Em Portugal uma ida ao cinema custa, em média, 6,60 euros, de acordo com os cálculos da plataforma Picodi. Ora, comparando com outros países do mundo este valor até é baixo, uma vez que os preços variam entre os 3 e os 17,5 euros por bilhete.
A questão muda de figura quando passámos do tradicional para o cinema em 3D, uma vez que o preço fica mais caro cerca de 38% em território nacional.
Ainda assim, há países onde o esta diferença é ainda mais evidente:
"Em alguns países, a diferença entre os preços de filmes 2D e 3D pode chegar a um montante significativo de dinheiro. Por exemplo, na Alemanha, além do custo adicional de três euros para uma sessão 3D, é necessário pagar um valor extra de um euro pelos óculos. Isso significa que assistir um filme 3D pode ser 45% mais caro do que as sessões tradicionais", pode ler-se num comunicado divulgado pela plataforma.
Do lado oposto, a menor diferença paga em bilhetes para assistir a uma sessão de cinema com efeito 3D foi notada na Finlândia e Índia, cerca de 7%, em ambos.
Outra curiosidade é que Portugal é um dos países onde ao fim de semana o preço do bilhete de cinema, em comparação com a Áustria ou o Japão, por exemplo, onde os preços disparam 38% à sexta, sábado e domingo.