João Pereira já sabe o que é ganhar no campeonato, mas esta quarta-feira tem um novo desafio de grande importância, naquele que será o reencontro com uma das equipas com que perdeu no final do mês passado: o Santa Clara.
Dezassete dias depois, e uma vez mais em Alvalade, o Sporting recebe o conjunto açoriano, ainda que desta vez o foco esteja na Taça de Portugal. O encontro dos oitavos-de-final é de 'vida ou morte' no que diz respeito à permanência na competição e para o novo treinador dos leões pode ser, também, uma nova oportunidade para mostrar que merece estar neste lugar, quer aos adeptos, como também à direção.
Para chegar a esta fase da prova, o Sporting venceu o Amarante, por 5-0, precisamente no primeiro jogo de João Pereira no comando técnico dos leões. Já o Santa Clara, antes superou o Gondomar SC, por 0-1, o mesmo resultado com que deixou para trás o Famalicão. Vale lembrar que, para já, os açorianos são a equipa sensação do campeonato nacional, tendo já somado 27 pontos que lhe permitem estar no quarto lugar da tabela.
O jogo entre Sporting e Santa Clara está agendado para as 20h45 desta quarta-feira, no Estádio José de Alvalade, e será apitado por Hélder Malheiro, da AF Lisboa. Acompanhe, mais logo, todas as incidências da partida, com o contributo do Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
João Pereira
Importância da vitória para reagir: "Sentimos desde a primeira derrota uma grande vontade de dar uma resposta. Um empenho constante. Isso verificámos em todos os jogos, em que entrámos muito bem. Era a tal resposta que os jogadores estavam dispostos a dar. Faltou fazer o golo para ter alguma tranquilidade. Estamos num bom caminho e estáveis a nível emocional para dar continuidade aos bons resultados".
Derrota no último jogo contra o Santa Clara: "Fizemos a análise a esse jogo e o resultado é completamente enganador. Tivemos muito mais oportunidades de golo e sabemos que no futebol isto pode acontecer. Em 20 remates, ter duas ocasiões de golo e ir para o intervalo com um empate. Esperemos que não aconteça muitas vezes".
'Onda' de lesões: "Continuam os mesmos lesionados. O St. Juste recuperou. Há alguns jogadores em dúvida. O Gonçalo Inácio ainda está em dúvida e há outros. Vão jogar os que estiverem mais aptos. Confiamos nos jogadores a 100 por cento. Vão jogar os que estiverem mais aptos. O Edu [Quaresma] saiu tocado no último jogo, o Franco saiu com algumas queixas fruto de uma situação que já tinha anteriormente. Por sua vez, o Inácio continua sob avaliação".
Vasco Matos
Vitória recente para o campeonato: "Todos os jogos têm histórias diferentes. O jogo do campeonato já passou e este será completamente diferente. Temos de o preparar bem e temos de melhorar. O do campeonato é passado e temos de andar em frente, seguir o nosso caminho, com muito respeito pelo nosso trabalho e com muita humildade".
Qualidades do Santa Clara: "Temos de estar muito preparados e ter muita ambição, pois obviamente queremos disputar o jogo e tentar vencer. Somos uma equipa ambiciosa, organizada e temos de ser muito resilientes. O plano de jogo tem de ser cumprido à regra e temos muita ambição de vencer. Queremos muito passar esta eliminatória".
Últimos resultados
Sporting: D-D-D-D-V
Santa Clara: V-V-V-V-D
Últimos onzes
Sporting: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Matheus Reis, Geny Catamo, Morten Hjulmand, João Simões, Geovany Quenda, Francisco Trincão, Maxi Araújo e Viktor Gyokeres.
Santa Clara: Gabriel Batista, Frederico Venâncio, Luís Rocha, Sidney Lima, Diogo Calila, Adriano Firmino, Serginho, MT, Vinícius Lopes, Alisson Safira e Gabriel Silva.
Ausências
Sporting: Eduardo Quaresma e Franco Israel (em dúvida); Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Daniel Bragança, Hidemasa Morita e Gonçalo Inácio (lesão).
Santa Clara: Ricardinho e Pedro Pacheco (lesão).
Leia Também: Sporting quer 'vingança' na Taça: "Tranquilidade igual à do primeiro dia"