Análise do jogo:
O Benfica recebeu o Marítimo no Estádio da Luz, esta quarta-feira, uma partida 16.ª jornada, 'atropelando' categoricamente os insulares ao vencer por 6-0. A formação da Luz teve um início pouco inspirador, com um ritmo de jogo lento e previsível, mas tudo mudou quando Pizzi abriu o marcador.
O médio fez o primeiro, carimbando a superioridade do Benfica dentro do terreno de jogo e depois de Jiménez ter tido o golo nos pés minutos antes. Pelo meio, o Marítimo ainda assustou com duas oportunidades que fizeram bruar a Luz e deixaram os adeptos algo inquietos.
Foi o primeiro do encontro e aquele que deu a tranquilidade que as ‘águias’ necessitavam para impor o seu jogo de forma inequívoca. Seguiu-se uma verdadeira avalanche de golos que parecia não ter fim perante um Marítimo que parece ter ficado no aeroporto do Funchal.
Seguiram-se dois golos de rajada, o segundo de Pizzi e o primeiro de Jiménez, e desfez-se definitivamente um Marítimo cheio de boas intenções. O quarto e o quinto haveriam de chegar por intermédio de Jonas, na conversão de dois penáltis, novamente em dois minutos consecutivos.
Ainda houve tempo para Talisca igualar a maior goleada do Benfica esta época e fazer o 6.º na primeira vez que tocou na bola. Até ao fim, sucederam-se as oportunidades, e só não se celebraram mais tentos na Luz porque José Sá não se rendeu e defendeu tudo o que podia.
O Benfica soube domar o meio-campo dos insulares e estes demonstraram sempre muitas dificuldades na transição para o ataque. As ‘águias’ são agora o melhor ataque do campeonato com 41 golos, depois de baterem o Marítimo, que igualou o Belenenses como a pior defesa da I Liga, somando 33 tentos defensivos.
A formação de Rui Vitória ascende ao segundo lugar à condição, com 37 pontos e fica à espera do que faz o FC Porto frente ao Rio Ave.
Momento do jogo:
O primeiro golo de Pizzi desbloqueou o jogo e acabou por deixar o Marítimo de rastos quando a vantagem ainda era mínima. A formação insular havia tido duas boas oportunidades antes do golo e, como quem não marca sofre, o conjunto fez cumprir-se o ditado. Um golo que abriu o caminho para a maior goleada da época. Esta foi a primeira vez que Pizzi bisouao serviço do Benfica.
Acompanhamento do encontro:
90' - Final do jogo no Estádio da Luz. Benfica iguala o melhor resultado da época, conseguido frente ao Belenenses. Formação da Luz ascenda ao segundo lugar do campeonato provisoriamente, com 37 pontos.
79' - Mitroglou tentou o primeiro da conta pessoal, fez duas fintas e rematou, mas José Sá defendeu e negou o sétimo.
74' - Jiménez tenta o sétimo ao picar a bola perante a saída de José Sá, mas a bola saiu muito por cima da cima da baliza. Mais uma grande oportunidade de golo desperdiçada para a formação da casa.
70' - GOLOOOOOOOO! Talisca faz o sexto na primeira vez que toca na bola e iguala maior goleada da época, conseguida frente ao Belenenses. Formação insular é, a par do Belenenses, a pior defesa do campeonato com 34 golos sofridos.
68' - Sai Renato Sanches e entra Talista para o seu Lugar. Rui Vitória refresca setor ofensivo e dá maios consistências defensiva.
68' - Sai Marega e entra António Xavier para o seu lugar. Ivo Vieira refresca lateral esquerda.
61' - Benfica vai controlando o jogo perante um frágil Marítimo. Formação orientada por Ivo Vieira não se encontra no jogo e turma da Luz tem tido corredor aberto rumo à baliza de José Sá.
53' - GOLOOOOOOOOOOOOOOO! Está feita a mão cheia de golos para o Benfica. Jonas voltou a converter uma grande penalidade cometida sobre Carcela e deixa Marítimo de rastos. Benfica é o melhor ataque do campeonato neste momento com 40 golos e Marítimo a um golo ser a defesa mais batida da I Liga. Soma agora 33 golos sofridos.
51' - GOLOO! GOLOOOOOO! GOLO! Jonas converte o livre de nove metros, com José Sá ainda a tocar na bola.Contudo, a bola foi muito colocada e o guardião não consegueiu impedir o quarto. Jonas é agora o melhor marcador do campeonato com 14 tentos.
46' - Benfica começa com a bola e apresenta-se sem alterações para a etapa complementar. Marítimo tem 45 miutos p+ara dar um ar da sua graça.
45+2' - Intervalo no Estádio da Luz. Benfica foi eficaz no primeiro tempo depois de um início de jogo periclitante. Pizzi desbloqueou um jogo depois do Marítimo ter deixado dois avisos sérios à 'águia'. Com o primeiro golo do médio português veio a confiança e, numa 'avalanche', o segundo de PIzzi e o terceiro, por Mitroglou. Foram dois golos em dois minutos e respirou-se segurança na Luz.
42' - Renato Sanches correu todo o lado direito do ataque, deixando para trás todos os opositores e cruzou rasteiro para Jiménez, que aparecia ao seugndo poste. O guardião do Marítmo esticou-se e desviu a bola qure levava selo de golo. O Benfica está vivo no jogo. O Marítmo tem sérias dificuldades para travar as 'águias'.
39' - Marega muito perto de reduzir para a formação visitante com uim remate cruzado em direção à baliza de Júlio César. O dianteiro recebeu a bola na área com muito espaço e teve tempo para tirar as medidas à baliza do Benfica. Tirou tinta à baliza das 'águias'.
35' - GOLOOOO! Jimenez faz o terceiro para o Benfica, naquele que é o segundo golo em dois minutos para o Benfica. Equipa da Luz desbloqueou o jogo que parecia simples.
34' - GOLOOOOO! Pizzi surgiu na área vindo de trás e finalizou com classe, ampliando a vantagem para o Benfica. O jogador está em grande no jogo e conta com a contribuição de Carcela.
29' - GOLOOOOOOOOOOOOOO!!!!!! Pizzi descansa os adeptos ao fazer o primeiro do encontro. O médio aproveitou uma bola perdida por Jonas e beneficiou do ressalto na perna de Briguel para fazer o primeiro do encontro.
26' - Bola muito disputada no centro do terreno, com ligeiro ascendente do Marítimo nos últimos minutos. O Benfica tenta agora voltar a deter o domínio da bola e do jogo. Centro do terreno está a ser 'abafado' pelo posicionamento do maritimista.
22' - Edgar Costa, na pequena área, não consegue chegar a um cruzamento tento vindo da direita, e falha a segunda oportunidade em dois minutos para a formação insular. O Benfica a passar por momentos de algum aperto.
20' - Dyego Sousa foi displicente na hora de alvejar a baliza do Benfica, após grande abertura de Edgar Costa. Uma grande oportunidade para o Marítmo, a sua primeira do encontro.
17' - Jogo de baixa intensidade, mas com domínio total do Benfica. 'Encarnados' já tiveram uma oportunidade flagrante para se colocarem em vantagem perante Marítimo pouco atrevido.
12' - Benfica muito perto do golo!!!! Jonas recebeu a bola e só teve de correr para a baliza sem oposição. Na hora de alvejar a baliza, o mexicano viu José Sá negar-lhe o golo com uma enorme defesa, numa altura em que já se gritava golo na Luz.
10' - No semi-círculo da grande-área, Jonas converteu um livre de forma quase perfeita com a bola a passar muito perto do poste direito da baliza do Marítimo. José Sá esticou-se mas não ganhou para o susto.
8' - Carcela tentou uma incursão pelo meio, de forma individual, Mas a defensiva do Marítimo recorreu à falta para travar o marroquino.
5' - Salin cobrou um pontapé de baliza do Marítimo e, ressentiu-se do esforço, pedindo a substituição de imediato devido a problemas físicos. Sai Salin e entra José Sá.
2' - Benfica já assume despesas do jogo com perante uma formação insular recuada.
1' - Marítimo começou com a bola.
0' - O Marítimo irá alinhar com Salin; João Diogo, Raúl, Deyvison e Briguel; Fernando Ferreira, Éber Bessa e Tiago Rodrigues; Marega, Edgar Costa e Dyego Sousa.
0' - Já é conhecida a equipa escalada por Rui Vitória: Júlio César; André Almeida, Lisandro, Jardel e Eliseu; Fejsa, Renato Sanches, Pizzi e Carcela; Jonas e Jiménez.
0' - São esperados, segundo a BTV, 35 mil adeptos nas bancadas, numa partida que servirá também para homenagear Eusébio, falecido há dois anos.
Antevisão: O Benfica 'inaugura' esta quarta-feira a sua casa no novo ano. Depois de uma vitória em Guimarães arrancada a ferros, as 'águias' enfrentam o Marítimo em casa.
Com o desaire do FC Porto em Alvalade, a formação orientada por Rui Vitória pode passar, ainda que provisoriamente, para a segunda posição da Liga, atrás do Sporting.
Para o jogo de hoje, o técnico 'encarnado' não poderá contar com o contributo de Nico Gaitán, sendo que a posição ocupada pelo extremo argentino poderá ser entregue a Carcela.
O Marítimo viaja até à capital em busca de um resultado que não a derrota, apesar de Ivo Vieira ter admitido que as 'águias' eram uma equipa com poucas fragilidades.
E a vida dos madeirenses não será mesmo fácil. Nos últimos sete encontros entre as duas equipas, na Luz, o Benfica venceu sempre, independentemente da competição.
Além disso, a equipa da casa não perdeu qualquer um dos seus últimos 8 jogos para a Liga, a melhor série de qualquer equipa na presente temporada.
Por outro lado, o Marítimo marcou em todos os últimos 11 encontros menos um, sendo que nestes jogos foram apontados 14 golos pelos insulares.
Relembre aqui as principais afirmações de cada um dos treinadores:
“Parece que o Benfica não tem pontos fracos e a verdade é que estão dois clubes acima dele na tabela. As equipas 'grandes' estão sempre bem recheadas em termos de jogadores, em qualidade e em número, o que dá azo a que tenham mais-valias em cada setor do campo”, atirou Ivo Vieira.
“Espero um Marítimo de qualidade, como tem sido norma nos últimos anos.Tem jogadores que nos podem causar problemas - a nós e a qualquer equipa, como provou contra o FC Porto. Mas independentemente do nosso adversário, a nossa preocupação é preparar a nossa equipa para ganhar”, explicou.