FC Porto desperdiça dois penáltis e cede empate sob 'bênção' de Anselmi

Azuis e brancos cederam uma igualdade diante do Santa Clara, depois de até terem começado a perder o encontro. Novo técnico dos portistas esteve nas bancadas do Dragão.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
26/01/2025 19:58 ‧ ontem por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O FC Porto fez das tripas coração para empatar, este domingo, na receção ao Santa Clara (1-1), em jogo da 19.ª jornada do campeonato português. Os dragões estiveram à beira de uma inédita série de cinco derrotas seguidas na I Liga, mas evitaram-na já perto do fim.

 

Gabriel Silva abriu a contagem no Dragão pouco após a meia hora de jogo, antes e Otávio se estrear a marcar pelos portistas e fixar o resultado final já à beira do apito final.

Pelo meio, houve espaço para um golo anulado a Gul, um falhanço incrível do avançado turco e um penálti falhado por Galeno. Tudo isto sob a observação atenta de Martín Anselmi, que assistiu nas bancadas do Dragão ao jogo da futura equipa.

Filme do jogo:

Naquele que foi o último jogo de José Tavares, o treinador interino do FC Porto procedeu a seis alterações em relação à equipa que tinha perdido na quinta-feira frente ao Olympiacos. João Mário, Nehuén Pérez, Nico González, Pepê, Rodrigo Mora e Samu Omorodion deram lugar a Martim Fernandes, Otávio, Vasco Sousa, Fábio Vieira, Gonçalo Borges e Deniz Gul.

O FC Porto entrou autoritário no encontro e à procura de contrariar aquela que vinda sendo uma série negra de derrotas. Ainda assim, os azuis e brancos voltaram a demonstrar muitas dificuldades em criar ocasiões de golo e faltou claramente fio de jogo. Logo no primeiro minuto de jogo, um remate rasteiro de Martim Fernandes foi cortado por um defesa do Santa Clara e passou rente ao poste. Logo depois, e após passe de Diogo Costa, Deniz Gul apareceu isolado mas não conseguiu rematar porque estava muito pressionado por Sidney Lima. Galeno viu amarelo por ficar a protestar uma grande penalidade.

O público do Dragão começa a ficar impaciente pela falta de eficácia da equipa e pior ficou quando o Santa Clara abriu a contagem aos 33 minutos. Klismahn bateu o canto e Gabriel Silva apareceu na zona de penálti a finalizar de primeira. Logo depois, Deniz Gul esteve em plano de evidência em duas ocasiões. Primeiro, aos 41 minutos, o turco colocou a bola no fundo da baliza, mas estava fora de jogo. Logo a seguir, João Mário avançou na direita, tirou o cruzamento e Gul falhou o golo de forma incrível e com a baliza aberta.

Dois penáltis falhados e mais um jogador em campo

Na segunda parte, o FC Porto voltou a entrar mais forte do que o adversário, mas uma mistura de medo, pressa e nervosismo tomou conta dos dragões. Galeno a ficou perto de marcar, aos 46 minutos, mas Gabriel Batista voltou a brilhar. Depois de Deniz Gul ter falhado mais uma oportunidade, aos 49 minutos, os azuis e brancos desperdiçaram uma grande penalidade aos 73 minutos.

Galeno teve a oportunidade de marcar o castigo máximo após uma falta que o mesmo tinha conquistado, num choque com Gabriel Batista. Chamado a bater o castigo máximo, o brasileiro atirou ao poste. A bola foi ter com Fábio Vieira que fez a recarga, mas o golo não queria nada com os portistas. Tudo estava a acontecer ao FC Porto nesta partida.

O Santa Clara pagou caro ter recuado as linhas para segurar o a curta vantagem e acabou por sofrer o golo do empate aos 70 minutos. Na sequência de um livre, um cabeceamento de Otávio fez a bola sobrevoar Gabriel Batista antes de entrar na baliza. Foi a estreia a marcar do brasileiro com a camisola do clube da cidade Invicta.

A postura impaciente deu lugar a um espírito de crença que invadiu os homens de José Tavares para esta reta final. E tudo se encaminhava para o que podia ser um reviravolta dos portistas. Aos 80 minutos, Matheus Pereira fez falta sobre Fábio Vieira, a travar um ataque perigoso, viu o segundo amarelo e foi expulso.

Mas o encontro ainda não tinha terminado. O FC Porto ainda teve outro penálti nos descontos. Pepê sofreu a grande penalidade que poderia dar o 2-1 para o FC Porto. Sem medo de ter falhado o primeiro castigo máximo, Galeno voltou a acercar-se da marca dos 11 metros. Mas o brasileiro desperdiçou novamente e até a recarga falhou quando tinha a baliza deserta. O jogo acabou ali e Galeno desabou em lágrimas.

Com este empate, o FC Porto desperdiçou a hipótese de se isolar no segundo lugar e colou-se ao Benfica no segundo posto com 41 pontos, a seis do líder Sporting. O Santa Clara é o quinto classificado com 32 pontos.

Momento do jogo: A segunda grande penalidade falhada por Galeno podia ter dado a vitória e colocado um ponto final na série sem vencer do FC Porto. No entanto, a sorte não quis nada com os azuis e brancos.

Equipas iniciais

Onze do FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Tiago Djaló, Otávio, Francisco Moura, Alan Varela, Vasco Sousa, Fábio Vieira, Gonçalo Borges, Galeno e Deniz Gul.

Suplentes: Cláudio Ramos, Pepê, Zaidu, Namaso, João Mário, Nehuen Pérez, Rodrigo Mora, Domingos Andrade e Zé Pedro.

Onze do Santa Clara: Gabriel Batista, Luís Rocha, Sidney Lima, Matheus Pereira, Diogo Calila, Klismahn, Adriano, MT, Pedro Ferreira, Vinicius e Gabriel Silva.

Suplentes: Neneca, Matheus, Ricardinho, João Costa, Frederico Venâncio, Guilherme Ramos, Serginho, Daniel Borges e Lucas Soares.

Antevisão

O FC Porto recebe, na tarde deste domingo, o Santa Clara em jogo da 19.ª jornada da I Liga. A viver uma crise de resultados histórica - quatro derrotas consecutivas, como há muito não se via -, os dragões terão pela frente um conjunto açoriano, atualmente no quinto lugar, que será tudo menos 'presa fácil' no Estádio do Dragão. 

Ainda assim, a história não deixa dúvidas e mostra que o FC Porto ganhou sempre que jogou contra o Santa Clara na condição de visitado: 11 vitórias em outros tantos jogos. 

A pressão será, ao mesmo tempo, figura presente no Dragão por conta da distância face aos rivais Sporting e Benfica, ao mesmo tempo que José Tavares orientará pela segunda e última vez o conjunto portista que passará a estar às ordens de Martín Anselmi a partir de segunda-feira.

Mais logo poderá acompanhar, a partir das 18h00, todas as incidências da partida entre FC Porto e Santa Clara no Desporto ao Minuto, num jogo que será arbitrado por André Narciso, da Associação de Futebol de Setúbal.

Leia Também: EM DIRETO: Os onzes do Estoril-Vitória antes do FC Porto-Santa Clara

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Guarda-redes do Santa Clara denuncia ameaça de morte: "Filho da p***"

Redes Sociais

Guarda-redes do Santa Clara denuncia ameaça de morte: "Filho da p***"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1947
2Benfica1941
3FC Porto1941
4Sp. Braga1937
5Santa Clara1932
6Casa Pia1930
7Vitória SC1926
8Estoril1924
9Rio Ave1923
10Moreirense1923
11Gil Vicente1822
12Famalicão1921
13Arouca1919
14C.D. Nacional1919
15Estrela1917
16Farense1915
17AVS1815
18Boavista1912
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O Hyundai elétrico mais barato de todos chegou. Conheça os preços

Hyundai

O Hyundai elétrico mais barato de todos chegou. Conheça os preços

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas