O Estádio da Madeira vai ser palco, esta sexta-feira, do encontro de abertura da 17.ª jornada da I Liga, que colocará, frente a frente, Nacional e FC Porto. Isto é, claro está, se as condições meteorológicas assim o permitirem.
Tal como aconteceu com o Nacional-Benfica, há, sensivelmente, três meses, o nevoeiro que se abate sobre a Chouapana vai, para já, lançando algumas dúvidas quanto à realização do duelo, de tal maneira que as duas equipas já concordaram que, a ser necessário, o mesmo será adiado para sábado.
Esta será, de resto, uma partida de capital importância para ambas as equipas, começando, desde logo, pelos dragões, que, em caso de vitória, irão passar, pelo menos, algumas horas isolados na liderança, visto que só depois é que o Sporting visita o Vitória SC.
Os insulares, por seu lado, 'desesperam' por escapar à luta pela manutenção, visto que entrarão em campo na 15.ª posição, com 13 pontos conquistados, tantos quanto o Farense, equipa que mora imediatamente abaixo da 'linha de água', antes da visita ao Santa Clara.
O Nacional-FC Porto será ajuizado por Tiago Martins, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, e tem apito inicial agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental).
Treinadores em discurso direto
Tiago Margarido
Expetativas: Vamos apanhar o melhor FC Porto da época, que está a partilhar a liderança do campeonato [com o Sporting] e que vem motivado ao Estádio da Madeira. Portanto, contamos com um FC Porto na sua máxima força.
Sinais de evolução: Penso que estamos numa senda de consolidação do nosso processo e acreditamos que estamos ainda mais preparados para defrontar, na minha opinião, o melhor FC Porto da época, porque acabou de ascender à liderança. Contamos com essas dificuldades, obviamente, mas estamos preparados.
Principais ameaças: O FC Porto tem um ataque posicional muito agressivo e coloca muitos jogadores na frente, com dois jogadores a dar largura máxima ao campo. Portanto, contamos com um FC Porto que se vai expor muito no seu processo ofensivo. Obviamente que trabalhamos o nosso processo defensivo a contar com essas dificuldades que nos possam criar, mas também criam bastante espaço naquilo que é a possibilidade de saída para a transição e vamos estar focados nisso.
Vítor Bruno
Risco de adiamento: Estamos preparados para todos os cenários, para começar à hora, para o jogo ter de ser parado, retomado no próprio dia, no dia seguinte... Queremos muito é jogar, num campo difícil, perante uma equipa muito bem orientada, com jogadores de grande talento individual, numa solidez defensiva que tem sido notória nos últimos jogos em casa. Temos de ser sempre muito humildes e respeitadores quanto ao que está diante de nós e nunca ter a pretensão de nos agigantarmos perante ninguém. Sabemos que o perigo vai acontecer a qualquer curva.
Fábio Vieira: Está apto, está convocado. Se começa ou não, será uma decisão estratégica. Acidentes acontecem a todos. Tocou-lhe a ele, é bom é que perceba a mensagem e que não volte a acontecer. É importante para nós, tal como qualquer Fábio do plantel. As regras são iguais para todos, quem tentar desviar-se da norma poderá incorrer neste tipo de consequência.
FC Porto a crescer: Não podemos ignorar o facto de que temos um plantel jovem, a perceber a exigência do clube. A equipa tem sido sólida. Tudo isto leva tempo. É aferido à semana, mas é a nossa vida, estamos sujeitos à crítica. Temos de perceber os passos a dar, ser fiéis ao que estamos a construir e estar comprometidos com o trabalho diário. Olho para eles e vejo vontade de cumprir à risca aquilo que lhes é pedido. Enquanto for assim, a equipa está sempre mais preparada para ter bons resultados. Há dois anos que não somos campeões e temos de ser este ano.
Últimos resultados
Nacional: D-V-D-E-D
FC Porto: E-V-V-V-V
Últimos onzes
Nacional: Lucas França; Garcia, Ulisses Wilson, Léo Santos, José Gomes; Djibril Soumaré, Bruno Costa, Luís Esteves; João Aurélio, Dudu e Isaac Tomich.
FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Wenderson Galeno; Stephen Eustáquio, Nico González; André Franco, Pepê e Samu Aghehowa.
Ausências
Nacional: Rúben Macedo e Miguel Baeza (lesionados).
FC Porto: Iván Marcano, Francisco Moura, Marko Grujic (lesionados) e Nico González (castigado).
Leia Também: "Samu não vai ficar muito tempo no FC Porto"