Membros da lista de Proença destacam competência para superar desafio

Os vogais da direção de Pedro Proença, candidata à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), destacaram hoje a competência da equipa, de forma a superar o "desafio muito grande" de unir, melhorar e potenciar a modalidade.

Notícia

© Reprodução

Lusa
03/02/2025 16:07 ‧ há 3 horas por Lusa

Desporto

APAF

Luciano Gonçalves é atual presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e integra a lista de Pedro Proença para presidir ao Conselho de Arbitragem, que necessitará de manter a autonomia e a independência para gerir um importante setor.

 

"O projeto tem algumas valências e uma é a comunicação. Se os árbitros comunicarem mais, isso vai ajudar de forma clara e inequívoca. O próprio adepto vai compreender melhor se assumirmos quando erramos ou se explicarmos os motivos que levaram às decisões. Isso tem faltado nos últimos anos e, se tivermos árbitros mais preparados e entendidos por todos, vamos alargar a base e chegar ao topo da pirâmide com árbitros melhores. A arbitragem tem de acompanhar a evolução que o futebol tem tido", disse.

Luciano Gonçalves falou em zona mista, após a apresentação oficial da candidatura de Pedro Proença, assim como outros candidatos a vogais da direção, entre os quais Toni, treinador de futebol que expressou a "satisfação" por poder voltar a estar ligado à FPF.

"Pedro Proença é um homem que conta com um lastro ligado ao futebol, como árbitro e dirigente. Houve um trabalho notável de Fernando Gomes e temos um desafio muito grande pela frente, mas não é impossível fazer melhor. As linhas programáticas, todos os objetivos e desafios enumerados, reforçaram a minha decisão de aceitar este ciclo desafiante que aí vem. Estamos prontos para vencer", realçou o técnico, com 78 anos.

O também treinador Domingos Paciência frisou o "projeto agregador" que o candidato Pedro Proença reuniu, com o contributo "de muita gente", incidindo na formação e na base para melhorar as seleções nacionais e continuar a alcançar patamares de sucesso.

"O futebol está a mudar. Há mais jogos e menos datas para jogar, é normal haver mais preocupação. Temos de gerir isso da melhor maneira e ver como podemos melhorar as competições. O quadro competitivo terá de ser reformulado, pois é impossível fazer 70 a 80 jogos por época", explicou o também antigo futebolista, com carreira no FC Porto.

Já Daniel Carriço, que concluiu a carreira de futebolista em 2021/22 e tem 36 anos, revê-se "no programa e nas pessoas", garantindo consciência do desafio que a equipa tem pela frente, mas crente na capacidade da mesma para cumprir os planos.

"Representar a nossa federação, como jogador e agora como dirigente, é uma enorme responsabilidade. Sabemos o legado que Pedro Proença deixou na carreira de árbitro e na Liga de clubes, que transformou e recapacitou, conseguindo unir todos os agentes desportivos. Acho que a minha função é estar mais ligado ao futebol e atletas", frisou.

Por outro lado, o ex-selecionador português de futebol Carlos Queiroz é membro da Comissão de Honra da candidatura e mostrou-se confiante de que Pedro Proença pode ser "a mensagem de inovação e mudança que o futebol português vai necessitar nos próximos anos", tendo em conta os desafios que o futebol internacional tem colocado.

"Não é fácil estar num patamar elevado e continuar a crescer. Esse é o grande desafio. Só vai ser possível se conseguirmos fazer algo que parece simples e que até já foi feito nesta casa, que é pensar mais rápido e melhor do que todos os que competem contra nós. Essa é a fórmula e tenho confiança de que o Pedro Proença poderá inovar e estar uns passos à frente dos adversários mais diretos e poderosos do futebol", considerou.

As eleições dos órgãos sociais federativos para o quadriénio 2024-2028 realizam-se em 14 de fevereiro, numa altura em que Fernando Gomes se encontra em funções desde o dia 17 de dezembro de 2011 e cumpre o terceiro e derradeiro mandato na liderança.

Pedro Proença e Nuno Lobo, atual presidente da Associação de Futebol de Lisboa, são os dois candidatos à sucessão de Fernando Gomes na presidência da FPF, e tiveram os elencos das respetivas listas confirmados pela comissão eleitoral no dia 09 de janeiro.

Leia Também: Após tensão com Conceição, Calabria despediu-se do Milan com esta imagem

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Após tensão com Conceição, Calabria despediu-se do Milan com esta imagem

Itália

Após tensão com Conceição, Calabria despediu-se do Milan com esta imagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto1941
4Sp. Braga1937
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave1923
11Moreirense1923
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Quando compra só dois pneus novos há algo que deve fazer sempre

Pneu

Quando compra só dois pneus novos há algo que deve fazer sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas