O primeiro-ministro, Luís Montenegro, felicitou Iuri Leitão, que esta quinta-feira conquistou a medalha de ouro na corrida por pontos dos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista, em Heusden-Zolder, na Bélgica.
Numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter), Montenegro aproveitou para recordar que é a terceira medalha de Portugal na competição, deixando também uma mensagem de parabéns a Rui Oliveira e Maria Martins.
"Pedalada ao mais alto nível de Portugal! Enorme Iuri Leitão, a conquistar de forma imperial o ouro, depois da prata de Rui Oliveira e do bronze de Maria Martins. Parabéns aos três e ao ciclismo de pista português", escreveu.
Pedalada ao mais alto nível de Portugal! Enorme @ileitaoooo, a conquistar de forma imperial o ouro, depois da prata de Rui Oliveira e do bronze de Maria Martins. Parabéns aos três e ao ciclismo de pista português.
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) February 13, 2025
Iúri Leitão, de 26 anos, já se tinha sagrado vice-campeão europeu nesta prova em 2021, mas hoje chegou ao título, com 157 pontos, superando o neerlandês Yanne Dorenbos, segundo com 114, e o belga Jasper de Buyst, terceiro com 106.
Campeão olímpico de madison em Paris2024, ao lado de Rui Oliveira, e medalha de prata no omnium na mesma edição dos Jogos, o ciclista luso conquistou a oitava medalha em Europeus de ciclismo de pista, a quarta de ouro, e aumentou para três as conseguidas por Portugal na Bélgica, depois da prata de Rui Oliveira na eliminação e o bronze de Maria Martins no scratch, na quarta-feira.
Leia Também: Iúri Leitão arrecada medalha de ouro nos Europeus de ciclismo de pista