FC Porto não aguenta tango argentino e 'baila' para fora da Liga Europa

Martín Anselmi sofreu a primeira derrota desde que chegou ao FC Porto e AS Roma afastou pela primeira vez na história os dragões numa eliminatória europeia.

Notícia

© Reuters

Rodrigo Querido
20/02/2025 19:39 ‧ ontem por Rodrigo Querido

Desporto

Liga Europa

O FC Porto está fora das competições europeias. Depois do empate na semana passada no Dragão, os azuis e brancos perderam, esta quinta-feira, na visita à AS Roma, por 2-3, e falharam o acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

 

Num jogo da segunda mão do playoff de acesso à próxima fase da prova, Samu Omorodion colocou o FC Porto pela primeira vez na frente da eliminatória com um grande golo aos 27 minutos, mas uma exibição soberba de Dybala no Olímpico de Roma, com dois golos em quatro minutos (35' e 39'), valeu o apuramento aos italianos.

Filme do jogo:

Martín Anselmi voltou a fazer mexidas na equipa inicial para este jogo na capital italiana. Em relação ao jogo de domingo com o Farense, o treinador argentino sentou no banco Zé Pedro, André Franco, Namaso, Deniz Gul e Rodrigo Mora, fazendo entrar Tiago Djaló, João Mário, Eustáquio, Alan Varela e Samu Omorodion.

Os dragões entraram a sorrir na partida, pese embora alguns avisos dos romanos. Logo aos cinco minutos, Pellegrini cabeceou com perigo perto da baliza de Diogo Costa. A formação azul e branca conseguiu suster o ímpeto inicial dos romanos e, aos 27 minutos, abriu o ativo. Oito jogos depois, Samu voltou aos golos pelo FC Porto e em grande estilo. Após uma assistência de cabeça de Fábio Vieira, o espanhol atirou de bicicleta para o fundo das redes.

A resposta foi, porém, rápida e muito forte dos romanos... com direito a tango argentino. Paulo Dybala virou pesadelo para a defesa azul e branca. O astro sul-americano deu uma resposta à altura do golaço de Samu e colocou os giallorossi na frente do marcador e da eliminatória com dois golos em quatro minutos (35 e 39 minutos).

Pese embora o espetáculo que estava a haver no relvado do Olímpico, nas bancadas não havia a mesma animação. Pouco depois deste terceiro golo do encontro, adeptos do FC Porto envolveram-se em confrontos com os stewards, o que obrigou à pronta intervenção da polícia de choque.

A formação lusa tinha tudo em aberto para a etapa complementar, mas nem dez minutos do segundo tempo estavam decorridos quando apareceu uma grande contrariedade. Num lance com Leandro Paredes, Eustáquio viu cartão vermelho direto pela reação a uma provocação do argentino, que valeu o cartão amarelo ao médio da AS Roma.

Com mais um em campo, a AS Roma esteve perto de assinar o terceiro em duas ocasiões. Aos 56 minutos, Shomurodov, na cara de Diogo Costa, desviou um remate falhado de Paulo Dybala por cima da barra da baliza portista. Pouco depois, o uzbeque teve um golo anulado, antes de Dybala rematar rente aos poste da baliza de Diogo Costa (64').

O FC Porto não desistiu de lutar pelo apuramento e esteve perto de enviar o encontro para o prolongamento aos 69 minutos. Na resposta a uma aproximação com perigo da AS Roma à baliza de Diogo Costa, Samu isolou-se e rematou ao poste.

Ainda assim, os italianos responderam com eficácia máxima. Pisilli colocou um ponto final na história desta partida, com um golo logo depois de ter saído do banco (84'). O autogolo tardio de Rensch (90+6') de nada valeu para evitar a primeira derrota desde que Anlsemi chegou ao FC Porto e a estreia da AS Roma a afastar o FC Porto das provas europeias.

A AS Roma segue, agora, para os oitavos de final da Liga Europa, onde poderá defrontar a rival Lazio ou os espanhóis do Athletic Bilbao. O FC Porto despede-se das provas europeias.

Momento do jogo: A expulsão de Eustáquio a abrir a segunda parte, quando o canadiano não foi capaz de ficar indiferente a uma provocação de Paredes, deixou o FC Porto mais desequilibrado para o que se previa uma etapa complementar muito disputada.

Equipas iniciais

Onze da AS Roma: Svilar, Zeki Çelik, Mancini, N'Dicka, El Shaarawy, Koné, Leandro Paredes, Angeliño, Dybala, Pellegrini e Shomurodov.

Suplentes: De Marzi, Gollini, Rensch, Abdulhamid, Hummels, Soulè, Nelsson, Baldanzi, Pisilli e Sangare.

Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Nehuen Pérez, Otávio Ataíde, Tiago Djaló, Francisco Moura, Eustáquio, Alan Varela, Pepê, Fábio Vieira e Samu.

Suplentes: Cláudio Ramos, Samuel Portugal, Marcano, William Gomes, Zaidu, Namaso, André Franco, Pérez, Gul, Gonçalo Borges, Rodrigo Mora e Zé Pedro.

Antevisão

O FC Porto vai tentar esta quinta-feira chegar aos oitavos de final da Liga Europa, na visita à AS Roma, com quem empatou a um golo em casa, na primeira mão do playoff que teve lugar no Estádio do Dragão na semana passada.

A visita à capital italiana surge depois de os dragões tirem vivido momentos agridoces nos últimos dias. Os portistas somaram a primeira vitória na I Liga em 2025, em casa do Farense (1-0), no primeiro encontro após a morte, no sábado, do histórico presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.

Apesar do momento delicado dentro das quatro linhas, com apenas dois triunfos nas 10 partidas disputadas em 2025, o histórico de confrontos é favorável aos dragões, uma vez que nunca foram eliminados pela AS Roma em competições europeias, em três eliminatórias anteriores.

Retirando da equação o encontro da semana passada no Dragão, a a penúltima vez que as equipas se encontrara  aconteceu em 2016/17, no playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Após um empate caseiro a um golo, os dragões deram a volta à eliminatória com um triunfo por 3-0 em Roma, naquela que foi a única vez que o FC Porto passou uma eliminatória depois de um 1-1 em casa na primeira mão.

Caso ultrapasse a AS Roma no playoff, o FC Porto encontrará nos 'oitavos' os espanhóis do Athletic Bilbau ou a Lazio.

A partida entre AS Roma e FC Porto, que será ajuizada pelo francês François Letexier, tem início agendado para as 17h45 desta quinta-feira no Estádio Olímpico, em Roma, e poderá acompanhá-la, em direto, através do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Com ambição e honra de dragão: O onze provável do FC Porto na Liga Europa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Sim". Gonçalo Ramos e Margarida Domingues estão noivos

Gonçalo Ramos

"Sim". Gonçalo Ramos e Margarida Domingues estão noivos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2252
2Benfica2250
3FC Porto2246
4Sp. Braga2244
5Santa Clara2238
6Casa Pia2233
7Vitória SC2231
8Estoril2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2226
11Moreirense2226
12Arouca2224
13C.D. Nacional2223
14Gil Vicente2222
15Estrela2220
16AVS2219
17Farense2215
18Boavista2212
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os cinco automóveis mais caros do mundo não são da Ferrari ou Lamborghini

Milionários

Os cinco automóveis mais caros do mundo não são da Ferrari ou Lamborghini

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas