Foi sem espinhas. A seleção de Portugal fechou, este domingo, a Main Round do Mundial de andebol com um triunfo categórico diante do Chile, por 46-28, em jogo da terceira e última jornada do grupo III da fase principal da competição.
A equipa orientada por Paulo Jorge Pereira sabia que um empate bastava para evitar um encontro com Dinamarca nos quartos de final da prova, mas fez melhor do que isso, isto num jogo para o qual entrava com a garantia de uma inédita presença nos quartos de final da competição.
Num jogo de sentido único em Oslo, os heróis do mar terminaram a partida com mais de 15 pontos de vantagem em relação à seleção chilena e marcaram duelo com a Alemanha. Ao intervalo, os lusos já venciam por 22-17.
Apesar do trabalho estar quase feito, o selecionador nacional não poupou os habituais titulares - exceto Luís Freire que não foi a jogo - e viu-se mais uma grande exibição das cores nacionais na Noruega. Martim Costa foi também protagonista de um momento histórico, apontando o golo 1.000 de Portugal em Campeonatos do Mundo.
𝙼𝙸𝙻𝙴𝚂𝚃𝙾𝙽𝙴!
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) January 26, 2025
🇵🇹 Martim Costa marcou o 𝟏𝟎𝟎𝟎.° 𝐠𝐨𝐥𝐨 de Portugal em Campeonatos do Mundo! @ihfhandball #heroisdomar #portugal #andebolportugal #inspiredbyhandball pic.twitter.com/oUXzXJraxp
O melhor em campo foi Francisco Costa. O lateral do Sporting terminou a partida com nove golos marcados (em 11 tentativas).
Com este triunfo, Portugal garante o primeiro lugar nesta Main Round com nove pontos e já não pode ser alcançada pelo Brasil, segundo classificado e também apurado, que tem cinco e ainda hoje joga com a Espanha.
A equipa das quinas, que já tinha chegado pela primeira vez aos quartos de final da prova, vai agora defrontar a Alemanha. A partida vai na próxima quarta-feira, às 19h30.
Leia Também: Andebol: Rui Silva e Diogo Rêma afastam, para já, foco nas medalhas
Leia Também: Francisco Costa e Rêma candidatos a melhor jogador sub-21 do Mundial