Pedro Proença é o novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol. O antigo árbitro, que presidia à Liga Portugal, venceu Nuno Lobo nas eleições realizadas esta sexta-feira e sucede no cargo a Fernando Gomes.
Pedro Proença recebeu 75 por cento dos votos, numa vitória clara sobre a lista de Nuno Lobo. O ex-árbitro somou 62 votos dos 84 do colégio eleitoral, contra 21 de Nuno Lobo, que presidiu nos últimos 13 anos à Associação de Futebol de Lisboa. Houve ainda um voto em branco.
O antigo árbitro, de 54 anos, formado em gestão, deverá renunciar ao cargo de presidente da Liga Portugal, para o qual foi eleito pela primeira vez em 2014 e cumpria o terceiro mandato até 2027, até segunda-feira, véspera da cerimónia de posse dos novos órgãos sociais da FPF.
Acompanham Proença no 'elenco' diretivo José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem nos últimos dois mandatos de Gomes, os até aqui líderes das associações de classe Joaquim Evangelista, dos jogadores, os ex-futebolistas Toni, Domingos Paciência e Daniel Carriço, juntamente com Sofia Teles e Pedro Xavier, das associações de Porto e Beja, e Júlio Vieira, que presidiu à associação de Leiria e integrava o elenco de Gomes, assim como Sandra Costa Parente, que lidera a empresa Liga Centralização.
O antigo secretário de Estado social-democrata Luís Álvaro Campos Ferreira vai liderar a Mesa da Assembleia Geral (MAG), que conta ainda com o socialista e também antigo governante João Paulo Rebelo.
Os outros órgãos sociais vão ser presididos por Luciano Gonçalves, líder da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), no caso do Conselho de Arbitragem, Ana Raquel Sismeiro o Conselho Fiscal (CF), Sandra Oliveira e Silva, que preside a Comissão de Instrutores da LPFP, o Conselho de Disciplina, e Luís Verde de Sousa para o Conselho de Justiça.
Fernando Gomes, de 72 anos, deixa a presidência da FPF após três mandatos desde a sua primeira eleição, em 10 de dezembro de 2011 - foi empossado uma semana depois, no dia 17.
Pedro Proença vai tomar tomar posse na próxima terça-feira, às 12h, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Leia Também: Reinaldo Teixeira reitera disponibilidade para suceder a Proença na Liga