O FC Porto assinalou o 25 de Abril de 1974, esta sexta-feira, com um longo texto publicado no seu site oficial, em que apontou as diferenças no panorama desportivo antes e depois do Dia da Liberdade, que deu também "ínicio à revolução que virou o futebol português a Norte".
"O 25 de Abril de 1974 não foi só o dia em que voltou a haver liberdade em Portugal, foi também o dia em que se lançaram as bases para a revolução no futebol português que acabou com a hegemonia dos clubes da capital e que veio a consagrar o FC Porto como o campeão da democracia", escreveram os dragões.
Os dragões, que recordaram terem vencido apenas seis em 48 campeonatos antes da Revolução dos Cravos, perante a até então supremacia dos clubes de Lisboa, recordaram que tudo mudou desde o dia 25 de Abril de 1974, com a conquista de 74 troféus - contra 45 do Benfica e 27 do Sporting.
"O FC Porto transformou-se no clube português com melhor palmarés (86) e no único a alcançar vitórias internacionais em plena democracia. Sete, mais precisamente: duas Taças/Ligas dos Campeões Europeus, duas Taças Intercontinentais, duas Taças UEFA/Liga Europa e uma Supertaça Europeia", pode ainda ler-se no site dos azuis e brancos.
Leia Também: Villas-Boas 'arrasado': "Benfica e Sporting? FC Porto é figurante"