André Villas-Boas dedica vitória em Faro. Há homenagem à chegada ao Porto

O presidente do FC Porto dedicou hoje a vitória frente ao Farense a Pinto da Costa, que morreu no sábado, e anunciou que a equipa de futebol vai homenagear o antigo presidente quando chegar ao Porto.

Notícia

© Getty Images

Lusa
16/02/2025 22:28 ‧ há 4 dias por Lusa

Desporto

Pinto da Costa

um primeiro dia de luto para todos os portistas. Dia de profunda tristeza e dor. Muito difícil lidar com a perda irreparável para a nação portista", referiu André Villas-Boas, que sucedeu a Pinto da Costa, à saída do Estádio do Algarve, após o triunfo da equipa 'azul e branca', por 1-0, em jogo da I Liga.

 

André Villas-Boas considerou que, com a morte de Pinto da Costa, "perdeu-se o maior líder do FC Porto e a sua maior referência", pois o ex-presidente foi "responsável por transformar o clube desde 1982" e redimensioná-lo aos mais variados níveis.

"[Pinto da Costa] Orientou o portismo de muita gente, seguramente o meu e de muitos outros, e queremos dedicar esta vitória ao presidente e à sua família enlutada e à qual nós prestamos os nossos sinceros pêsames", disse Villas-Boas.

O presidente dos 'dragões' anunciou que a equipa, chegando ao Porto, para onde viajará de avião, irá prestar a sua homenagem a Pinto da Costa deslocando-se à Igreja das Antas e que na segunda-feira vai estar também presente no funeral.

"Vamos ter muitas saudades de Pinto da Costa, que será para sempre o presidente dos presidentes do FC Porto. Trás boas memórias, não só de vitorias, mas também de toda a sua ironia, sagacidade, palavra, conforto e alento que deu a tantos portistas para sonharem mais alto. Ficará para sempre no nosso coração", referiu.

André Villas-Boas disse que o FC Porto disponibilizou o seu estádio para que todos os portistas pudessem prestar uma última homenagem a Pinto da Costa, mas que tal depende também da vontade da família, expressa nas últimas vontades do ex-presidente.

"Gostávamos muito de ter Pinto da Costa connosco, mas evidentemente teremos de respeitar a vontade da família. Temos estado em contacto direto e indireto com a família no sentido de, pelo menos, garantir que os portistas se possam despedir de Pinto da Costa, uma última vez", acrescentou.

André Villas-Boas disse compreender "o momento de dor que é para toda a nação portistas, mas principalmente para a família", pelo que entende que se "tem que dar o devido espaço para poderem decidir em conformidade para o seu familiar".

"Gostaríamos muito, mas teremos que respeitar qualquer decisão que venha a ser tomada pela família. Temos a indicação que o carro fúnebre ira descer a Alameda em direção ao estádio e gostaríamos que pudesse entrar no Dragão", disse.

Villas-Boas pretendia, assim, que "os sócios se despedissem do presidente", mas também que Pinto da Costa "passasse esse momento único no estádio que construiu e no clube que ajudou a construir e que nesse momento se tocasse o hino do FC Porto".

"Era o máximo respeito que lhe podíamos prestar", acrescentou André Villas-Boas, que gostaria de marcar presença no funeral de Pinto da Costa, mas que só o fará com a autorização da família.

O presidente recordou que Pinto da Costa fez questão de deixar escrito que não o queria no seu funeral, pelo que considera que este não é o momento de hostilizar a sua vontade nem ir contra a sua palavra.

Para o atual presidente, Pinto da Costa marcou o portismo de muita gente e não apenas pela sua ironia e sagacidade, mas também por toda uma cultura de vitória dentro da nação portista, de adepto para adepto, de sócio para sócio.

"Moldou os nossos valores e algo que propagamos no tempo e nos nossos filhos. O seu legado não são apenas vitórias, património em títulos e em obra, mas também princípios e valores que moldam o nosso portismo e é isso que levaremos daqui para a frente enquanto FC Porto", adiantou.

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu no sábado aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

Leia Também: EM DIRETO: Decorre velório de Pinto da Costa; Villas-Boas falha funeral

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia no Brasil. Jogador morre horas antes de entrar em campo

Óbito

Tragédia no Brasil. Jogador morre horas antes de entrar em campo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2252
2Benfica2250
3FC Porto2246
4Sp. Braga2244
5Santa Clara2238
6Casa Pia2233
7Vitória SC2231
8Estoril2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2226
11Moreirense2226
12Arouca2224
13C.D. Nacional2223
14Gil Vicente2222
15Estrela2220
16AVS2219
17Farense2215
18Boavista2212
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os 20 automóveis mais adulterados em Portugal: Eis a lista de 2024

Quilómetros

Os 20 automóveis mais adulterados em Portugal: Eis a lista de 2024

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas