FC Porto queria 'Amoras' e Rodrigo colheu-as. Dragões regressam ao pódio

Azuis e brancos deram a volta a uma entrada negativa no encontro e triunfaram na Amoreira para regressarem ao pódio. Clássico com o Benfica na próxima ronda pode relançar os dragões na corrida pelo título.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
30/03/2025 20:01 ‧ há 4 semanas por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O FC Porto somou a segunda vitória consecutiva no campeonato e trinfou com reviravolta na visita deste domingo ao Estoril (1-2), em jogo da 27.ª jornada da I Liga.

 

Begraoui tinha colocado os estorilistas na frente do marcador nos minutos iniciais do duelo, mas Samu Aghehowa e o jovem Rodrigo Mora assinalaram um novo triunfo dos comandado de Martín Anselmi.

Os portistas retomaram o lugar no pódio e vão com a moral elevada para receber o Benfica na próxima ronda, num Clássico agendado para domingo.

Filme do jogo:

Para este jogo na Amoreira, onde o FC Porto tinha perdido em duas das três ocasiões na época passada, Martín Anselmi fez o que nunca tinha feito desde que chegou ao Dragão e repetiu a equipa inicial que venceu na última jornada na receção ao AVS. Os dragões partiam para o jogo a saber que estavam obrigados a vencer para recuperar o pódio, depois da vitória do Sporting de Braga ante o Arouca.

E as coisas começaram realmente bem para os portistas, que desde cedo tomaram a dianteira as incidências do encontro. Aos seis minutos, o brasileiro Pepê apareceu isolado após passe de Samu, mas Bouma conseguiu o corte no momento certo e a bola acabou por sair pela linha de fundo e rente ao poste da baliza de Chamorro.

Logo de seguida, aos 10 minutos, o FC Porto colocou mesmo a bola no fundo da baliza. Após uma troca de papeis, Pepê isolou Samu e o espanhol atirou a contar. Ainda assim, o tiro certeiro do avançado foi anulado por posição irregular do hispânico.

Não marcou o FC Porto, descontou o Estoril em cima do minuto 15. Marcano colocou a mão na bola e Hélder Malheiro apontou para uma grande penalidade depois de rever o lance no VAR. Begraoui foi chamado a marcar. Diogo Costa ainda adivinhou o lado, mas o remate em força do marroquino acabou mesmo no fundo da baliza.

O Estoril abdicou praticamente de atacar depois de chegar à vantagem e quem acabou por crescer foi o FC Porto, depois de tremendas dificuldades para chegar ao último terço nos momentos iniciais. Os portistas reagiram bem a esta desvantagem e, aos 21 minutos, Fábio Vieira apareceu a rematar perto do poste da baliza dos estorilistas.

Em cima do minuto 39, o FC Porto conseguiu contrariar a organização defensiva do Estoril e Rodrigo Mora apareceu em boa posição para marcar. Ainda assim, o espanhol Chamorro contrariou os intentos do criativo e defendeu o remate. O que o guardião não defendeu foi um lance muito perto do intervalo.

Aos 43 minutos, O VAR voltou a ser determinante no jogo. Depois de ter alertado para a mão de Marcano que permitiu ao Estoril adiantar-se de penálti, viu também mão de Holsgrove na área do Estoril. Hélder Malheiro reviu o lance e apontou para o castigo máximo. Chamado a converter, Samu não deu hipótese de defesa a Chamorro e marcou o primeiro golo fora de portas em 2025.

Magia fez a diferença na Amoreia

A segunda parte trouxe um reinício de jogo muito dividido e poucas ocasiões de parte a parte. Aos 49 minutos, Guitane atirou, de fora da grande área, para a intervenção do guarda-redes Diogo Costa. A partida entrou num momento mais morto e só voltaram a existir calafrios depois da hora de jogo. Após um passe de Fábio Vieira, Nehuen Pérez rematou cruzado perto do poste (63').

Logo de seguida, houve tempo para um momento de brilhantismo no encontro. Um golaço de Rodrigo Mora carimbou a remontada do FC Porto aos 65 minutos. O criativo portista tirou um adversário do caminho dentro da área e finalizou de pé esquerdo para o fundo da baliza. Roberto Martínez estava na bancada e deve ter aplaudido este gesto técnico.

A reviravolta renovou a confiança dos jogadores portistas, que voltaram a estar perto de marcar. Aos 77 minutos, Samu testou a atenção de Chamorro. O espanhol provocou um grande calafrio e não conseguiu agarrar a bola, nem à segunda tentativa, estando perto de entrar mesmo no fundo das redes. O esférico acabou por sair pela linha de fundo. Logo de seguida, e na sequência de um pontapé de canto, Eustáquio rematou de pé esquerdo para uma bela defesa de Chamorro.

O FC Porto foi gerindo esta vantagem mínima e saiu vitorioso de um terreno onde tinha perdido em duas ocasiões na época passada. Os portistas retomam o terceiro lugar com 56 pontos, a seis do rival Benfica que só joga na terça-feira. O Estoril é nono com 36 pontos.

Momento do jogo: Que gesto técnico genial de Rodrigo Mora a resolver a partida. O jovem fez o que melhor sabe, fintou um adversário dentro da área e atirou a contar.

Leia Também: Penálti para lá e para cá. Samu empatou desta forma o duelo na Amoreira

Leia Também: Marcano colocou a mão onde não devia e Begraoui abriu assim a contagem

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Francisco J. Marques

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lotus de Ayrton Senna foi visto por mais de 20.000 pessoas no Estoril

Fórmula 1

Lotus de Ayrton Senna foi visto por mais de 20.000 pessoas no Estoril

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas