Adeptos 'Kerem', Akturkoglu dá. Benfica 'cala' desilusão com goleada

Akturkoglu foi a figura da partida com três golos no Estádio da Luz. Encarnados reagiram da melhor maneira após a derrota contra o Feyenoord a meio da semana.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
27/10/2024 19:55 ‧ 27/10/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

Bruno Lage pediu uma "resposta à Benfica" depois da surpreendente derrota contra o Feyenoord a meio da semana e a verdade é que os seus jogadores acabaram por apresentá-la. Os encarnados receberam e golearam, este domingo, o Rio Ave por 5-0, em jogo a contar par a nona jornada do campeonato português.

 

No regresso dos jogos da I Liga ao Estádio da Luz, o turco Kerem Akturkoglu brindou os adeptos com uma exibição superlativa e marcou três dos golos do encontro, chegando ao seu primeiro hattrick de águia ao peito. Schjelderup, que marcou o primeiro golo ao serviço dos lisboetas, e Amdouni assinaram os tentos que fecharam a goleada

Filme do jogo:

Por forma a deitar para trás das costas a desilusão europeia, Bruno Lage decidiu mexer na equipa inicial. E relação à equipa que entrou em campo diante do Feyenoord, o treinador setubalense fez uma mexida no sistema tático e retirou Florentino Luís do onze inicial. Kokçu recuou no terreno de jogo para o lugar do médio português e Beste foi chamado à titularidade.

E Lage não demorou muito tempo a colher os efeitos desta alteração. O Benfica foi dono e senhor dos primeiros 45 minutos da partida, diante de um Rio Ave que pouco ou nada importunou a baliza à guarda de Trubin, e chegou aos 16 minutos com dois golos de vantagem. Akturkoglu foi uma autêntica dor de cabeça para a defesa vilacondense e bisou com golos aos 12 e 16 minutos.

Perto da meia hora de jogo, Di María, que tinha assistido para o 2-0 em Lisboa, esteve à beira de regressar aos golos. O argentino picou a bola sobre Miszta, mas Tiknaz apareceu em cima da linha de golo a evitar novo festejos dos encarnados. Pavlidis também tentou a sua sorte ao minuto 41, mas o remate saiu fraco e para defesa fácil de Miszta.

Mas a primeira parte não estava terminada. O provérbio popular diz que não há duas sem três e Akturkoglu levou-o à letra ainda antes das duas equipas recolherem ao relvado para o tempo de descanso. Após um corte mal feito por Patrick William contra a coxa de Di María, a bola encaminhou-se para o turco que chegou ao primeiro hattrick de águia ao peito (45+3').

A segunda parte começou com um golo anulado ao Benfica. Kokçu, com tudo para fazer o 4-0, deixou a bola em Pavlidis e este atirou para o fundo das redes. Porém, o avançado grego estava em posição irregular e viu o golo ser-lhe anulado. Logo de seguida, e para compensar o erro anterior, Patrick William cortou um remate de Di María que levava selo de golo.

Com o encontro mais do que controlado, Bruno Lage optou por retirar Pavlidis e Akturkoglu da partida em cima da hora de jogo, talvez tendo em vista a partida da Taça da Liga contra o Santa Clara. Arthur Cabral, que rendeu o grego, mostrou estar ligado à ficha logo desde que foi chamado a entrar. O brasileiro rematou com o pé direito de fora da área e deixou Miszta com as luvas a 'arder'. 

O Benfica carregava e o guardião polaco do Rio Ave voltou a mostrar serviço aos 72 minutos. Amdouni, também ele vindo do banco de suplentes, cabeceou após cruzamento de Di María, na área, pela direita. O guarda-redes respondeu de pronto com uma grande defesa. Mas Miszta não teve a mesma sorte em dois minutos loucos na reta final. 

Num curto espaço de tempo, o Benfica chegou à goleada que os adeptos nas bancadas já estavam a adivinhar depois de muita insistência. Aos 79 minutos, e após um cruzamento rasteiro de Carreras, Schjelderup apareceu solto de marcação para se estrear a marcar de águia ao peito. Dois minutos volvidos, e novamente através da esquerda, Amdouni beneficiou de um ressalto após remate de Schjelderup e fez o quinto golo dos encarnados.

Estava, assim, selado o regresso às vitória do Benfica e logo com uma mão-cheia de golos. Com este triunfo, o clube da Luz retoma o terceiro posto da I Liga, com 19 pontos, a oito do líder Sporting. Por seu turno, o Rio Ave é 13.º colocado da competição, com oito pontos, mais três face à linha de água.

Momento do jogo: O golo marcado por Akturkoglu à beira do intervalo acabou por se revelar essencial para o triunfo encarnado. O hat-trick do turco antes do apito para o descanso deitou por terra o que podia ser uma reação do Rio Ave na segunda parte.

Equipas iniciais

Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Orkun Kökçü, Ángel Di María, Beste, Kerem Aktürkoglu, Vangelis Pavlidis.

Suplentes: Samuel Soares, António Silva, Amdouni, Arthur Cabral, Schjelderup, Kaboré, Rollheiser, Florentino e Renato Sanches.

Rio Ave: Cezary Miszta, Aderllan Santos, Jonathan Panzo, Patrick William, João Tomé, João Novais, Demir Tiknaz, Omar Richards, Aguilera, Clayton e Kiko Bondoso.

Suplentes: Jhonatan; Amine, Morais, João Graça, Hassan, Medina, Renato Pantalon, Fábio Ronaldo e Olinho.

Antevisão

É um Benfica em plena ressaca europeia aquele que, este domingo, recebe o Rio Ave, em jogo a contar para a nona jornada da I Liga. É que os encarnados somaram a primeira derrota sob o comando do técnico Bruno Lage na receção aos neerlandeses do Feyenoord (1-3) e também viram o Santa Clara 'roubar' o lugar no pódio.

A turma encarnada regressa agora ao campeonato para enfrentar um adversário que nunca venceu no Estádio da Luz em 32 jogos disputados nas várias provas, conseguindo apenas quatro empates. A juntar a esta situação, os vilacondenses não vencem na I Liga há quatro encontros consecutivos.

Espera-se, por isso, um encontro nada fácil para os encarnados. Além de procurarem não deixar fugir ainda mais o líder Sporting, os lisboetas terão pela frente um adversário que procura afastar esta onda negativa e, por consequência, deixar a parte mais baixa da tabela classificativa.

O encontro entre Benfica e Rio Ave tem apito inicial agendado para as 18h00 deste domingo no Estádio da Luz, em Lisboa, será ajuizado por Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa, e poderá acompanhá-lo, em direto, através do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica vence dérbi de juvenis (recheado de golos) em Alcochete

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Trincão falhou penálti no Sporting-Benfica e Pote apoiou-o desta forma

Taça da Liga

Trincão falhou penálti no Sporting-Benfica e Pote apoiou-o desta forma

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Radares de velocidade violam a privacidade dos condutores?

Radares

Radares de velocidade violam a privacidade dos condutores?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas