Candidatura de Laurentino Dias já tem o apoio de 14 federações olímpicas

A candidatura de Laurentino Dias assegurou o apoio de mais seis federações, nomeadamente as olímpicas de natação e squash, na corrida à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP), revelou em comunicado enviado à agência Lusa.

Notícia

© Lusa

Lusa
30/01/2025 13:03 ‧ 30/01/2025 por Lusa

Desporto

Comité Olímpico de Portugal

Assim, a lista "Unidos pelo o" conta já com o apoio de 14 federações olímpicas: natação, squash, andebol, ginástica, tiro com arco, tiro com armas de caça, ciclismo, voleibol, vela, surf, ténis de mesa, lutas amadoras, campismo e montanhismo e taekwondo.

 

A candidatura liderada pelo antigo secretário de Estado do Desporto e que tem José Manuel Araújo como 'vice' garantiu também a subscrição das federações de artes marciais chinesas, damas, filatelia e aeronáutica, para um total 22 não olímpicas.

Para ser validada pela Comissão Eleitoral do COP, cada uma das listas candidatas às eleições de 19 de março tem de ser subscrita por, pelo menos, um quarto das federações desportivas cujas modalidades figurem no programa dos Jogos Olímpicos, ou seja, nove.

Em comunicado, a candidatura "Unidos pelo Olimpismo" recorda que revelou esta semana mais dois eixos programáticos de um total de seis, apresentando a valorização e capacitação de atletas e treinadores e a inclusão, solidariedade e apoio ao movimento desportivo, respetivamente, como quarto e quinto elementos estruturantes.

Laurentino Dias quer garantir que os atletas integrados no Programa de Preparação Olímpica (PPO) beneficiem de um regime de Segurança Social adequado, "que reconheça o tempo de serviço e a carreira desportiva como fatores relevantes para efeitos de carreira contributiva, no âmbito das profissões de desgaste rápido".

No quarto eixo, pretende também desenvolver a intervenção do COP em medidas de apoio à conciliação da carreira dual e promover, "em colaboração com os departamentos técnicos e médicos das federações desportivas, uma identificação criteriosa dos fatores críticos de desenvolvimento do rendimento desportivo e a evolução de atletas de elevado potencial".

A candidatura propõe ainda a criação de um programa específico de formação e capacitação de treinadores de elite integrados no PPO, querendo assegurar que todas as decisões estratégicas são orientadas para a melhoria das condições de preparação.

Já no quinto eixo, o objetivo é capacitar recursos e reforçar os apoios financeiros a todos os agentes e federações desportivas, "promovendo uma cultura de solidariedade e crescimento sustentado, através das linhas de apoio da Solidariedade Olímpica e de maior envolvimento em projetos europeus".

A lista "Unidos pelo Olimpismo" quer organizar cimeiras de presidentes e seminários técnicos com dirigentes e técnicos de federações, ao mesmo tempo que promove a descentralização dos serviços do COP, através da criação de serviços de apoio em áreas geográficas de maior concentração de centros de treino, de federações, de atletas e técnicos.

Como último vetor deste quinto eixo, quer ainda criar uma unidade de apoio às federações com novas modalidades integradas no programa dos Jogos Olímpicos Los Angeles2028, prestando apoio às entidades federativas que pretendam constituir-se como membros do COP, além de "reativar a iniciativa e os meios para defender a recuperação do hóquei em patins e da dança desportiva no quadro de modalidades do programa olímpico".

Além de Laurentino Dias, concorrem à presidência do organismo o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e o também antigo secretário de Estado do Desporto Alexandre Mestre.

As eleições marcadas para 19 de março vão eleger o sucessor de Artur Lopes, que assumiu a presidência do COP após a morte de José Manuel Constantino em agosto passado.

Leia Também: Laurentino Dias assegura apoio de mais seis federações na corrida ao COP

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Dos rivais não espero palmas. Dos nossos não espero hipocrisias"

Pinto da Costa

"Dos rivais não espero palmas. Dos nossos não espero hipocrisias"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2662
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2623
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O mais barato dos Dacia Bigster está quase a chegar a Portugal

Dacia

O mais barato dos Dacia Bigster está quase a chegar a Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas