O FC Porto fez das tripas coração para empatar, este domingo, na receção ao Santa Clara (1-1), em jogo da 19.ª jornada do campeonato português. Os dragões estiveram à beira de uma inédita série de cinco derrotas seguidas na I Liga, mas evitaram-na já perto do fim.
Gabriel Silva abriu a contagem no Dragão pouco após a meia hora de jogo, antes e Otávio se estrear a marcar pelos portistas e fixar o resultado final já à beira do apito final.
Pelo meio, houve espaço para um golo anulado a Gul, um falhanço incrível do avançado turco e um penálti falhado por Galeno. Tudo isto sob a observação atenta de Martín Anselmi, que assistiu nas bancadas do Dragão ao jogo da futura equipa.
Filme do jogo:
Naquele que foi o último jogo de José Tavares, o treinador interino do FC Porto procedeu a seis alterações em relação à equipa que tinha perdido na quinta-feira frente ao Olympiacos. João Mário, Nehuén Pérez, Nico González, Pepê, Rodrigo Mora e Samu Omorodion deram lugar a Martim Fernandes, Otávio, Vasco Sousa, Fábio Vieira, Gonçalo Borges e Deniz Gul.
O FC Porto entrou autoritário no encontro e à procura de contrariar aquela que vinda sendo uma série negra de derrotas. Ainda assim, os azuis e brancos voltaram a demonstrar muitas dificuldades em criar ocasiões de golo e faltou claramente fio de jogo. Logo no primeiro minuto de jogo, um remate rasteiro de Martim Fernandes foi cortado por um defesa do Santa Clara e passou rente ao poste. Logo depois, e após passe de Diogo Costa, Deniz Gul apareceu isolado mas não conseguiu rematar porque estava muito pressionado por Sidney Lima. Galeno viu amarelo por ficar a protestar uma grande penalidade.
O público do Dragão começa a ficar impaciente pela falta de eficácia da equipa e pior ficou quando o Santa Clara abriu a contagem aos 33 minutos. Klismahn bateu o canto e Gabriel Silva apareceu na zona de penálti a finalizar de primeira. Logo depois, Deniz Gul esteve em plano de evidência em duas ocasiões. Primeiro, aos 41 minutos, o turco colocou a bola no fundo da baliza, mas estava fora de jogo. Logo a seguir, João Mário avançou na direita, tirou o cruzamento e Gul falhou o golo de forma incrível e com a baliza aberta.
Dois penáltis falhados e mais um jogador em campo
Na segunda parte, o FC Porto voltou a entrar mais forte do que o adversário, mas uma mistura de medo, pressa e nervosismo tomou conta dos dragões. Galeno a ficou perto de marcar, aos 46 minutos, mas Gabriel Batista voltou a brilhar. Depois de Deniz Gul ter falhado mais uma oportunidade, aos 49 minutos, os azuis e brancos desperdiçaram uma grande penalidade aos 73 minutos.
Galeno teve a oportunidade de marcar o castigo máximo após uma falta que o mesmo tinha conquistado, num choque com Gabriel Batista. Chamado a bater o castigo máximo, o brasileiro atirou ao poste. A bola foi ter com Fábio Vieira que fez a recarga, mas o golo não queria nada com os portistas. Tudo estava a acontecer ao FC Porto nesta partida.
O Santa Clara pagou caro ter recuado as linhas para segurar o a curta vantagem e acabou por sofrer o golo do empate aos 70 minutos. Na sequência de um livre, um cabeceamento de Otávio fez a bola sobrevoar Gabriel Batista antes de entrar na baliza. Foi a estreia a marcar do brasileiro com a camisola do clube da cidade Invicta.
A postura impaciente deu lugar a um espírito de crença que invadiu os homens de José Tavares para esta reta final. E tudo se encaminhava para o que podia ser um reviravolta dos portistas. Aos 80 minutos, Matheus Pereira fez falta sobre Fábio Vieira, a travar um ataque perigoso, viu o segundo amarelo e foi expulso.
Mas o encontro ainda não tinha terminado. O FC Porto ainda teve outro penálti nos descontos. Pepê sofreu a grande penalidade que poderia dar o 2-1 para o FC Porto. Sem medo de ter falhado o primeiro castigo máximo, Galeno voltou a acercar-se da marca dos 11 metros. Mas o brasileiro desperdiçou novamente e até a recarga falhou quando tinha a baliza deserta. O jogo acabou ali e Galeno desabou em lágrimas.
Com este empate, o FC Porto desperdiçou a hipótese de se isolar no segundo lugar e colou-se ao Benfica no segundo posto com 41 pontos, a seis do líder Sporting. O Santa Clara é o quinto classificado com 32 pontos.
Momento do jogo: A segunda grande penalidade falhada por Galeno podia ter dado a vitória e colocado um ponto final na série sem vencer do FC Porto. No entanto, a sorte não quis nada com os azuis e brancos.
Equipas iniciais
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Tiago Djaló, Otávio, Francisco Moura, Alan Varela, Vasco Sousa, Fábio Vieira, Gonçalo Borges, Galeno e Deniz Gul.
Suplentes: Cláudio Ramos, Pepê, Zaidu, Namaso, João Mário, Nehuen Pérez, Rodrigo Mora, Domingos Andrade e Zé Pedro.
Onze do Santa Clara: Gabriel Batista, Luís Rocha, Sidney Lima, Matheus Pereira, Diogo Calila, Klismahn, Adriano, MT, Pedro Ferreira, Vinicius e Gabriel Silva.
Suplentes: Neneca, Matheus, Ricardinho, João Costa, Frederico Venâncio, Guilherme Ramos, Serginho, Daniel Borges e Lucas Soares.
Antevisão
O FC Porto recebe, na tarde deste domingo, o Santa Clara em jogo da 19.ª jornada da I Liga. A viver uma crise de resultados histórica - quatro derrotas consecutivas, como há muito não se via -, os dragões terão pela frente um conjunto açoriano, atualmente no quinto lugar, que será tudo menos 'presa fácil' no Estádio do Dragão.
Ainda assim, a história não deixa dúvidas e mostra que o FC Porto ganhou sempre que jogou contra o Santa Clara na condição de visitado: 11 vitórias em outros tantos jogos.
A pressão será, ao mesmo tempo, figura presente no Dragão por conta da distância face aos rivais Sporting e Benfica, ao mesmo tempo que José Tavares orientará pela segunda e última vez o conjunto portista que passará a estar às ordens de Martín Anselmi a partir de segunda-feira.
Mais logo poderá acompanhar, a partir das 18h00, todas as incidências da partida entre FC Porto e Santa Clara no Desporto ao Minuto, num jogo que será arbitrado por André Narciso, da Associação de Futebol de Setúbal.
Leia Também: EM DIRETO: Os onzes do Estoril-Vitória antes do FC Porto-Santa Clara