"Anselmi quererá trazer jogadores à sua imagem e que conheça"

 O FC Porto necessita de reforços ajustados às ideias futebolísticas do treinador argentino Martín Anselmi, recém-contratado pelo FC Porto, da I Liga portuguesa, aos mexicanos do Cruz Azul, afiança o técnico-adjunto do Tigres, Nuno Gomes.

Notícia

© Reprodução X FC Porto

Lusa
02/02/2025 10:38 ‧ há 2 horas por Lusa

Desporto

Nuno Gomes

"A curto ou médio prazo, ele quererá trazer jogadores à sua imagem e que conheça para pôr em marcha o seu futebol. Uma coisa é jogar com uma defesa a quatro, outra é a três. Os laterais podem ser extremos em função do jogo e da estratégia. Já os três homens da frente têm muita mobilidade, toque entre linhas e velocidade para saírem nos corredores. O FC Porto, se calhar, terá de ir buscar jogadores com essas características", assumiu à agência Lusa o adjunto português, adversário de Anselmi na primeira metade da época.

 

Na quinta-feira, três dias depois de ter sido apresentado como sucessor de Vítor Bruno, o argentino, de 39 anos, estreou-se com uma vitória perante o campeão israelita Maccabi Telavive (0-1), em Belgrado, capital da Sérvia, para a oitava e última jornada da fase de liga da Liga Europa, apurando o FC Porto para o play-off de acesso aos oitavos de final.

"Vimos uma equipa já estruturada, mas não vi uma qualidade de jogo acima do esperado e o FC Porto não teve o jogo controlado. Na segunda parte, sofreu muito sem bola e teve de encarar várias situações defensivas na sua área, que poderiam ter mudado o rumo da partida. Três dias dá muito pouco tempo e agora terá muito trabalho pela frente", avaliou.

Prescindindo da estrutura tática de '4-2-3-1' habitualmente utilizada com Vítor Bruno, os 'dragões' defrontaram o Maccabi Telavive no '3-4-3' tradicional das equipas de Anselmi, com o médio Stephen Eustáquio a surgir entre os centrais Tiago Djaló e Otávio Ataíde e os laterais João Mário e Francisco Moura a darem largura nos flancos, enquanto Pepê e Fábio Vieira surgiram em terrenos interiores no apoio ao ponta de lança Danny Namaso.

"Era de esperar que o Martín mudasse imediatamente para o seu estilo e a equipa jogou no sistema em que o Cruz Azul vinha a alinhar. Nota-se que o FC Porto já tem uma ideia mais definida na sua organização defensiva, na linha de cinco atrás, em quem salta [na pressão] aos médios contrários e com centrais a romper [em construção], mas ainda não tem o plantel à imagem do treinador para jogar o futebol pretendido", disse Nuno Gomes.

A iniciar a primeira experiência ma Europa, Martín Anselmi tem estreia marcada na I Liga para segunda-feira, quando o FC Porto visitar o Rio Ave no fecho da 20.ª jornada, numa altura em que os 'dragões' não ganham há três jogos na prova e ocupam o terceiro lugar, com os mesmos 41 pontos do 'vice' Benfica, ambos a seis do campeão e líder Sporting.

"Primeiro, tem de assimilar ideias junto deste grupo e colocar o seu vínculo a atacar e a defender. A curto ou médio prazo, os reforços que ele irá trazer vão de certeza elevar a qualidade de jogo, fazendo com que o FC Porto domine com bola, seja mais agressivo e explore os corredores e as entradas na área adversária", indicou, apelando à "gestão da ansiedade" dos atletas, na sequência de uma recente série de cinco duelos sem vencer.

Anselmi é o primeiro estrangeiro a orientar o FC Porto desde o espanhol Julen Lopetegui (2014-2016) e imita os compatriotas e já falecidos Eladio Vaschetto (1947/48 e 1951/52), Alejandro Scopelli (1948/49), Francisco Reboredo (1950, 1960, 1961 e 1962) e Lino Taioli (1952).

"Tinha uma relação bastante próxima com os atletas [no Cruz Azul], até pela sua idade. É um treinador jovem, enérgico, muito efusivo na reação a uma falta ou a uma oportunidade falhada. Muitos adeptos gostam de ver alguém entusiasta, efusivo e interventivo no jogo e ele joga um bocado com isso. O que se nota é que essa efusividade não é só transmitida nos jogos. Nos treinos, parece-me ser muito comunicativo de forma a ter as coisas à sua maneira e ritmo. Os jogadores sentem isso e jogam à sua imagem", referiu Nuno Gomes.

Ressalvando que Martín Anselmi "não tem neste momento uma equipa tão estável e com tanta identidade à FC Porto", o adjunto do Tigres confia que os atletas estão predispostos para aceitar um estilo de jogo que gerou impacto no México e "poderá resultar" na I Liga.

"O campeonato mexicano é muito competitivo e tem internacionais de qualidade, devido à realidade financeira do país. Comparando com Portugal, eu diria que o nível de qualidade individual dos jogadores poderá ser um pouco mais baixo nas equipas de topo. Vejo uma equipa jovem neste FC Porto, com poucas referências do próprio clube e individualidades de classe internacional ainda não firme. O novo técnico terá bastante trabalho pela frente. O futebol português é muito evoluído a nível de organização técnico-tática, algo que não acontece no México", reconheceu Nuno Gomes, a trabalhar desde 2022/23 naquele país.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Iker Casillas mantém relação com modelo de OnlyFans? Ela diz que 'sim'

Iker Casillas

Iker Casillas mantém relação com modelo de OnlyFans? Ela diz que 'sim'

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1947
2Benfica1941
3FC Porto1941
4Sp. Braga1937
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave1923
11Moreirense1923
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela1917
17Farense1915
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

As melhores ultrapassagens da história da F1 são estas?

Fórmula 1

As melhores ultrapassagens da história da F1 são estas?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas