Sporting-Benfica: Encarnados renasceram com Bruno Lage rumo à liderança

O Benfica renasceu na I Liga de futebol sob a alçada de Bruno Lage, alcançando a liderança antes de visitar o Sporting, após um início de época pouco auspicioso, que levou ao despedimento de Roger Schmidt.

Notícia

© Getty Images

Lusa
27/12/2024 08:06 ‧ há 17 horas por Lusa

Desporto

I Liga

Bruno Lage, campeão pelos 'encarnados' na temporada 2018/19, regressou à Luz para render o alemão Roger Schmidt, que venceu o campeonato na sua primeira época, em 2022/23, mas não deu seguimento ao sucesso, com uma temporada seguinte negativa.

 

No entanto, o presidente Rui Costa decidiu manter o treinador germânico para a época agora em curso, apesar da contestação, o que apenas durou quatro jornadas: o desaire em Famalicão, por 2-0, e o empate com o Moreirense, por 1-1, foram a 'gota de água'.

Depois de experiências nos ingleses do Wolverhampton e nos brasileiros do Botafogo, Bruno Lage regressou a 'casa' e pegou na equipa principal do Benfica a meio da época, tal como a primeira vez, e voltou a surtir efeito, nos resultados e na qualidade de jogo.

À quinta ronda, já o Benfica estava a cinco pontos do líder Sporting, que contabilizou 11 vitórias nas primeiras 11 rondas, numa máquina completamente 'afinada' com Ruben Amorim e que parecia 'embalar' para um bicampeonato que foge há décadas.

As oito vitórias consecutivas das 'águias' - entre as quais um muito convincente 4-1 na receção ao FC Porto, da 11.ª jornada - desde que Bruno Lage assumiu o comando não deixaram fugir ainda mais na frente o rival lisboeta, tendo também somado goleadas.

Os encontros com Santa Clara (4-1), Boavista (3-0), Gil Vicente (5-1) e Rio Ave (5-0), de forma consecutiva, marcaram a mudança de paradigma do Benfica, com uma postura mais balanceada para o ataque, ao mesmo tempo que revelava boa coesão defensiva.

Após vencer o FC Porto e de uma terceira paragem para as seleções nacionais, a turma da Luz decaiu em termos de qualidade futebolística, mas nem assim deixou de vencer, sendo exceção a igualdade a uma bola registada na visita à Vila das Aves, contra o AVS.

Passar o Natal e chegar ao dérbi no primeiro lugar da tabela classificativa era algo que parecia 'impossível' em novembro, mas que se tornou mesmo realidade, face à quebra enorme que o Sporting sofreu depois de Ruben Amorim rumar ao Manchester United.

Tendo em conta a partida em atraso na Madeira, frente ao Nacional, adiada devido ao nevoeiro e entretanto concluída, a liderança chegou a estar durante várias semanas a longínquos oito pontos, que foram revertidos num ápice, durante o mês de dezembro.

Sob o comando de João Pereira, os 'leões' foram perdendo pontos atrás de pontos e o Benfica aproveitou, num 'onze-base' já muito bem vincado: Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Carreras, Florentino, Aursnes, Di María, Kökçü, Akturkoglu e Pavlidis.

O campeão Sporting, segundo, com 37 pontos, e o líder Benfica, com 38, da 16.ª ronda da I Liga, está marcado para as 20:30 de domingo, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e vai contar com a arbitragem de Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches partilha mensagem enigmática antes do Sporting-Benfica

I Liga

Renato Sanches partilha mensagem enigmática antes do Sporting-Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

ANSR

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas