É mais um fator de motivação. Sabemos que cada jogo tem a sua história e agora vem o mais importante da época, porque é o próximo. Queremos dar continuidade a esse registo de sermos imbatíveis em casa e, se possível, com três pontos".
Vítor Bruno:
Números do AVS: "É uma equipa que em casa ainda não perdeu. Não tem sofrido golos. É um indicador da forma como eles defendem o resultado. Temos de olhar para o jogo muito sérios, com vontade de ganhar, com gente perigosa e acutilante na frente. Temos de estar muitos atentos, com e sem bola, para além de olhar para algumas fragilidades que eles podem ter. Vir de lá com três pontos é o mais importante".
Gestão do plantel: "O sentido de responsabilidade é sempre o mesmo. Há que olhar para o adversário e dar-lhe o valor que merece. Temos um longo ciclo. Do ponto de vista físico não há nada que salte para cima da mesa. Olhamos para a dimensão mais estratégica, para tirar o melhor partido do que o adversário oferece. Foi assim que preparámos o jogo. Sem qualquer tipo de gestão, com a máxima vontade de ganhar, com os onze de início em campo e os que saltam do banco".
Ansiedade da equipa: "Se estiverem sempre ansiosos e ganharem os jogos por 2-0, deem-me uma folha que eu assino já".
Últimos resultados
AVS: V-E-E-D-V
FC Porto: V-V-V-E-V
Últimos onzes
AVS: Pedro Trigueira, Léo Alaba, Nacho Rodríguez, Jorge Teixeira, Rafael Rodrigues, Jonatan Lucca, Luís Silva, Giorgi Aburjania, Vasco Lopes, Babatunde Akinsola e Zé Luís.
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Nico González, Alan Varela, Pepê, Iván Jaime, Wenderson Galeno e Samu Omorodion.
Ausências
AVS: Lucas Piazón e Lucas Moura (lesionados).
FC Porto: Iván Marcano e Zaidu (lesionados).
Leia Também: Marcar no jogo de estreia pelo FC Porto? Estes 10 jogadores fizeram-no