O FC Porto anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde deste sábado, que, "após recuperação total de uma lesão contraída em setembro de 2023, Iván Marcano foi dado como apto pelo departamento médico".
O defesa-central, recorde-se, já não joga desde o dia 15 de setembro de 2013, quando foi aposta a titular por parte de Sérgio Conceição no triunfo conquistado perante o Estrela da Amadora, no Estádio José Gomes, por 0-1, tendo sido substituído por Wendell, logo ao nono minuto, por motivos de ordem física.
Desde então, passaram-se, aproximadamente, 16 meses. Pelo meio, o jogador de 37 anos de idade acompanhou o plantel azul e branco, até mesmo nas competições europeias (para as quais não estava inscrito), mas sem nunca poder jogar.
O regresso aos relvados pode, assim, dar-se já na próxima terça-feira, perante o Sporting, mas meias finais da Taça da Liga. Em sentido inverso, Vítor Bruno sabe que, à partida, não poderá contar com Marko Grujic e Francisco Moura, que prosseguem em tratamento.
Leia Também: Jogador afastado por Vítor Bruno atento à estreia de Sérgio Conceição