A seleção nacional feminina não foi além de um empate com a congénere da Chéquia (1-1), esta sexta-feira, e tornou indispensável um triunfo na visita a este país, na próxima terça-feira, de forma a conseguir um lugar no Campeonato da Europa de 2025.
Portugal até entrou bem num Estádio do Dragão que bateu o recorde de assistência de um jogo de futebol feminino no país, com 40.189 espetadores, e nos instantes iniciais chegou a ficar-se com a sensação de que a equipa das quinas não ia precisar de sofrer para assegurar a qualificação - o que, afinal, não se veio a verificar.
Depois de várias investidas que se traduziram em alguns remates, a Chéquia concretizou a primeira situação de perigo e, através dela, conseguiu chegar ao primeiro golo do jogo. A média Katerina Svitkova, ao minuto 33', fez 'gelar' o Dragão e obrigou a uma readaptação da estratégia por parte do selecionador Francisco Neto.
O tempo de intervalo foi 'bom conselheiro' para as jogadoras lusas e a segunda parte começou, praticamente, com o golo do empate. Kika Nazareth aproveitou com uma boa finalização o passe de Andreia Jacinto e depositou a esperança de que Portugal ainda podia viajar para a Chéquia em vantagem, embora o marcador não tenha voltado a alterar-se até ao final.
Para o conjunto luso só interessa, agora, um triunfo para que se continue a sonhar com o acesso ao Europeu. O segundo duelo entre estas duas seleções está marcado para terça-feira, a partir das 16h45, na AGC Arena Na Stinadlech.
Leia Também: Vem aí recorde. Lotação esgotada no Portugal-Chéquia em futebol feminino