O FC Porto prepara-se para voltar a competir na Liga Europa, esta quinta-feira, ao receber a AS Roma, no Estádio do Dragão, num jogo referente ao playoff de acesso aos 'oitavos' da segunda maior prova europeia de clubes.
Os números não mentem. Nas três eliminatórias em que ambas as equipas se cruzaram, os dragões acabaram sempre a sorrir, desde a segunda ronda da Taça das Taças (1981/82) ao playoff de qualificação na Liga dos Campeões (2016/17) e aos 'oitavos' da Liga dos Campeões (2018/19). Dessa forma, Martín Anselmi só tem de seguir o histórico.
A verdade é que, desde a chegada do treinador argentino a Portugal, o FC Porto venceu no seu jogo de estreia, diante do Maccabi Tel Aviv, precisamente na Liga Europa, seguindo-se dois empates na I Liga, diante de Rio Ave (2-2) e FC Porto (1-1). Já a AS Roma, na era Claudio Ranieri, tem apresentado um registo algo oscilante.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, com arbitragem do alemão Tobias Stieler, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Martín Anselmi
Preparação para novo duelo europeu: "Tivemos mais 24 horas para preparar o jogo, pude dar um dia de folga aos jogadores, que já não o tinham há muito tempo. Temos de tentar que em cada jogo haja evolução para o que queremos para o modelo de jogo e acredito que houve do Rio Ave para o Sporting e espero que haja do Sporting para a AS Roma".
Satisfação com grupo de trabalho: "Estou satisfeito com o profissionalismo, com a vontade, com a intensidade dos jogadores. Desde que chegámos que comentamos isso. O grupo estar a melhorar é realmente importante, porque temos de destacar a coragem que têm, porque sabemos a ideia que temos, que requer esforço físico e mental, gostamos de pressionar alto, de recuperar logo a bola mal a perdemos e temos visto isso nos jogos".
Festejo eufórico no Clássico: "Os golos são para serem festejados. O festejo foi o que saiu no momento, porque estava em casa, com os nossos adeptos e o golo representou a recompensa pelo esforço da equipa. O meu festejo pode ser interpretado de outras formas, mas vivo o jogo como sou e não me escondo de nada".
Claudio Ranieiri
Análise ao adversário: "O FC Porto é uma ótima equipa, tem atletas muito jovens e de grande valor, que jogam muito bem e exigem-nos estar muito atentos, concentrados, seja aos contra-ataques ou ao futebol organizado. Espero uma bela partida".
Estratégia no Dragão: "A primeira coisa é estarmos super-concentrados. Espero um FC Porto a querer ser muito dominante, apoiado pelos seus adeptos. Como fizeram com o Sporting (1-1), que pressionaram muito na parte final e empataram já nos descontos. Quanto a nós, devemos jogar como sabemos, com grande intensidade e naturalidade".
Palavras para Martín Anselmi: "Só posso dizer maravilhas dele. Chegar aos 39 anos a um clube tão prestigiado como o FC Porto é digno de elogios. Adivinho-lhe um futuro brilhante".
Últimos resultados
FC Porto: E-E-V-E-D
AS Roma: V-D-E-V-V
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Zé Pedro, Nehuén Pérez, Tiago Djaló, João Mário, Francisco Moura, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Pepê, Rodrigo Mora e Samu Aghehowa.
AS Roma: Mile Svilar, Zeki Çelik, Gianluca Mancini, Evan Ndicka, Devyne Rensch, Angeliño, Bryan Cristante, Lucas Gourna-Douath, Paulo Dybala, El Shaarawy e Artem Dovbyk.
Ausências
FC Porto: Martim Fernandes, Iván Marcano e Marko Grujic (lesionados).
AS Roma: Renato Marin (lesionado).
Leia Também: Balneário, intensidade e motivação por Ranieri. Tudo o que disse Anselmi