"Acreditar e sonhar são fundamentais para ultrapassar obstáculos"

O futebolista português Éder afirmou hoje - na apresentação de um livro sobre a sua vida - que a capacidade de sonhar e acreditar sempre nas suas capacidades foi fundamental para ultrapassar as dificuldades na carreira.

Notícia

© Reuters

Lusa
28/08/2016 19:39 ‧ 28/08/2016 por Lusa

Desporto

Éder

 

"Tive muitas batalhas, muitas vezes foi difícil, mas hoje estou aqui porque consegui superá-las todas. Há sempre formas de o fazer e hoje sinto-me muito contente por estar aqui e por ter triunfado", afirmou o autor do golo da vitória de Portugal na final do Euro2016.

A presença do avançado do Lille na lista de convocados de Fernando Santos para o Euro2016 chegou a ser questionada publicamente, mas o jogador viria a revelar-se fundamental, marcando - no prolongamento da final - o 1-0 com que Portugal derrotou a França, em Paris.

"Acredito que todos temos momentos complicados na nossa vida, mas há sempre uma palavra que nos motiva que é 'acreditar'. Podemos acreditar que tudo é possível e, se o fizermos, de certeza que vamos alcançar aquilo que queremos", salientou o avançado português.

O livro "Vai correr tudo bem" - sobre o percurso de vida de Éder - foi escrito pela sua 'coach', Susana Torres, e descreve também o trabalho de motivação e orientação pessoal feito por aquela profissional junto do futebolista.

"O 'coach' é uma pessoa que trabalha junto com um 'coachee', a pessoa que recebe estas sessões e que analisa o ponto em que está - o que está a acontecer na sua vida - através de algumas perguntas poderosas, idealiza o que seria ou o que gostaria que estivesse a ocorrer na sua vida e depois o 'coach' ajuda a fazer esse trajeto", explicou Susana Torres.

A 'coach' trabalha não só com atletas individualmente, como também com equipas de futebol inteiras, como foi o caso do Sporting de Braga e do Vitória de Guimarães, ambas da I Liga portuguesa de futebol.

Susana Torres contou que o livro estava já em preparação antes do Euro2016 e que chegou a comentar com o avançado que "para a história acabar com um final feliz" ele deveria "fazer um brilharete qualquer" durante a competição.

"Acabou por marcar o golo da final. Não era preciso tanto", brincou a 'coach' durante a apresentação.

Já Éder sublinhou que sonhar é essencial para que os objetivos pessoais se tornem em realidade.

"Acho também que nunca devemos deixar de sonhar. Muitas vezes os nossos sonhos são interrompidos, porque há alguém que nos diz 'não', que 'não conseguimos', que 'não temos capacidades' por vários motivos. Acho que é fundamental sonhar e acreditar", realçou.

Presentes na apresentação estiveram o treinador de futebol Sérgio Conceição (que treinou Éder no Sporting de Braga), bem como o atual técnico dos bracarenses, José Peseiro, e o presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas