Na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, no Estádio Cidade de Barcelos, o Benfica venceu, esta quarta-feira, por 5-0, o Tirsense, do quarto escalão do futebol nacional, e está, assim, mais perto de marcar presença no jogo decisivo da prova-rainha, no mítico Estádio Nacional.
João Pedro (p.b), João Rêgo, Gianluca Prestianni, Arthur Cabral e Andreas Schjelderup consumaram a natural supremacia do atual primeiro classificado da I Liga. Esta foi a quinta vitória consecutiva da turma liderada por Bruno Lage, que deu sequência à goleada (4-1) aplicada ao FC Porto, para o campeonato.
A última vez que o clube da Luz esteve no Jamor foi na época 2016/2017, altura em que conquistou a 26.ª Taça de Portugal do seu palmarés. Na segunda mão, o Tirsense terá, provavelmente, o prémio da época: o direito de disputar um jogo no Estádio da Luz e desfrutar da ocasião, após já ter garantido a permanência no Campeonato de Portugal.
Filme do jogo
Em relação ao jogo com o FC Porto, apenas Florentino Luís e António Silva mantiveram-se no onze do Benfica. Aos 2 minutos, Zeki Amdouni realizou uma acrobacia dentro da área, mas o remate saiu desenquadrado. Na resposta, a formação do Tirsense teve uma boa oportunidade ao seu dispor, na sequência de uma bola parada, mas os jogadores atrapalharam-se na finalização da jogada. O lance tirou o técnico Bruno Lage do sério, saltando do banco de suplentes para chamar à atenção os seus jogadores.
A partir de então, os jogadores encarnados assumiram as despesas da partida, embora com algumas dificuldades na ligação, naturalmente, justificado pelas muitas mudanças efetuadas.
Aos 15 minutos, gritou-se golo na Cidade de Barcelos. Andreas Schjelderup combinou com Samuel Dahl, que tirou um cruzamento tenso para a área. A bola, caprichosamente, tocou nas pernas de João Pedro e seguiu para a baliza defendida por Tiago Gonçalves, que não revelou ter tempo de reação.
A ala esquerda do clube da Luz esteve em destaque e voltou, pouco depois, a dar dores de cabeça ao adversário. Aos 26', Andreas Schjelderup serviu de bandeja para a finalização, na passada, do médio João Rêgo, que estreou-se a marcar de águia ao peito.
A resposta dos jesuítas surgiu, aos 28', através de um cabeceamento de Alex Reis para defesa segura de Samuel Soares. Com uma exibição tranquila, o Benfica limitou-se a gerir os tempos do jogo até ao intervalo.
No decorrer da segunda parte, Bruno Lage foi forçado a recorrer ao banco de suplentes para dar nova 'vida' à equipa de forma a aproveitar o desgaste físico do Tirsense. Arthur Cabral, Tiago Gouveia e Gianluca Prestianni foram a jogo e demonstraram serviço.
Aos 67', Gianluca Prestianni marcou um belo golo, através de um remate em arco, após assistência de Andreas Schjelderup. Cinco minutos volvidos, foi a vez de Arthur Cabral fazer o gosto ao pé, dando resposta ao cruzamento de Tiago Gouveia, de regresso à equipa principal.
A partida não chegaria ao seu fim sem o golo do melhor elemento em campo: Andreas Schjelderup, aos 84', aplicou a mão cheia no marcador e coroou a boa exibição individual.
Equipas iniciais
Onze do Tirsense: Tiago Fernandes, João Pedro, Jorge Silva, Gonçalo Cardoso, João Martins, Junior Franco, Bruno Carvalho, José Pereira, Daniel Rodrigues, Alex Reis, Bernardo Mesquita
Onze do Benfica: Samuel Soares, Leandro Santos, António Silva, Bajrami, Samuel Dahl, Florentino, João Rêgo, Leandro Barreiro, Andreas Schjelderup, Belotti e Amdouni
Antevisão
O Tirsense recebe, esta quarta-feira, no Estádio Cidade de Barcelos, o Benfica na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, uma prova que as águias não vencem desde a época 2016/17, com Rui Vitória no comando técnico.
Quase oito anos volvidos, é a vez de Bruno Lage assumir o destino dos encarnados, que tentam chegar a um 'triplete' nas competições nacionais: Taça da Liga, a Liga e a Taça de Portugal.
Dias depois da goleada no clássico com o FC Porto (4-1) certa é a ausência do capitão Nicolas Otamendi no Benfica, que será poupado esta noite frente ao oitavo classificado na Série A do Campeonato de Portugal.
O Benfica, recordista de troféus da Taça de Portugal, com 26 títulos, chega às "meias" após eliminar Pevidém, Estrela da Amadora, Farense e Sporting de Braga, enquanto o Tirsense, que entrou ainda na segunda eliminatória, afastou Vieira, Caldas, Brito, Rebordosa e Elvas. O conjunto de Santo Tirso já esteve nas "meias" da prova-rainha, também diante do clube da Luz, na época de 1970/71, perdendo então por 3-1 em casa e 5-1 fora.
A segunda mão das meias-finais entre Tirsense e Benfica está prevista para a última semana de abril, bem como a visita do Sporting ao Rio Ave, na casa emprestada do Paços de Ferreira, depois de os "leões" terem vencido na primeira mão por 2-0.
Siga, em direto, as principais incidências do Tirsense-Benfica, a partir das 20h45, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: "FC Porto-Benfica não fica atrás dos jogos europeus. É muito vendável"