Depois do desaire na abertura da prova, reservada aos oito melhores jogadores da temporada, frente a Casper Ruud, o jovem de Múrcia, número três do mundo, apresentou-se em melhores condições físicas e superou o moscovita em dois sets, pelos parciais de 6-3 e 7-6 (10-8).
"Surpreendi-me a mim próprio. Pela forma como joguei do fundo do 'court' e com o meu serviço. Tentei ficar focado no meu jogo, no que tinha de fazer e esquecer que não me sinto bem e estou doente", explicou Alcaraz, engripado e com problemas no estômago.
Graças ao triunfo, o campeão de Roland Garros e Wimbledon passou para a frente no confronto direto com Rublev, que figura no oitavo lugar no ranking ATP, e manteve em aberto a possibilidade de assegurar, diante do próximo adversário, Alexander Zverev, uma vaga na fase seguinte do torneio de encerramento da temporada.
Já o germânico, número dois mundial, encerrou a jornada de hoje na Inalpi Arena com mais um triunfo, desta feita frente ao norueguês Ruud, com os parciais de 7-6 (7-3) e 6-3, ao fim de uma hora e 27 minutos.
Mesmo tendo ultrapassado Andrey Rublev no primeiro encontro da fase de grupos e hoje o sétimo do mundo, Zverev, bicampeão das ATP Finals, ainda não tem garantida a presença nas meias-finais, embora esteja muito bem encaminhado.
Leia Também: Barcelona quer 'roubar' Viktor Gyokeres ao Sporting? Deco esclarece tudo