Fatura da luz em Portugal fica abaixo da média europeia no 1.º semestre

Ainda assim, Portugal continua entre os países onde os preços da eletricidade são mais elevados.

Notícia

© iStock

Beatriz Vasconcelos com Lusa
26/11/2019 10:53 ‧ 26/11/2019 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia

Fatura

Os preços médios da eletricidade em Portugal ficaram abaixo da média da União Europeia (UE) nos primeiros seis meses do ano, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat. Ainda assim, Portugal é o 8.º país com a fatura da luz mais elevada

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulgou um relatório que compila os dados do Eurostat, referindo que "comparando as componentes de energia e redes para o consumidor, observa-se que os preços em Portugal são inferiores aos de Espanha e aos da média da zona euro e da União Europeia", pode ler-se. 

Os dados revelam ainda que Portugal registou no primeiro semestre do ano o segundo maior recuo homólogo dos preços da eletricidade para consumo privado (-4,1%) entre os Estados-membros da UE, mas apresenta a oitava mais cara, segundo o Eurostat. Com impostos, Portugal tem a sétima fatura mais elevada. 

Entre o primeiro semestre de 2018 e os primeiros seis meses deste ano, as maiores descidas nos preços da eletricidade para consumo doméstico registaram-se na Dinamarca (-4,3%), Portugal (-4,1%), Polónia (-3,1%) e Grécia (-1,3%), enquanto as maiores subidas foram observadas na Holanda (20,3%), Chipre (16,4%), Lituânia (14,4%) e República Checa (12,0%).

Portugal ficou, entre janeiro e junho, no oitavo lugar da tabela dos preços da eletricidade para uso doméstico (21,5 euros por 100 quilowatt/hora, incluindo taxas e impostos), com a Alemanha no topo da tabela (30,9 euros por 100 kWh), seguida da Dinamarca (29,8 euros) e da Bélgica (28,4 euros).

A Bulgária (9,9 euros por 100kWh), a Hungria (11,2 euros) e a Lituânia (12,5 euros) apresentaram os preços mais baixos da eletricidade.

Na média da UE, o preço da eletricidade para consumo doméstico aumentou de 20 para 21 euros por 100 quilowatts a hora.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas