Para praticar uma condução económica deve adotar ao volante alguns hábitos de modo a garantir um melhor aproveitamento do carro e fazer 'render' mais o combustível.
Usar a menor quantidade de energia, com o menor desgaste do carro e com menor impacto ambiental, é possível e passa pela prática da condução, revela a plataforma ComparaJá.pt.
Para além de economizar combustível, uma condução económica contribui também para a durabilidade das peças e componentes do veículo.
A plataforma ComparaJá.pt elencou algumas dicas e práticas que pode, e deve, aplicar à sua condução. A sua carteira vai agradecer.
- Nem sempre combustíveis com índices de octana maiores significam melhor desempenho;
- No caso do combustível, nem sempre andar a altas velocidades lhe traz vantagens: além do desgaste dos pneus, por vezes o tempo que poupa não compensa os gastos de combustível;
- O condutor pode aproveitar a inércia dos veículos para conduzir num troço de forma regular, sem necessidade de acelerar;
- Nas travagens nem sempre tem de carregar no travão. Se o caminho assim o permitir (isto é, se não for uma subida), basta que deixe de acelerar para que a velocidade estabilize e veículo abrande;
- Em termos de percurso e planeamento, qualquer viagem que tenha sido estudada e organizada, com atualizações em tempo real das movimentações do trânsito (acidentes, estradas cortadas, etc) que o GPS possa adiantar, será certamente mais económica.