FIFA implementa quadro regulamentar provisório sobre transferências

A FIFA anunciou hoje a aplicação, de forma imediata, de um quadro regulamentar provisório relativo ao Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores (RETJ), elaborado de acordo com consultas aos principais parceiros.

Notícia

© Getty Images

Lusa
23/12/2024 16:10 ‧ há 3 horas por Lusa

Desporto

FIFA

O referido quadro aborda normas relativas à indemnização por incumprimento de contrato, responsabilidade conjunta e solidária no pagamento de indemnizações, incentivos ao incumprimento contratual, certificados de transferência internacional e procedimentos ante o Tribunal do Futebol.

 

"O objetivo é trazer clareza e estabilidade para os próximos períodos de inscrição e manter a uniformidade das normas a nível global", explicou o organismo, sendo que a nova medida abrange ainda os casos pendentes perante o Tribunal do Futebol.

A FIFA, que vai manter as consultas com vista a reforçar o quadro regulamentar a longo prazo, recorda que, enquanto organismo regulador mundial do futebol, tem "a responsabilidade de fornecer a maior estabilidade e clareza regulamentar possíveis nas circunstâncias atuais".

"Todas as partes envolvidas compreendem que o quadro provisório não afetará o diálogo em curso sobre eventuais modificações de longo prazo", acrescentou a instituição, referindo-se sobretudo a alterações permanentes.

Na sequência de uma sentença do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) no caso do futebolista francês Lassana Diarra, em outubro a FIFA iniciou um diálogo global sobre o sistema de transferências, com o objetivo de adaptar o artigo 17 do RETJ.

O TJUE considerou que algumas normas da FIFA relativas à transferência de jogadores violam o direito europeu, por restringirem a livre circulação e a concorrência entre clubes, além de não serem indispensáveis ou necessárias.

Em causa estão o pagamento de indemnizações pelo novo clube do jogador, no caso de rescisão unilateral do contrato anterior, bem como a aplicação de sanções por incumprimento e a possibilidade de as federações negarem certificados de transferência durante a pendência de litígios.

O caso remonta a uma queixa do futebolista francês Lassana Diarra, ex-jogador do Chelsea, Arsenal, Real Madrid e Paris Saint-Germain, entre outros, que contestou parte das normas aplicáveis às relações contratuais entre jogadores e clubes previstas no RETJ.

O processo foi remetido ao TJUE por um tribunal belga, após passar por várias instâncias judiciais, e envolvia uma reclamação de 10 milhões de euros apresentada pelo Lokomotiv de Moscovo contra Diarra e o clube belga Charleroi.

Leia Também: Tozé Marreco reage ao castigo da FIFA ao Farense: "Será resolvido"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristiano Ronaldo como nunca o viu! No meio da neve e rodeado de renas

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo como nunca o viu! No meio da neve e rodeado de renas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas