Duarte Pio de Bragança chegou na quarta-feira a Díli, mas só hoje iniciou uma visita que termina na próxima segunda-feira, com um encontro com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak.
"Primeiro vim rever os amigos, ver a situação e quais são as perspetivas de progresso para as quais eu possa eventualmente conseguir pessoas que possam colaborar", afirmou à agência Lusa, depois de um encontro com o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres.
Segundo Duarte Pio de Bragança, em Timor-Leste "há dois campos que interessam muito".
"Um é favorecer o turismo aproveitando um pouco a força turística de Bali, para trazer alguns turistas cá e gostava muito de poder colaborar com a população rural para introduzir algumas culturas, ver o que se está a fazer e ver em que campo se pode fazer uma cooperação", afirmou, acrescentando que está a registar uma fundação em Díli para desenvolver aquela cooperação.
Duarte Pio de Bragança recebeu o ano passado, durante uma cerimónia no parlamento de Timor-Leste, a nacionalidade timorense.
"Fiz esta viagem toda com o meu passaporte timorense e acho piada que alguns alfandegários olham para mim com um ar muito espantado", disse à Lusa.