[6-0] Benfica 'atropela' Marítimo débil numa goleada das antigas

O Benfica igualou a maior goleada da época, num jogo em que passou provisoriamente o FC Porto e ascendeu ao segundo posto da I Liga, com 37 pontos, mais um do que os 'dragões'. O conjunto orientado por Rui Vitória foi um justíssimo vencedor e é agora o melhor ataque do campeonato, com 41 golos.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
06/01/2016 21:00 ‧ 06/01/2016 por Notícias Ao Minuto

Desporto

I Liga

Análise do jogo:

O Benfica recebeu o Marítimo no Estádio da Luz, esta quarta-feira, uma partida 16.ª jornada, 'atropelando' categoricamente os insulares ao vencer por 6-0. A formação da Luz teve um início pouco inspirador, com um ritmo de jogo lento e previsível, mas tudo mudou quando Pizzi abriu o marcador.

O médio fez o primeiro, carimbando a superioridade do Benfica dentro do terreno de jogo e depois de Jiménez ter tido o golo nos pés minutos antes. Pelo meio, o Marítimo ainda assustou com duas oportunidades que fizeram bruar a Luz e deixaram os adeptos algo inquietos.

Foi o primeiro do encontro e aquele que deu a tranquilidade que as ‘águias’ necessitavam para impor o seu jogo de forma inequívoca. Seguiu-se uma verdadeira avalanche de golos que parecia não ter fim perante um Marítimo que parece ter ficado no aeroporto do Funchal.

Seguiram-se dois golos de rajada, o segundo de Pizzi e o primeiro de Jiménez, e desfez-se definitivamente um Marítimo cheio de boas intenções. O quarto e o quinto haveriam de chegar por intermédio de Jonas, na conversão de dois penáltis, novamente em dois minutos consecutivos.

Ainda houve tempo para Talisca igualar a maior goleada do Benfica esta época e fazer o 6.º na primeira vez que tocou na bola. Até ao fim, sucederam-se as oportunidades, e só não se celebraram mais tentos na Luz porque José Sá não se rendeu e defendeu tudo o que podia.

O Benfica soube domar o meio-campo dos insulares e estes demonstraram sempre muitas dificuldades na transição para o ataque. As ‘águias’ são agora o melhor ataque do campeonato com 41 golos, depois de baterem o Marítimo, que igualou o Belenenses como a pior defesa da I Liga, somando 33 tentos defensivos.

A formação de Rui Vitória ascende ao segundo lugar à condição, com 37 pontos e fica à espera do que faz o FC Porto frente ao Rio Ave.

Momento do jogo:

O primeiro golo de Pizzi desbloqueou o jogo e acabou por deixar o Marítimo de rastos quando a vantagem ainda era mínima. A formação insular havia tido duas boas oportunidades antes do golo e, como quem não marca sofre, o conjunto fez cumprir-se o ditado. Um golo que abriu o caminho para a maior goleada da época. Esta foi a primeira vez que Pizzi bisouao serviço do Benfica.

Acompanhamento do encontro: 

90' - Final do jogo no Estádio da Luz. Benfica iguala o melhor resultado da época, conseguido frente ao Belenenses. Formação da Luz ascenda ao segundo lugar do campeonato provisoriamente, com 37 pontos.

79' - Mitroglou tentou o primeiro da conta pessoal, fez duas fintas e rematou, mas José Sá defendeu e negou o sétimo.

74' - Jiménez tenta o sétimo ao picar a bola perante a saída de José Sá, mas a bola saiu muito por cima da cima da baliza. Mais uma grande oportunidade de golo desperdiçada para a formação da casa.

70' - GOLOOOOOOOO! Talisca faz o sexto na primeira vez que toca na bola e iguala maior goleada da época, conseguida frente ao Belenenses. Formação insular é, a par do Belenenses, a pior defesa do campeonato com 34 golos sofridos.

68' - Sai Renato Sanches e entra Talista para o seu Lugar. Rui Vitória refresca setor ofensivo e dá maios consistências defensiva.

68' - Sai Marega e entra António Xavier para o seu lugar. Ivo Vieira refresca lateral esquerda.

61' - Benfica vai controlando o jogo perante um frágil Marítimo. Formação orientada por Ivo Vieira não se encontra no jogo e turma da Luz tem tido corredor aberto rumo à baliza de José Sá. 

53' - GOLOOOOOOOOOOOOOOO! Está feita a mão cheia de golos para o Benfica. Jonas voltou a converter uma grande penalidade cometida sobre Carcela e deixa Marítimo de rastos. Benfica é o melhor ataque do campeonato neste momento com 40 golos e Marítimo a um golo ser a defesa mais batida da I Liga. Soma agora 33 golos sofridos.

51' - GOLOO! GOLOOOOOO! GOLO! Jonas converte o livre de nove metros, com José Sá ainda a tocar na bola.Contudo, a bola foi muito colocada e o guardião não consegueiu impedir o quarto. Jonas é agora o melhor marcador do campeonato com 14 tentos.

46' - Benfica começa com a bola e apresenta-se sem alterações para a etapa complementar. Marítimo tem 45 miutos p+ara dar um ar da sua graça.

45+2' - Intervalo no Estádio da Luz. Benfica foi eficaz no primeiro tempo depois de um início de jogo periclitante. Pizzi desbloqueou um jogo depois do Marítimo ter deixado dois avisos sérios à 'águia'. Com o primeiro golo do médio português veio a confiança e, numa 'avalanche', o segundo de PIzzi e o terceiro, por Mitroglou. Foram dois golos em dois minutos e respirou-se segurança na Luz.

42' - Renato Sanches correu todo o lado direito do ataque, deixando para trás todos os opositores e cruzou rasteiro para Jiménez, que aparecia ao seugndo poste. O guardião do Marítmo esticou-se e desviu a bola qure levava selo de golo. O Benfica está vivo no jogo. O Marítmo tem sérias dificuldades para travar as 'águias'.

39' - Marega muito perto de reduzir para a formação visitante com uim remate cruzado em direção à baliza de Júlio César. O dianteiro recebeu a bola na área com muito espaço e teve tempo para tirar as medidas à baliza do Benfica. Tirou tinta à baliza das 'águias'.

35' - GOLOOOO! Jimenez faz o terceiro para o Benfica, naquele que é o segundo golo em dois minutos para o Benfica. Equipa da Luz desbloqueou o jogo que parecia simples.

34' - GOLOOOOO! Pizzi surgiu na área vindo de trás e finalizou com classe, ampliando a vantagem para o Benfica. O jogador está em grande no jogo e conta com a contribuição de Carcela.

29' - GOLOOOOOOOOOOOOOO!!!!!! Pizzi descansa os adeptos ao fazer o primeiro do encontro. O médio aproveitou uma bola perdida por Jonas e beneficiou do ressalto na perna de Briguel para fazer o primeiro do encontro.

26' - Bola muito disputada no centro do terreno, com ligeiro ascendente do Marítimo nos últimos minutos. O Benfica tenta agora voltar a deter o domínio da bola e do jogo. Centro do terreno está a ser 'abafado' pelo posicionamento do maritimista.

22' - Edgar Costa, na pequena área, não consegue chegar a um cruzamento tento vindo da direita, e falha a segunda oportunidade em dois minutos para a formação insular. O Benfica a passar por momentos de algum aperto.

20' - Dyego Sousa foi displicente na hora de alvejar a baliza do Benfica, após grande abertura de Edgar Costa. Uma grande oportunidade para o Marítmo, a sua primeira do encontro.

17' - Jogo de baixa intensidade, mas com domínio total do Benfica. 'Encarnados' já tiveram uma oportunidade flagrante para se colocarem em vantagem perante Marítimo pouco atrevido.

12' - Benfica muito perto do golo!!!! Jonas recebeu a bola e só teve de correr para a baliza sem oposição. Na hora de alvejar a baliza, o mexicano viu José Sá negar-lhe o golo com uma enorme defesa, numa altura em que já se gritava golo na Luz.

10' - No semi-círculo da grande-área, Jonas converteu um livre de forma quase perfeita com a bola a passar muito perto do poste direito da baliza do Marítimo. José Sá esticou-se mas não ganhou para o susto.

8' - Carcela tentou uma incursão pelo meio, de forma individual, Mas a defensiva do Marítimo recorreu à falta para travar o marroquino.

5' - Salin cobrou um pontapé de baliza do Marítimo e, ressentiu-se do esforço, pedindo a substituição de imediato devido a problemas físicos. Sai Salin e entra José Sá.

2' - Benfica já assume despesas do jogo com perante uma formação insular recuada. 

1' - Marítimo começou com a bola.

0' - O Marítimo irá alinhar com Salin; João Diogo, Raúl, Deyvison e Briguel; Fernando Ferreira, Éber Bessa e Tiago Rodrigues; Marega, Edgar Costa e Dyego Sousa.

0' - Já é conhecida a equipa escalada por Rui Vitória: Júlio César; André Almeida, Lisandro, Jardel e Eliseu; Fejsa, Renato Sanches, Pizzi e Carcela; Jonas e Jiménez.

0' - São esperados, segundo a BTV, 35 mil adeptos nas bancadas, numa partida que servirá também para homenagear Eusébio, falecido há dois anos.

Antevisão: O Benfica 'inaugura' esta quarta-feira a sua casa no novo ano. Depois de uma vitória em Guimarães arrancada a ferros, as 'águias' enfrentam o Marítimo em casa.

Com o desaire do FC Porto em Alvalade, a formação orientada por Rui Vitória pode passar, ainda que provisoriamente, para a segunda posição da Liga, atrás do Sporting.

Para o jogo de hoje, o técnico 'encarnado' não poderá contar com o contributo de Nico Gaitán, sendo que a posição ocupada pelo extremo argentino poderá ser entregue a Carcela.

O Marítimo viaja até à capital em busca de um resultado que não a derrota, apesar de Ivo Vieira ter admitido que as 'águias' eram uma equipa com poucas fragilidades.

E a vida dos madeirenses não será mesmo fácil. Nos últimos sete encontros entre as duas equipas, na Luz, o Benfica venceu sempre, independentemente da competição.

Além disso, a equipa da casa não perdeu qualquer um dos seus últimos 8 jogos para a Liga, a melhor série de qualquer equipa na presente temporada.

Por outro lado, o Marítimo marcou em todos os últimos 11 encontros menos um, sendo que nestes jogos foram apontados 14 golos pelos insulares.

Relembre aqui as principais afirmações de cada um dos treinadores:

“Parece que o Benfica não tem pontos fracos e a verdade é que estão dois clubes acima dele na tabela. As equipas 'grandes' estão sempre bem recheadas em termos de jogadores, em qualidade e em número, o que dá azo a que tenham mais-valias em cada setor do campo”, atirou Ivo Vieira.

“Espero um Marítimo de qualidade, como tem sido norma nos últimos anos.Tem jogadores que nos podem causar problemas - a nós e a qualquer equipa, como provou contra o FC Porto. Mas independentemente do nosso adversário, a nossa preocupação é preparar a nossa equipa para ganhar”, explicou.  

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Sérgio Conceição? "Em Portugal era arrogante, em Milão chamam-lhe génio"

Pedro Chagas Freitas

Sérgio Conceição? "Em Portugal era arrogante, em Milão chamam-lhe génio"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Dakar'2025: Acidente retira Sébastien Loeb da corrida

Rali Dakar

Dakar'2025: Acidente retira Sébastien Loeb da corrida

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas