O Sporting enviou um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), esta sexta-feira, a dar conta do resultado líquido positivo de 24,3 milhões de euros, no fecho do primeiro semestre da época 2024/25.
"A Sporting SAD registou, no primeiro semestre do exercício de 2024/2025, um Volume de Negócios de 128 milhões de euros e um Resultado Operacional de 24,3 milhões de euros. Para este resultado, em linha com uma estratégia sustentada, destaca-se o aumento dos Rendimentos e Ganhos excluindo Transações do Plantel, no valor de 94,5 milhões de euros, representando cerca de 74% do Volume de Negócios", pode ler-se no comunicado.
Por comparação ao período homólogo anterior (51,8 milhões de euros), o Sporting acabou, ainda assim, por registar valores mais baixos no que ao resultado operacional diz respeito.
Eis os destaques do comunicado divulgado:
"No primeiro semestre do presente exercício destaca-se:
1. Participação na Liga dos Campeões da UEFA
A Sporting SAD, após ter garantido o campeonato nacional no exercício 2023/2024, conseguiu o apuramento directo para a Liga dos Campeões da UEFA 2024/2025, na qual manteve a sua participação até à fase de play-offs.
2. Foco na competitividade desportiva
O primeiro semestre da época 2024/2025 focou-se na competitividade desportiva da Sporting SAD, através da preservação dos seus principais ativos, com o intuito de garantir a estabilização do plantel e aumentar os seus níveis de performance. Neste sentido, o mercado de transferências ficou marcado por um volume de vendas significativamente inferior àquele registado nas épocas anteriores.
3. Liga Portugal
Em linha com a estratégia em marcha para garantia da competitividade desportiva, a 31 de Dezembro, a Sporting SAD encontrava-se no primeiro lugar da classificação da Liga Portugal, tendo disputado 16 jornadas e somado um total de 40 pontos. À data de 28 de Fevereiro, ultrapassada a jornada 23, mantém o primeiro lugar do pódio com 53 pontos.
4. Volume de Negócios
128 milhões de euros, justificado em grande parte (74%) pelas Receitas Operacionais excluindo Transacções de Jogadores que totalizaram um valor de 94,5 milhões de euros e crescem 71% face ao período homólogo.
5. Resultado Operacional excluindo Transacções de Jogadores
No valor de 16,7 milhões de euros, justificado pela receita proveniente das Competições Europeias e pelo crescimento das restantes linhas de negócio, de onde se destacam as Receitas de Jogo e o Merchandising.
6. Recordes de vendas de linhas de negócio operacionais
Durante o primeiro semestre da época 2024/2025, a Sporting SAD alcançou vários recordes de negócio. Entre as principais conquistas, destaca-se a venda da Gamebox, que atingiu o valor recorde de 8 milhões de euros (registado no semestre 4 milhões de euros). Também no segmento de Merchandising, registou-se um novo máximo de vendas que ultrapassou os 9,8 milhões de euros.
7. Gestão criteriosa de capital, em linha com a Visão Estratégica a longo-prazo
No decorrer da época 2024/2025, a Sporting SAD iniciou um plano de investimentos ponderado destinado à concretização dos projectos delineados e apresentados no plano estratégico “Future is Coming 24-34”. Esta operação enquadra-se numa gestão criteriosa do capital disponível, garantindo a sustentabilidade financeira e a capacidade de execução das iniciativas definidas para os próximos 10 anos".
Leia Também: Benfica fecha primeiro semestre de 2024/25 com lucro assinalável