Numa grande tarde de futebol, o Benfica perdeu, este domingo, a liderança da I Liga, ao empatar por dois golos com o Arouca, em jogo da 29.ª jornada da I Liga. Assim sendo, o Sporting é o novo líder do campeonato, com 69 pontos, em igualdade pontual com os encarnados.
No Estádio da Luz, as águias pagaram caro a falta de eficácia. Os golos apareceram apenas na segunda parte, com Kokcu a abrir o ativo (61') numa altura em que o Arouca estava bem melhor na partida. O empate surgiu aos 72', por Yalcin na cobrança de uma grande penalidade.
Aos 79', Pavlidis aparentava voltar ser o herói dos encarnados, confirmando, de cabeça, os três pontos para o conjunto de Bruno Lage, que sofreu o golo do empate do destemido 12.º classificado, aos 90'+5, por Weverson.
Filme do jogo
Num início de jogo algo morno, o coletivo benfiquista colecionou vários pontapés de canto no primeiro quarto de hora. Foi através destes lances, que surgiram as primeiras oportunidades de golo.
Ao minuto 12, Tomás Araújo quase se estreava a marcar na presente temporada, mas valeu o corte fulcral de Jose Fontán em cima da linha de golo. Pouco depois, aos 16', Pavlidis recebeu um excelente cruzamento de Di María e cabeceou para a baliza, mas apareceu, novamente, um jogador adversário a tirar a bola em cima de linha de golo, desta feita com Alex Pinto a esticar-se todo no ar para impedir a festa encarnada. Logo a seguir, Akturkoglu cruzou para dentro da área, mas nem Pavlidis nem Nicolás Otamendi conseguiram dar resposta à iniciativa do companheiro.
O Arouca lá conseguiu sobreviver ao período pressionante das águias e também deu um ar da sua graça. Aos 19', Sylla obrigou Trubin a voar para evitar uma enorme surpresa na Luz.
Os jogadores encarnados voltaram a exercer a sua autoridade em campo e procuraram o golo ainda antes do intervalo. Aos 40', Pavlidis procurou repetir o segundo golo apontado ante o FC Porto, no Estádio do Dragão, mas o remate embateu no poste esquerdo.
Quem pensou que o Benfica iria entrar com tudo na segunda parte, enganou-se. O Arouca apareceu com uma postura destemida e aproveitou a urgência das águias em ganhar o jogo. Güven Yalçin e Alfonso Trezza atiraram para defesas atentas de Trubin.
Teve de ser através de um brilhante momento individual, que a equipa de Bruno Lage desbloqueou o jogo. Carreras pegou na bola ainda no seu meio-campo e subiu com ela pelo corredor esquerdo, colocando o esférico para dentro da área. Aursnes recolheu e deu um passe atrasado para o remate em arco de Kokcu (61'), sem hipóteses para Nico Mantl.
A euforia tomou conta dos jogadores do clube da Luz, que estiveram muito perto de dilatar a vantagem, mas Akturkoglu tremeu no cara a cara com Nico Mantl e Di María caiu antes de fazer a recarga.
Na resposta, o Arouca gelou a Luz. Aos 68', Otamendi derrubou Jason dentro da área e o juiz António Nobre assinalou grande penalidade. O VAR ainda tentou chamar à atenção ao árbitro da AF Leiria, mas este manteve a decisão, após recurso às imagens.
Na cobrança do castigo máximo, Yalçin (72') enganou Trubin e restabeleceu a igualdade. O Benfica não abanou e partiu para um reta final de partida muito personalizada. Aos 79', Kokcu assistiu para o golo de cabeça de Pavlidis, na sequência de um canto cobrado de forma rápida.
No entanto, os três pontos não ficaram na Luz. O Benfica não soube manter a posse da bola e partiu o jogo, aproveitado pelos lobos da Serra da Freita, que chegaram ao 2-2, por Weverson, aos 90'+5, apanhando Trubin em contrapé.
Leia Também: O monumental golo de Kokçu que acabou com o empate no Benfica-Arouca