Em comunicado, o ministro angolano da Juventude e Desportos, Rui Falcão, disse que os resultados alcançados pela seleção angolana demonstram o trabalho árduo e o espírito competitivo da equipa técnica e dos jogadores, que, por isso, merecem o respeito e admiração de todos os angolanos.
"Esta conquista é marcada por três feitos históricos que enchem de orgulho todos os angolanos e, em particular, os nossos jovens e desportistas. Primeiro, a qualificação foi assegurada com mérito quando ainda faltavam duas jornadas para o final da campanha. Segundo, a seleção terminou a fase de grupos sem derrotas, demonstrando consistência e determinação. Terceiro, Angola alcançou a maior pontuação de sempre numa fase de qualificação. Estes resultados são um testemunho do trabalho árduo, do espírito competitivo e da dedicação da nossa equipa técnica e dos nossos jogadores, que merecem o respeito e admiração de todos os angolanos", lê-se.
O governante não escondeu a ansiedade pela preparação da seleção angolana de futebol para a competição africana, que vai decorrer de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, em Marrocos, assim como o desejo de ver Angola qualificada também para o Campeonato do Mundo de 2026.
"Temos agora um ano para preparar, com seriedade e ambição, a nossa participação na próxima CAN, onde os nossos objetivos serão elevados. Paralelamente, direcionaremos a nossa atenção para a fase de qualificação para o Mundial de futebol de 2026, que retoma em março do próximo ano. A nossa ambição é clara: também queremos estar presentes no próximo Mundial", disse.
Angola empatou hoje 0-0 diante do Sudão, em jogo da sexta e última jornada, e terminou sem derrotas a fase de apuramento para a Taça das Nações Africanas (CAN2025), com 14 pontos, fruto de quatro vitórias e dois empates, e alcançou a maior pontuação de sempre numa fase de qualificação da competição africana.
No Grupo F, o Sudão, com oito, também garantiu a qualificação, enquanto o Níger terminou em terceiro, com sete, após vitória hoje sobre o Gana (2-1), que ficou em último, com apenas três pontos.
Leia Também: Angola de Pedro Gonçalves termina qualificação para CAN'2025 sem perder