Com um arranque de 2025 desastroso, com três derrotas em outros tantos jogos, o FC Porto despediu-se da Taça da Liga e, quando estava perto de conseguir chegar à liderança da I Liga, caiu para o terceiro lugar com o desaire em casa do Gil Vicente (3-1) a ditar o despedimento de Vítor Bruno, que até tinha sido o melhor treinador de dezembro do campeonato.
Numa fase de liga bastante equilibrada, o FC Porto, que ocupa o 18.º lugar, com oito pontos, a apenas três do oitavo lugar, que dá acesso direto aos oitavos de final, recebe os gregos do Olympiacos, que são 15.ºs, com mais um ponto.
Com apenas duas jornadas por disputar, os 'dragões' até podem garantir já o apuramento, caso vençam, dependendo depois dos resultados das equipas situadas abaixo do 24.º posto, último de acesso ao play-off, como o Sporting de Braga, que é 25.º, com sete pontos, e joga em casa dos belgas do Union Saint-Gilloise.
A saída de Vítor Bruno, confirmada na madrugada de segunda-feira, será colmatada interinamente por José Tavares, não sendo ainda certo que será o diretor da formação do clube a dirigir o encontro de quinta-feira, marcado para as 17:45.
Este será o nono encontro entre as duas equipas -- os anteriores oito foram na Liga dos Campeões -- e o quinto em casa dos 'azuis e brancos', que apenas cederam um empate no seu terreno, em 1998/99, tendo vencido por 2-0, em 2020/21, no único confronto desde a inauguração do Estádio do Dragão, num resultado inaugurado pelo agora regressado Fábio Vieira.
Para este encontro, o FC Porto ainda não deverá poder contar com o lesionado Martim Fernandes, restando saber se o novo treinador vai contar com Pepê, depois de Vítor Bruno ter dito que o brasileiro se tinha autoexcluído do jogo com o Gil Vicente.
Se o FC Porto atravessa uma crise, o Olympiacos, dos portugueses Costinha, Chiquinho, Sérgio Oliveira e Gelson Martins, está em melhor momento e não perde há 16 encontros, liderando de foram isolada o campeonato grego.
O Sporting de Braga, que já perdeu com o Olympiacos esta temporada, viaja até à Bélgica, para reencontrar o Union Saint-Gilloise, que não conseguiu vencer nas duas anteriores partidas, igualmente na Liga Europa, em 2022/23, com uma derrota (2-1) em casa e um empate (3-3) como visitado.
Para continuarem a sonhar com a presença na fase a eliminar, os bracarenses estão praticamente obrigados a vencer em Bruxelas, no terreno do Union Saint-Gilloise, que está no 20.º lugar, com oito pontos, num encontro marcado para as 20:00.
Numa temporada de altos e baixos, os 'arsenalistas' chegam a este encontro depois de dois triunfos sofridos, perante o Lusitano de Évora (2-1), na Taça de Portugal, e frente ao Estrela da Amadora (1-0), na I Liga.
No campeonato, o Sporting de Braga tem sido muito forte como visitante, algo que não tem acontecido na Liga Europa, em que conseguiu apenas um empate, perante o Elfsborg (1-1), além de derrotas com Olympiacos (3-0) e Roma (3-0).
Em profunda crise na Liga inglesa, que levou Ruben Amorim a dizer que pode mesmo ser a pior equipa da história do clube, o Manchester United procura redimir-se na Liga Europa, na qual é uma das sete equipas com a presença na segunda fase já garantida, estando, neste momento, em zona de apuramento para os oitavos de final.
Sétimos posicionados, os 'red devils', com 12 pontos, recebem o Rangers, que está um lugar abaixo e com menos um ponto, depois de uma derrota pesada em Old Trafford, perante o Brighton (3-1), na Liga inglesa.
O Fenerbahçe, de José Mourinho, quer também subir na classificação da fase de liga, na qual ocupa o 21.º posto, com oito pontos, recebendo o Lyon, quarto, com 14, e uma das equipas já com presença assegurada, pelo menos, no play-off.
Leia Também: FC Porto prossegue preparação para a Liga Europa com muita intensidade