A EDP Distribuição tem uma equipa no terreno a trabalhar para mitigar os efeitos do mau tempo que se estão a fazer sentir em todo o país, em especial na região Norte, onde a elétrica já ativou o estado de 'perturbado'. Os municípios mais afetados pela interrupção de energia elétrica são Amarante, Braga, Guimarães, Esposente e Barcelos.
Todo o restante território do país está em modo 'alerta', uma situação que foi ativada ainda na quarta-feira, adiantou fonte oficial da EDP Distribuição ao Notícias ao Minuto.
"Ao ativar estes estados em situações de crise, a empresa garante o reforço das equipas operacionais, de forma a que estejam prontamente aptas a atuar na reposição do fornecimento de energia elétrica", explica a empresa, num comunicado de balanço.
Os efeitos da depressão Elsa fazem sentir-se no terreno desde quarta-feira ao fim da tarde, sendo que até agora a região Norte do país foi a mais afetada, o que levou a EDP a passar do modo 'alerta' para o 'perturbado', que é mais grave.
Na manhã desta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou nove distritos sob aviso vermelho, com a previsão de rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora.
Este aviso vigora entre as 12h00 e as 21h00 em Vila Real e Braga, e entre as 12h00 e as 18h00 em Viana do Castelo, adiantou o instituto. No Porto e em Aveiro, o aviso vermelho está em vigor entre as 15h00 e as 21h00.
A EDP Distribuição diz ainda que está previsto um agravamento das condições meteorológicas para as próximas horas e, por isso, está a trabalhar em "estreita articulação" com a Proteção Civil e em ligação permanente com o IPMA.
[Notícia atualizada com o balanço da EDP às 12h53]