FC Porto recebe Roma em busca de ganhar vantagem rumo aos 'oitavos'

O FC Porto inicia na quinta-feira, com a receção à Roma, a eliminatória para chegar aos oitavos de final da Liga Europa de futebol, num momento em que atravessa uma das piores fases da sua história desportiva.

Notícia

© Getty Images

Lusa
11/02/2025 08:45 ‧ há 5 horas por Lusa

Desporto

Liga Europa

O arranque de 2025 tem sido terrível para os 'dragões', que têm apenas um triunfo nos oito encontros disputados este ano, e, apesar das melhorias exibicionais, o confronto com a equipa romana, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final, marcada para as 20:00, no Estádio do Dragão, surge num momento delicado.

 

A única vitória do FC Porto em 2025 aconteceu precisamente na Liga Europa, com os três pontos conquistados em casa do Maccabi Telavive (1-0), na estreia de Martín Anselmi como treinador, a revelarem-se decisivos para a continuidade dos 'dragões' em prova.

O clube português, vencedor da segunda prova europeia de clubes em 2003 (ainda como Taça UEFA) e em 2011, terminou a fase de liga na 18.ª posição, com 11 pontos, apenas mais um do que o Sporting de Braga, que foi 25.º e ficou eliminado, defrontando a Roma, que terminou em 15.º, com 12.

Se o FC Porto atravessa uma fase complicada, o empate nos minutos finais do clássico com o Sporting deixou alguma motivação, assim como o histórico com a Roma, por quem nunca foi afastado em três eliminatórias anteriores.

As duas equipas encontraram-se pela primeira vez em 1981/82, na segunda ronda da Taça das Taças, com os 'dragões' a vencerem por 2-0 nas Antas e empatando a zero em Roma para garantir a presença na fase seguinte.

Foi preciso esperar mais de 35 anos para as duas equipas se voltarem a encontrar, com novo sucesso para o FC Porto, no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões de 2016/17, com um empate do Dragão a ser revertido com um claro triunfo por 3-0 na capital italiana.

Duas temporadas depois, os 'dragões' suplantaram novamente a Roma, desta feita nos oitavos de final da 'Champions', mesmo depois de terem sofrido a única derrota com os 'giallorossi' por 2-1, garantindo o apuramento com uma vitória por 3-1 em casa, após prolongamento.

Caso ultrapasse a Roma no play-off, o FC Porto encontrará nos 'oitavos' os espanhóis do Athletic Bilbau ou o histórico rival dos romanos, a Lazio.

O Fenerbahçe, treinado pelo português José Mourinho, também procura chegar aos oitavos de final da Liga Europa e recebe os belgas do Anderlecht, naquela que é a melhor fase da temporada dos turcos, com 12 jogos seguidos sem derrotas em todas as competições.

O Ajax, a outra equipa presente nesta fase que já venceu a prova, a par com o FC Porto, vai visitar os belgas do Union Saint-Gilloise, com os Países Baixos a serem o país mais representado neste play-off. Além do clube de Amesterdão, marcam presença nesta fase o Twente, que defronta o Bodo/Glimt, da Noruega, e o AZ Alkmaar, que encontra os turcos do Galatasaray.

Além da Roma, apenas está nesta fase da prova mais uma equipa das cinco principais ligas europeias, a Real Sociedad, com o clube espanhol a visitar a Dinamarca na primeira mão, para defrontar o Midtjylland.

A segunda mão do play-off está marcada para 20 de fevereiro e os vencedores da eliminatória juntar-se-ão nos oitavos de final aos oito melhores da fase de liga, entre os quais o Manchester United, treinado por Ruben Amorim.

Além dos 'red devils', estão já qualificados para a fase seguinte Lazio, Athletic Bilbau, Olympiacos, Rangers, Eintracht Frankfurt, Rangers e Tottenham.

Leia Também: Jorge Jesus e o "episódio parvo" com Sérgio Conceição: "Tenho pena..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Moise Kean e Fiorentina denunciam insultos racistas de adeptos da Inter

Moise Kean

Moise Kean e Fiorentina denunciam insultos racistas de adeptos da Inter

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2151
2Benfica2147
3FC Porto2143
4Sp. Braga2143
5Santa Clara2138
6Casa Pia2133
7Vitória SC2130
8Estoril2130
9Famalicão2125
10Rio Ave2125
11Moreirense2123
12Arouca2123
13Gil Vicente2122
14C.D. Nacional2122
15AVS2118
16Estrela2117
17Farense2115
18Boavista2112
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Futebolistas de elite compravam carros de luxo a rede de tráfico

Urus

Futebolistas de elite compravam carros de luxo a rede de tráfico

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas