Sporting-Rio Ave: De Alvalade já se vê o Jamor

Duelo da primeira mão das meias finais da Taça de Portugal está agendado para as 20h15 desta quinta-feira.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
03/04/2025 06:56 ‧ há 4 semanas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Antevisão

Sporting e Rio Ave dão, ao início da noite desta quarta-feira, o 'tiro de partida' na busca por um lugar na tão aguardada final da Taça de Portugal, que, aponte já na agenda, está agendada para o próximo dia 25 de maio, no Estádio Nacional do Jamor.

 

Os leões chegaram às 'meias' depois de deixarem para trás Portimonense, Amarante, Santa Clara e Gil Vicente, e pretendem fazer aquilo que já fizeram aos vilacondenses por duas vezes esta temporada (vencer, primeiro, por 3-1, e depois, por 0-3) para, pelo menos, chegarem 'embalados' ao duelo da segunda mão.

Quanto aos homens de Petit vêm de um momento particularmente 'turbulento', após derrotas consecutivas diante de Famalicão, Benfica e Casa Pia, pelo que olham para a prova rainha do futebol nacional como uma maneira de recuperar confiança.

O vencedor desta eliminatória já sabe, de resto, que, na hora de todas as decisões, terá pela frente Tirsense e Benfica, que, na outra meia final, vão procurar, também eles, dar continuidade ao trilho vitorioso nesta competição.

O Sporting-Rio Ave terá lugar no Estádio de Alvalade, irá contar com a arbitragem de António Nobre, juiz da Associação de Futebol de Leiria, e tem pontapé de saída agendado para as 20h15 (hora de Portugal Continental).

Treinadores em discurso direto

Rui Borges

Final à vista: É uma eliminatória a dois jogos. O foco está na vitória. Queremos ganhar, temos de pensar que serão dois jogos difíceis. O Rio Ave quer muito estar numa final da Taça de Portugal, vai-se agarrar a isso, vai estar super motivado, independentemente dos últimos jogos. São jogos que ditam uma final. Acredito que a motivação vai estar em alta e dar tudo para sonhar com a final da Taça.

Gerir a pensar na I Liga: Queremos muito estar na final, e, para isso, temos de ultrapassar o Rio Ave. Do outro lado, vai estar uma equipa confiante, a agarrar-se a tudo e mais alguma coisa para sonhar com a final. Temos de saber que vai ser difícil e jamais pensar em gerir. Temos de ser fortes. Pode haver uma ou outra mudança, mas não em termos de gestão.

Pedro Gonçalves a regressar: Acredito muito que, nos próximos dez dias... O doutor vai matar-me se falho nas datas... Não sei, sou eu a acreditar, pelo dia a dia que temos passado. Acredito que pode estar muito próximo de dar um contributo à equipa, e assim o espero, mas não estará disponível para o Rio Ave.

Petit

Final mais perto: Não há maior motivação do que estar na meia-final da Taça de Portugal e chegar à final no Jamor. Não há cansaço, quem nos dera estar sempre a jogar de três em três dias, era sinal que estávamos em várias competições. Sabemos aquilo que vamos ter de meter: agressividade, intensidade e atividade.

Abordagem: Apostámos muito numa mudança antes da partida com o Casa Pia, mudámos a estratégia, com o Tiago Morais como um falso avançado, depois as linhas interiores com o André e o João Graça, assim como os nossos laterais a dar profundidade. Amanhã [quinta-feira] volta o Clayton, o Demir [Tiknaz], o Aguilera também está nas opções. Na frente o Clayton tem sido a nossa referência e amanhã teremos um onze forte para discutir este jogo, com mentalidade para arrancar um resultado positivo. Ou ganhar, ou não perder.

Que Sporting espera: Nos últimos jogos, o Sporting tem alterado a linha, com 5x4x1, depois transforma-se num 4x4x2, com muita gente por dentro e a tentar abrir o jogo por fora, com o Quenda e o Trincão. Mas preparámo-nos para um Sporting forte, portanto temos de ter mentalidade, personalidade, ficar com bola e ter critério, porque o Sporting dá os seus espaços e assim, vamos querer disputar o jogo pelo jogo.

Últimos resultados

Sporting: V-V-V-V-V

Rio Ave: D-V-D-D-D

Últimos onzes

Sporting: Rui Silva; Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis; Zeno Debast, Eduardo Felicíssimo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres.

Rio Ave: Cezary Miszta; Marious Vrousai, Jonathan Panzo, Andreas Ndoj, Omar Richards; João Novais, Martim Neto, André Luiz, João Graça; Tiago Morais e Ole Pohlmann.

Ausências

Sporting: Nuno Santos, Daniel Bragança, Hidemasa Morita, João Simões e Pedro Gonçalves (lesionados).

Rio Ave: Pancho Petrasso (lesionado).

Leia Também: Kochorashvili a caminho do Sporting: "É um misto de Hjulmand e Morita"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Benfica

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas