Inflação no Reino Unido mantém-se no nível mais baixo desde 2016

A inflação no Reino Unido manteve-se em 1,5% em novembro, igual ao valor de outubro e o nível mais baixo desde 2016, em vésperas do país sair da União Europeia (UE) em 31 de janeiro, foi hoje anunciado.

Notícia

© iStock

Lusa
18/12/2019 12:03 ‧ 18/12/2019 por Lusa

Economia

Reino Unido

 

A agência nacional de estatísticas britânica (ONS, nas siglas em inglês) indicou hoje que o índice de preços no consumo (IPC) foi afetado em novembro pela queda do preço dos cigarros, contra o aumento do preço das entradas para o teatro e concertos.

Apesar das flutuações da libra esterlina, a inflação ainda se mantém abaixo do objetivo de 2% do Banco de Inglaterra, pressionando a instituição para alterar as taxas de juro.

O banco central anunciará na quinta-feira a última decisão deste ano sobre as taxas de juro, ainda que se preveja que as mantenha no nível atual, de 0,75%.

A evolução da libra esterlina, que influencia o preço das importações e portanto a inflação, mantém-se volátil devido ao processo do 'Brexit' (saída do Reino Unido da UE).

A moeda britânica, que subiu com a vitória dos conservadores nas eleições gerais de 12 de dezembro, que confirmou a execução do 'Brexit' na data prevista, voltou a cair na terça-feira devido à possibilidade do país deixar a UE sem acordo no final do período de transição (31 de dezembro de 2020).

A libra descia hoje face ao dólar, 0,13% para 1,3113 dólares, e subia face ao euro, 0,02% para 1,1776 euros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas